A definição de preços deve ser estudada pelo empreendedor. Independentemente do ramo de atuação, envolve estratégia e tem impacto direto no sucesso do negócio.

Imagine a seguinte cena: depois de trabalhar arduamente para criar e viabilizar o negócio, justamente na hora de disponibilizá-lo para o consumidor, surge a pergunta: “quanto eu devo cobrar por esse produto ou serviço que estou oferecendo?”. Essa dúvida já passou por sua cabeça? Se a resposta for sim, saiba que não está sozinho. Muitas são as pessoas que simplesmente não conseguem encontrar essa resposta, o que acaba se transformando em obstáculo para o sucesso no mundo do empreendedorismo. Precificar é uma tarefa que deve ser considerada de extrema importância, envolve bastante estratégia e análises de diversos fatores internos e externos ao seu negócio.
O ato de precificar é tão relevante que o preço integra juntamente com o produto, promoção e praça os 4 P’s do Marketing, conceito mundialmente conhecido na administração e que auxilia o desafio da gestão, do posicionamento e da consolidação da empresa no concorrido universo do empreendedorismo. Assim, quem consegue precificar bem seus produtos e serviços consegue cobrir os custos, obter lucros e garantir competitividade perante a concorrência.
Agora, vale dizer que essa definição não é algo simples de se fazer. Não existe uma receita exclusiva ou uma equação que fundamente a construção de um preço, embora existam alguns pontos que, se bem observados, auxiliam na tomada de decisão.
A estratégia ao precificar
Para definir a estratégia de preço, ou seja, qual ou quais serão os valores que os consumidores deverão pagar para aquele produto ou serviço que está sendo oferecido, é preciso ter em mente cinco fatores. São eles:
1. Objetivo da empresa: ele vai além do crescimento das vendas e do alcance de lucros, podendo ser, também, a ampliação do reconhecimento de marca ou até mesmo criar dificuldade para a entrada de novos concorrentes ou ainda evitar maior presença dos concorrentes já atuantes na área. Nesses casos, reduzir o preço é uma das estratégias que podem ser adotadas.
2. Consumidor: ter claro o perfil de quem vai consumir seus produtos e serviços é fundamental e faz parte da lição de conhecer a fundo as características do seu negócio. Ao conhecer esse perfil, poderá compreender, também, a disposição do seu público em pagar pelo preço definido.
3. Custos: eles devem ser considerados ao precificar um produto ou serviço. Afinal, os gastos fixos e a margem de contribuição, ou seja, a quantia em dinheiro que sobra da receita obtida por intermédio da venda de cada item após retirar o valor dos gastos variáveis, composto por custo e despesas variáveis, também precisam ser contabilizados.
4. Concorrência: antes de adquirir algo, as pessoas buscam comparar os preços praticados no mercado. Por isso, é muito importante saber a precificação da concorrência. Atenção: esse item não deve ser usado como critério isolado, já que a simples comparação pode ser difícil quando uma pequena empresa compete com grandes redes, por exemplo. Mas, observá-lo é algo a ser feito sim. Junto com esse fator, tenha claro seu posicionamento e discurso como diferencial no mercado.
5. Cadeia de valor: outro item a constar na hora de precificar um produto ou serviço é a cadeia de valor, que representa o conjunto de atividades desempenhadas pela empresa desde a relação com os fornecedores até a etapa da distribuição final, o que pode incluir várias outras empresas. Gerir de maneira eficiente essa cadeia auxilia na definição de preços e, como resultado, na geração de lucros.
Preço X valor
Ao definir a melhor estratégia para precificar, um erro muito comum entre os empreendedores é confundir preço e valor, dois termos que costumam ser usados como sinônimos, mas que, na prática, têm conceitos bem diferentes.
Vamos entender: preço é o numeral calculado de acordo com as variantes acima e que define quanto custará aquele produto ou serviço para o consumidor. O valor, por sua vez, é algo mais complexo e nem sempre de fácil definição. Ele inclui aqui a percepção do consumidor acerca deste mesmo produto ou serviço, ou seja, quanto aquela marca é desejada, quanto ela vale por toda a experiência que ela traz para quem a consome e quantas associações são produzidas na mente do consumidor ao adquiri-la.
