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Fri Oct 25 10:15:11 BRT 2024
Mercado e Vendas | VENDA
Você está preparado para as oportunidades da Black Friday?

Prepare sua empresa com técnicas de planejamento e estratégias que apresentamos neste post para aumentar suas vendas no final do ano.

· Atualizado em 25/10/2024
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A Black Friday tornou-se um fenômeno de antecipação das vendas de final de ano e, por acontecer em uma época lucrativa do ano, é importante preparar-se para o evento próximo às festas natalinas.

A busca por melhores ofertas, promoções e descontos, filas enormes em lojas físicas e disputas presenciais por produtos estão entre algumas características dessa data. Nos últimos anos, as opções on-line passaram a fazer parte do evento com resultados significativos. 

Pensando nisso, o que o empresário pode fazer para se destacar nesse meio tão competitivo e lucrar bastante nessa época?

Como lucrar mais na Black Friday?

Primeiramente, é importante lembrar que o cliente busca promoções reais e relevantes. Vai se sair bem a empresa que realmente mostrar os benefícios e os descontos de seus produtos.

Como muitas vendas são on-line, os clientes terão maior facilidade para comparar os preços atuais com os praticados anteriormente. Não vale tentar o famoso “metade do dobro”, pois muitos já estão fazendo busca de preços há algum tempo, monitorando produtos e verificando se as ofertas da Black Friday são realmente compensadoras.

Além de ser honesto com seu cliente para manter a credibilidade da sua empresa, outro ponto extremamente importante é o planejamento. Por isso, invista tempo elaborando cada ação que você e a sua equipe irão executar.

1. Faça promoções sem ter prejuízo

Pense sempre que você deve ter uma margem de lucro, mesmo com descontos. Nesse sentido, a análise de preço é essencial para que uma precificação incorreta dos seus produtos não lhe traga prejuízo. 

Para evitar as más práticas, pense em criar promoções reais, que você possa cumprir, oferecendo descontos planejados.

2. Ofereça descontos em compras adicionais

Além dos descontos, você também pode utilizar outras formas de chamar a atenção do consumidor, até porque nem sempre é possível abaixar o preço dos produtos sem perder a margem de lucro.

Uma boa alternativa é oferecer descontos para itens adicionais, incentivando novas compras. Quanto mais produtos o consumidor adquire, maior é o desconto, o que o instiga a levar algo que já desejava há tempo e que agora parece ser mais vantajoso.

Veja outros tipos de promoção:

  • Kits de produtos.
  • Sorteios.
  • Vendas adicionais.
  • Garantia extra ou frete grátis.
  • Cupons de desconto para outras compras.
  • Brindes.

3. Prepare sua equipe

Todos da empresa precisam saber exatamente quais serão as ofertas disponíveis para que estejam prontos para atender um número maior de clientes. 

Para empresas com poucos funcionários, destacar-se dos grandes concorrentes é um desafio, mas, com planejamento e treinamento adequado, as chances de dar certo são enormes!

O atendimento precisa de atenção, tanto em lojas físicas quanto on-line, e deve ser especializado, atencioso, receptivo e, acima de tudo, humanizado. Essas ações podem ser seu diferencial no momento da venda. 

4. Organize seu estoque

Organize a quantidade de produtos que você terá disponível para a Black Friday, analisando previamente seu estoque para conseguir enxergar o que pode entrar em promoção ou quais itens são altamente procurados e podem atrair clientes. 

Você precisa ter produtos de acordo com a projeção de vendas para a data. Para um momento diferente como esse, é primordial que você revise o seu estoque para evitar problemas, como vender mais peças do que consegue enviar. 

Com planejamento, é possível fazer pedidos aos fornecedores com antecedência para evitar imprevistos e até aumentar a margem para negociações.

5. Planeje sua campanha de marketing

O consumidor precisa saber que sua empresa oferecerá benefícios na Black Friday. Com ações planejadas e antecedência, sua empresa atingirá mais pessoas e não correrá o risco de divulgar seus produtos em cima da hora. 

Para esse planejamento, é preciso entender como seus consumidores estão se comportando, pois eles mudam frequentemente, principalmente com as opções tecnológicas.

Além disso, abuse da criatividade e atratividade nos anúncios. Uma boa tática é criar expectativas do que terá no período de Black Friday, pois isso desperta a sensação de que algo especial está chegando.

6. Tenha metas

Você precisa ter claro o que deseja alcançar para facilitar a definição do orçamento de campanhas e dos preços de venda dos produtos, estabelecendo metas e resultados que você deseja atingir durante esse período, como:

  • Número e volume de vendas.
  • Receita estimada.
  • Engajamento de clientes atuais e potenciais.

7. Analise seus resultados de anos anteriores

Se você já fez alguma promoção de Black Friday, veja o que deu certo, o que deu errado e o que trouxe mais retorno. Analisar métricas é sempre importante para não cometer o mesmo erro.

É a sua primeira Black Friday? Não tem problema. Colete informações de ações promocionais anteriores, como o Natal ou outra data comemorativa.

Também não tem esses dados? Então pesquise estatísticas e referências gerais do comércio brasileiro para conseguir se planejar melhor. E não se esqueça de medir todas as suas ações da Black Friday deste ano para utilizá-las como base no ano seguinte.

Além de comunicar preços e descontos, tenha um plano B para seu planejamento e lembre que hoje os consumidores valorizam empresas que ofereçam vantagens e comodidades. 

Traga novidades, conteúdos e experiências para gerar engajamento positivo entre sua marca e os consumidores, a curto, médio e longo prazo. E não se esqueça das ações vinculadas a propósitos sociais e iniciativas sustentáveis, pois elas são vistas pelos consumidores de maneira positiva. 

Leia também o artigo: Cliente fidelizado quer descontos na Black Friday e aproveite a data para vender mais e melhor.


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