this is an h1

this is an h2

Tue Apr 11 13:14:48 BRT 2023
Inovação | RECURSO TECNOLÓGICO
Você sabe como funciona e para que serve a automação industrial?

A automação industrial permite até o monitoramento remoto e oferece uma série de vantagens competitivas, como redução de custos e maior qualidade do produto.

· Atualizado em 11/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Uma empresa incubadora de base tecnológica (IBT) é muito mais produtiva por ter suas tarefas automatizadas.

Atualmente, a automatização industrial está cada vez mais avançada e confiável, com sistemas distribuídos em diferentes níveis. Alguns dos dispositivos ou instrumentos inteligentes usados na indústria automatizada têm a capacidade de monitorar cada processo da produção individualmente, como os controladores lógico-programáveis (CLP). 

As novas tendências em automação industrial lidam com os mais recentes dispositivos e protocolos de comunicação para controlar instrumentos de campo, como válvulas de controle e outros elementos.

Em um primeiro nível, na área de produção, há uma série de sensores, como de pressão, de velocidade de esteiras para a movimentação de insumos etc. Além disso, também se encontra uma interface homem-máquina (IHM), para que a pessoa que monitora a produção no chão de fábrica possa dar comandos em certas circunstâncias, como, por exemplo, quando é preciso parar para reabastecer algum tambor de matéria-prima ou algum item cai acidentalmente no chão. 

Todos esses equipamentos são conectados a uma sala elétrica, onde se encontra o painel elétrico da empresa, o controlador lógico-programado (CLP) e todos os equipamentos que dizem respeito à parte elétrica da empresa. Como abriga equipamentos delicados, esta sala costuma ser um ambiente climatizado e livre de umidade e poeira. 

Entre os equipamentos encontrados na sala elétrica está o centro de controle de motores (CCM), que vai monitorar cada máquina individualmente e mandar os dados para o CLP. Este último, por sua vez, vai controlar o desempenho geral, cuidando para que não ocorra sobrecarga elétrica de algum componente ou outro evento desfavorável.

A sala elétrica também pode conter outros equipamentos para controlar as condições dos motores da produção, como um inversor de frequência e/ou um soft starter. 

Acima de tudo isso, temos a sala de controle, onde é feita a programação de todos os equipamentos e está também o sistema supervisório. A programação são as instruções que vão dizer o que as máquinas devem fazer.

Um exemplo é até qual nível os equipamentos automatizados devem encher uma embalagem para que todos os itens saiam da fábrica com a quantidade certa do produto. Essas instruções são transmitidas ao CLP que, por sua vez, manda os comandos para os equipamentos de produção. O sistema supervisório, por sua vez, conectado ao CLP, verifica se todas as instruções estão sendo seguidas e faz eventuais correções em caso de necessidade. 

A automação industrial está cada vez mais presente nas empresas, principalmente nas grandes, pois apresenta uma série de vantagens. Apesar do investimento alto, a automação resulta em economia e maior segurança para as operações, entre outros benefícios (veja infográfico).

Trata-se de um requisito essencial para a sobrevivência de uma empresa hoje em dia, pois é a automação que vai permitir que as indústrias consigam produzir mais e melhor, com custos menores e se firmando como marcas mais fortes e competitivas em diversos cenários. 

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) está disponível para orientar empreendedores que desejam melhorar a gestão usando a tecnologia mais avançada disponível. Procure a unidade de seu estado ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo telefone 0800 570 0800. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?