Então, enquanto o preço é definido pela cifra que deve ser despendida pelo interessado em adquirir o produto ou serviço, o valor é representado por aspectos mais amplos, como o posicionamento da marca, seus propósitos e diferenciais, além das ações de pós-venda e todo atendimento e suporte oferecidos, o que o torna ainda mais valioso.
Por isso, não é possível dizer que preço e valor têm o mesmo significado. Assim, o quanto custa é bem diferente de quanto vale um produto ou serviço.
Estratégias para precificar praticadas no mercado
Por se tratar de um ponto vital para o sucesso do negócio, a precificação é vista com olhares bem atentos pelas áreas de marketing e da administração, que estudaram amplamente seus conceitos e os transformaram em aplicações práticas no mundo do empreendedorismo. Hoje, existem diversas estratégias utilizadas por empresas dos mais variados ramos de atuação. Abaixo, é possível conhecer as mais comuns, bem como são utilizadas:
- Preço de entrada no mercado: bastante usado na chegada ou apresentação de um novo produto ou serviço ao consumidor. Coloca-se preços reduzidos com o propósito de alavancar vendas, apresentar-se e ganhar mercado com volume de venda.
- Preço baseado em concorrência: comumente usado em mercados mais disputados. Aqui, o preço é definido tendo-se como base as cifras praticadas pelos concorrentes. Nessa estratégia, o empreendedor pesquisa o preço praticado pelas empresas e faz a sua definição, de modo que a cifra já se traduza num diferencial para que o consumidor escolha o produto.
- Preço de custo acrescido: o preço é definido após calcular-se os custos fixos e até mesmo os variáveis relacionados àquele produto ou serviço, juntamente com o lucro desejado ao disponibilizá-lo para o consumidor.
- Preço baseado em valor: estratégia que exige uma análise mais aprofundada do consumidor, de modo a identificar o seu poder de compra e também a percepção de valor agregado naquele produto ou serviço oferecido.
- Preço baseado em psicologia: essa estratégia sugere um preço que vai além da simples aquisição de produto ou serviço, mas que traz, também, no pacote algo emocional, como a garantia de sensações de satisfação e de alegria, por exemplo, e que, pelo benefício que geram, também devem entrar na precificação.
- Preço freemium: funciona, basicamente, como uma degustação. A ideia é oferecer, inicialmente e por um tempo determinado, o serviço ou produto gratuitamente para que o consumidor o conheça, sinta-se atraído e, então, transforme-se em cliente e continue a consumir o que foi disponibilizado, dessa vez pagando pelo preço definido.
- Preço premium: essa estratégia vai na mão oposta à anterior. Aqui, o produto ou serviço já entra no mercado com preço mais elevado, focando-se num nicho de público. A ideia é disponibilizá-lo justamente de modo mais seletivo, onde o preço serve como diferencial para traduzir maior qualidade e valor agregado.
- Skimming de mercado: traz uma mistura de estratégias para precificar um produto ou serviço. Na prática, o item é colocado à venda com preço mais elevado, preferencialmente acima da média do mercado, e com o passar do tempo é reduzido, de forma a popularizá-lo para alcançar outros mercados. Essa estratégia é bastante utilizada no setor de eletrônicos, por exemplo, em produtos e serviços com valor já reconhecido pelo público e que, exatamente por isso, aceita pagar mais caro por ele.
