Entenda como implementar uma estratégia de marketing digital eficaz para identificar e captar leads para o seu negócio.

Em marketing digital, um lead é uma oportunidade de negócio. Lead é uma pessoa que fornece seus dados de contato em troca de uma oferta, que pode ser um e-book, ferramenta, newsletter, entre outros. Essa pessoa demonstra interesse pelo seu produto ou serviço quando preenche um formulário on-line, passando, assim, a ser um potencial cliente.
É preciso entender que o consumidor passa por etapas até chegar à tomada de decisão. É o que chamamos de funil de vendas. A primeira vez que uma pessoa entra em contato com um produto ou marca pode não ser o momento da venda, mas é uma oportunidade de conquista.
A geração de leads serve, justamente, para inserir os potenciais clientes no funil de vendas e seguir nutrindo-lhes com conteúdo até a etapa da compra. Gerar leads é uma estratégia relevante para conquistar e fidelizar clientes.
Visitantes, assinantes e leads
Qualquer pessoa que acessa o seu site ou landing page é um visitante. Geralmente, eles estão em busca de informações e chegam até o seu site por meio de buscadores ou de redes sociais. Essa é a primeira etapa do contato e é quando você precisa captar a atenção do potencial cliente com conteúdo de qualidade.
Já os assinantes estão na fase seguinte, depois que o visitante fornece os dados por meio de um formulário on-line. O assinante é aquele que demonstra interesse pelo seu produto ou serviço. É a pessoa que vai abrir seu e-mail ou entrar em contato por direct ou telefone. Ao tornar-se assinante, o consumidor passa a ser um lead.
Ainda podemos seguir no funil e falar em:
MQL (Marketing qualified lead): são os leads que engajaram com o conteúdo enviado e reconhecem na sua empresa uma solução para o seu problema.
SQL (Sales qualified lead): é o lead qualificado para vendas, que já foi contatado pela área de vendas, por exemplo.
Como gerar leads?
O marketing digital oferece inúmeras ferramentas para atrair e gerar leads. Separamos algumas estratégias que você pode utilizar para converter mais leads. Confira!
Blog
É uma das principais estratégias de marketing de conteúdo. Como muitos visitantes encontram os blogs quando estão em busca de informações, é interessante integrar a página com a geração de leads e incluir chamadas para ação (CTAs) para despertar o interesse pela marca ou produto.
E-mail marketing
A base de contatos pode ser utilizada para envio de e-mail marketing. É possível enviar ofertas personalizadas e manter o relacionamento. Lembre-se que é preciso autorização do lead para recebimento de mensagens.
Tráfego pago
É o tráfego gerado por links patrocinados, anúncios ou mídia display. São canais que permitem uma melhor segmentação do público. As plataformas mais utilizadas são o Google Ads e o Facebook Ads.
Redes sociais
As redes sociais são ambientes para interação com o público. Você pode aproveitar para divulgar links do seu site ou blog e direcionar seus seguidores para a conversão. Também é possível iniciar uma conversa nos comentários ou pelo direct para aprofundar o relacionamento e obter o contato.
Assinatura de newsletter
Quando a pessoa assina uma newsletter, ela já demonstra interesse pelo seu conteúdo ou marca. Você pode nutrir esse lead com conteúdo relevante e de qualidade, mantendo a relação por meio da newsletter.
Conversão em landing page
É uma página específica na qual o visitante é direcionado quando clica em algum link de divulgação. A landing page deve ser focada na conversão do visitante em lead. Tudo é pensado para esse fim: o texto, as imagens, os CTAs.
Vale ressaltar a importância de manter a sua base de e-mails sempre organizada e segmentada. Assim, você pode entrar em contato ou enviar conteúdo para os leads de forma mais personalizada e estratégica.
Para saber mais, leia os textos a seguir:
Como criar uma landing Page que converte
Funil de vendas: mais oportunidade e conversão em menos tempo
Foi um prazer te ajudar :)