Saiba mais
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Como vender mais na Black Friday: estratégias para o sucesso
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Baixe planilha gratuita de precificação para vender nos marketplaces
Quem decidiu expandir seus negócios para plataformas do tipo marketplace deve se ligar na precificação, ou seja, na definição do valor cobrado pelos produtos e serviços oferecidos. Cada um dos gigantes brasileiros do setor possui suas próprias regras, o que influencia a margem de lucro do empreendedor que busca a parceria. Saber qual preço cobrar é sinônimo de vender bem. Por isso, o Sebrae criou uma planilha pra ajudar o empreendedor a chegar no valor ideal para se manter na vitrine de uma grande loja virtual. A Calculadora de Marketplace ajuda a definir montantes justos, mantendo o equilíbrio para se negociar on-line com rapidez, visibilidade e, claro, mais retorno para o negócio. Quais são os custos para entrar (e ficar) no marketplace? O marketplace representa uma forma viável de alavancar seus negócios utilizando o serviço de grandes marcas com custos reduzidos. Mas eles existem, não é mesmo? Os principais são: Taxas sobre as vendas: é um percentual ou comissão sobre o faturamento com a venda de cada produto, que vai de 5,99% a 30%, dependendo do marketplace. Frete: quando o envio é feito pela operação do próprio marketplace, é cobrado um fixo que varia de acordo com a categoria e as características do produto, bem como com o relacionamento do vendedor com a plataforma. Além disso, é preciso estar em dia com a documentação que costuma ser exigida, principalmente pelas grandes redes de varejo, antes da autorização para vender no espaço virtual. Ex.: Inscrição na Receita Federal como pessoa jurídica (CNPJ); Certidões negativas de débitos tributários, trabalhistas e previdenciários; Contrato social atualizado; Aquisição de sistema para emissão de nota fiscal; Contrato assinado com a empresa de marketplace. É possível calcular os números ideais para operar em marketplace? A resposta é “sim”! E, para facilitar a sua vida, você pode baixar a planilha de precificação para marketplaces, que também pode ser chamada de calculadora de marketplace. Desenvolvida pelo Sebrae, ela é uma ferramenta de apoio na construção da estratégia de preços para a venda on-line de seus produtos/serviços. Quais são os requisitos para usar a calculadora de marketplace? Ao usar a calculadora de marketplace, é importante verificar: Os produtos que irá comercializar; A taxa da categoria dos produtos; Quanto pagará de frete; Qual a margem de contribuição desejada; Caso já venda em marketplaces, a quantidade de produtos vendidos para analisar e construir a melhor estratégica de margem x giro; Os preços praticados pelos concorrentes. Ah, vale lembrar que, com a Calculadora de Marketplace, você também poderá estimar o impacto dos descontos praticados. A planilha está em formato xlsx (planilha editável), bem simples de usar. E então, que tal descobrir agora mesmo se você está cobrando preços adequados pelos seus produtos? Onde eu encontro a calculadora de marketplace? Você está a um clique de ter a sua! Baixe AQUI a calculadora de marketplace do Sebrae e seja um craque na precificação! Quer mais informações sobre marketing em seu empreendimento? Participe do nosso grupo do Telegram. Telegram Sebrae Marketing Digital Conteúdos exclusivos sobre o mercado digital. Conecte-se com ideias e dicas de sucesso para o seu negócio.
December, 2023
Empresários adotam medidas para evitar o coronavírus
Devido à pandemia de Covid-19, ou novo coronavírus, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pequenos negócios precisaram se adaptar para minimizar os efeitos das determinações das autoridades de saúde e conter o avanço da doença. Para não oferecer risco aos clientes e aos funcionários, empresas adotaram algumas medidas para evitar uma queda ainda maior no faturamento. Para enfrentar a crise, o serviço de delivery de comida italiana em Brasília Tomatino da Nonna apostou em promoções e facilidades para os clientes. A dona do negócio, Maria Amélia Arena, diz que uma das maiores preocupações é incentivar as pessoas a ficar em casa. "Em momentos de crise, os empresários têm a tendência de querer ganhar mais dinheiro e aumentam os preços. Nós baixamos os preços e fizemos uma promoção online evitar a movimentação de pessoas em restaurantes. Então, agora, quem compra quatro porções, já com o preço reduzido, ganha a quinta. É uma quantidade suficiente para alimentar uma família de até seis pessoas que está em casa", afirma. As entregas também são realizadas de forma diferenciada para evitar o contato direto com os clientes. O pagamento deve ser feito previamente por transferência bancária ou cartão de crédito para dispensar o uso de máquinas de cartão. Além disso os entregadores, que passaram a usar máscara e luvas, deixam as encomendas na portaria dos edifícios ou do lado de fora das residências. Maria Amélia conta que a preocupação se estende aos funcionários que trabalham na produção dos pratos. Quem usa transporte coletivo foi liberado do trabalho e quem tem veículo particular ganha um adicional para arcar com o combustível. "Acreditamos que, se cada um fizer um pouquinho, tudo melhora, inclusive esse pânico que estamos vivendo. Nesses momentos, precisamos desses pequenos atos de cuidado com o próximo, por isso nós nos adiantamos e estamos fazendo o possível para evitar a propagação do vírus", completa a pequena empresária.
November, 2023
Como adotar práticas ESG e se tornar uma marca responsável
O ESG (Environmental, Social and Governance) é um termo que sintetiza preocupações com questões relacionadas ao meio ambiente, social e governança. É essencial que as pequenas e médias empresas atuem dentro das boas práticas de ESG. Environmental ou meio ambiente diz respeito a uma atuação de baixo impacto ambiental. O social está relacionado à responsabilidade social e à atuação junto aos colaboradores e à comunidade. Já governance ou governança se baseia na transparência, prestação de contas, ética e na gestão eficiente e efetiva. Atualmente, investidores e sociedade esperam uma nova postura das empresas. Ser responsável e manter boas práticas de ESG é um diferencial que traz algumas vantagens, como: Incentiva investimentos Geralmente, as empresas que adotam práticas ESG são estáveis e têm um maior controle dos seus gastos e custos. Elas transmitem mais segurança para investidores e clientes. Performance financeira Um fator leva a outro. Com mais investimentos, melhor a performance financeira. Empresas com práticas de ESG focam mais na performance, na otimização de processo, o que poupa recursos. Fortalecimento do relacionamento com cliente Uma boa reputação fideliza e atrai mais clientes, já que eles se identificam com os valores da organização. Retenção de talentos Como o ESG promove a qualificação e o cuidado com os colaboradores, a empresa consegue reter seus talentos e promover um clima organizacional de qualidade. Diminui o desperdício A redução de custos está presente nos três eixos do ESG, de maneira que acabam promovendo novos hábitos e uma mudança da cultura organizacional sustentável. Também é possível reduzir riscos financeiros, já que a empresa passa a ter uma postura mais consciente, seja no uso dos seus recursos ou no controle das suas ações. Como criar uma marca responsável? Confira boas práticas para se criar uma marca responsável de acordo com os pilares do ESG: Meio ambiente Você pode adotar um modelo de negócio com base na ecoeficiência, propondo, por exemplo, a diminuição do consumo energético e hídrico, evitando desperdícios ou incentivando o uso de garrafas e copos de vidro em vez de plástico. Social Promova a diversidade e a inclusão. Invista na qualidade do ambiente de trabalho. Ofereça condições e segurança no contrato de trabalho dos seus colaboradores. Opte por fornecedores locais e faça parcerias. É uma maneira de contribuir para o desenvolvimento econômico da sua cidade. Governança Defina e promova regras de conduta ética para que todos os colaboradores tenham comportamento adequado e alinhado com os valores da empresa. Faça um planejamento dos gastos e mantenha o controle e a avaliação constante. O ESG não é apenas para as grandes empresas, todo empreendedor deve ter responsabilidade com seu negócio e reverter em boas práticas para a sociedade. Além de ser apropriado, é estratégico e um diferencial que pode atrair investidores e clientes. Para saber mais, leia os textos a seguir: Sustentabilidade: a prática que só gera vantagens 5 tendências para uma indústria de moda mais digital e sustentável
October, 2023
O que é PLR no marketing digital
PLR é a sigla para Direitos de Marca Própria ou Private Label Rights. São infoprodutos com licença de propriedade intelectual, que você adquire e pode modificar e revender no mercado. PLR é um conceito utilizado na comercialização tanto de produtos físicos quanto digitais. No entanto, no marketing digital e de afiliados, ele popularizou-se nos últimos anos com os infoprodutos que podem ser customizados e revendidos. Eles podem ser e-books, cursos on-line, vídeos, landing pages, infográficos, podcasts, entre outros. Quando um infoprodutor opta por um PLR, ele não cria um conteúdo original. Ele adquire os direitos de uso e revenda do material, podendo assim customizar e utilizar como quiser. Uma das vantagens é que ele não precisa investir na produção e pode trabalhar com foco no marketing digital do infoprodutos. Além disso, aumenta a agilidade e escala na produção do conteúdo. Como você já parte de um conteúdo pronto, você ganha tempo, afinal, produzir conteúdo requer dedicação, planejamento e outros fatores. Basta adaptar o material que você comprou à sua identidade e necessidade. Diminuindo esse tempo de produção, também reduzem os custos envolvidos no processo. Por exemplo, se você for fazer um vídeo, precisa ter uma câmera, iluminação, cenários, equipamento de edição, entre outros. O PLR acaba sendo ideal para quem está iniciando seu processo de empreendedorismo e deseja escalar sua produção, com baixo custo. Para decidir qual é o melhor PLR, você precisa, antes de tudo, conhecer o seu público-alvo, o seu nicho de mercado. Quanto mais próximo do seu cliente, menos adaptações serão necessárias no PLR. Lembre-se de ter atenção com a qualidade e a reputação do PLR para não ter problemas futuros. Uma das desvantagens desse tipo de produto é, exatamente, a baixa qualidade. Como o PLR é feito para que outros infoprodutores façam a adaptação e revendam, pode ser que ele fique muito genérico e superficial. Outro problema pode ser o conteúdo semelhante em vários tipos de PLR. Para ter sucesso, o ideal é diferenciar o seu produto, trazer algo novo e relevante ao cliente. Uma dica é utilizar o PLR ao longo do funil de vendas, como brindes e incentivos para que os leads se cadastrem na sua lista de e-mails e, assim, você comece um relacionamento mais próximo com eles. Outra opção é para quem deseja criar um curso on-line mas não tem as habilidades necessárias ou tempo para fazer. Você também pode optar por criar um PLR para outros negócios e afiliados. Entretanto, para isso, é preciso ter experiência e conhecimento na temática do infoproduto para que ele seja de qualidade e atraia potenciais revendedores. Percebe-se que o PLR é mais uma alternativa dentro do marketing digital. Você pode focar nele ou utilizá-lo ao longo da sua estratégia. A garantia do sucesso está no bom planejamento e acompanhamento das métricas das suas ações. Conhecendo seu público, adaptando, testando e avaliando, é possível saber se você está indo pelo caminho certo ou se deve fazer ajustes. Para saber mais, leia os textos a seguir: Quais os benefícios do mercado de afiliados para o empreendedor? Varejo on-line: o programa de afiliados
October, 2023
Confira 5 aplicativos gratuitos para editar suas imagens
Aplicativos de edição de imagens podem ajudar na hora de publicar o seu conteúdo nas redes sociais de forma mais atrativa e profissional. Isso porque eles permitem que as imagens sejam ajustadas e melhoradas com ferramentas, como correção de cor, contraste e brilho. Além disso, esses apps oferecem opções de filtros e efeitos visuais, que dão um toque extra aos posts. Como são fáceis de usar e acessíveis, muitos aplicativos permitem que os empreendedores produzam conteúdo de qualidade, sem gastar muito dinheiro com softwares de edição, que costumam ser caros. São muitas as vantagens de se utilizar os editores de imagem na hora de produzir o seu conteúdo para as redes sociais. Você pode retocar suas imagens, gerenciar sua galeria de fotos pelo celular, fazer ajustes manuais, além de conseguir incluir texto e outros ícones nas suas publicações. Separamos cinco aplicativos de edição de imagens que possuem verões gratuitas para Android e iOS. Confira! Adobe Lightroom Com o Adobe Lightroom você pode ajustar cor, brilho, contraste e textura das imagens. Ele também permite que o usuário crie suas próprias definições ou utilize a função automático, que melhora a qualidade da imagem. O aplicativo é gratuito, mas traz ferramentas pagas, como remoção de pessoas e objetos. Canva O Canva possui uma versão para desktop e o usuário pode acessar a plataforma sem precisar baixar o aplicativo. É possível editar imagens e vídeos, fazer montagens, apresentações e outros documentos, como cartão de visita. É uma plataforma de design que traz layouts prontos para serem personalizados. Pixlr Pixlr possui versões para desktop e smartphones. É indicado para correções ou criação de imagens. O aplicativo tem funcionalidades como filtros, realce de cores, redimensionamento ou corte de fotos. Também tem pincéis, efeitos especiais, filtros, sobreposição, molduras e caixas de texto. O aplicativo é gratuito, mas possui uma versão paga sem anúncios e com mais recursos. Snapseed É o editor de fotos do Google. O Snapseed traz recursos de edição presentes em softwares profissionais, como equilíbrio da iluminação, ajuste de cores, mudança de perspectiva da imagem, entre outros. Você também consegue aplicar filtros e efeitos, ajustar a intensidade e desfazer ações anteriores. VSCO É um aplicativo de edição muito utilizado pelos usuários do Instagram porque tem filtros que podem ser aplicados nas fotos publicadas. Com o VSCO, é possível aumentar e diminuir intensidade, adicionar molduras, ajustar contraste e claridade das imagens. São 12 opções de filtros na versão gratuita. Para obter mais efeitos, é preciso fazer uma assinatura premium. Com esses aplicativos de edição de imagens, você consegue publicar conteúdo de qualidade e atrair a atenção do seu público. Eles fazem com que você transmita uma imagem de profissionalismo e, consequentemente, de confiança. Por isso, aproveite as versões gratuitas e use a criatividade na hora de publicar suas fotos. Para saber mais, leia os textos a seguir: Confira o guia de tamanhos de imagens para cada mídia social Quatro ferramentas fáceis e gratuitas para criar e editar imagens
October, 2023
Como lidar com o aumento dos custos para a indústria
Segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em julho de 2022, a falta de insumos ou o alto custo das matérias-primas vêm afetando a indústria brasileira. Para te ajudar a enfrentar esse cenário e entender as perspectivas a curto, médio e longo prazo, convidamos o economista-chefe do Sistema Fiergs, André Nunes de Nunes. Ouça a entrevista completa com o especialista aqui. “A gente teve várias fases. Toda essa questão ligada à matéria-prima e ao abastecimento das cadeias de suprimento tem como origem o início da pandemia, quando a gente começa a viver um ciclo econômico sincronizado. Ou seja, todo mundo entra em recessão e lockdown mais ou menos ao mesmo tempo, as atividades param ao mesmo tempo, todos os governos quase ao mesmo tempo começam a oferecer estímulos ao consumo de bens”, explica André. Continue lendo para saber mais sobre os custos da indústria. Custos da indústria após a pandemia No final de 2021, o mercado começou a ver a normalização em alguns segmentos, mas sempre com algum impedimento na cadeia produtiva, como a falta de algum tipo de metal, entre outros. Além da pandemia, a guerra entre Ucrânia e Rússia também gera alta de custos e escassez de matéria-prima para as indústrias. “Até que tivemos o bloqueio do Canal de Suez, depois da invasão da Rússia na Ucrânia. Isso traz, de novo, tensão e aumento muito grande dos insumos e das matérias-primas”, complementa André. Estratégias para indústrias Para o momento, o especialista cita que buscar diversidade de fornecedores é uma boa estratégia. Ele também fala que a análise da linha de produção, para a busca da internalização de processos produtivos, e realização de backup no mercado interno, para reduzir a dependência das importações, são boas estratégias para esse momento nas indústrias. Continue lendo sobre os custos da indústria fazendo o download gratuito do nosso material completo aqui.
September, 2023
Cenário atual da indústria e os próximos passos
A indústria brasileira vem tentando manter o ritmo de crescimento visto na primeira metade de 2021, mesmo com os altos preços de insumos, que têm trazido desafios a diferentes setores. A pressão inflacionária interna e o aumento generalizado dos preços internacionais continuam achatando as margens em praticamente todos os elos das cadeias produtivas. A indústria de transformação, apresentou um tímido crescimento de 0,4% na primeira metade do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado, que mostra estabilidade – um fato positivo, em meio a inúmeras incertezas no cenário econômico -, foi puxado pelos têxteis, defensivos agrícolas, componentes eletrônicos e calçados, entre outros. O reaquecimento de alguns setores que são consumidores nacionais e de alguns nichos exportadores, foram importantes para o resultado positivo. O avanço dos indicadores de produção passa por uma organização profunda das nossas cadeias produtivas, bem como pela interlocução entre os setores produtores. Nós aqui do Sebrae RS temos acompanhado de perto a nossa indústria e, recentemente, começamos a pesquisar os principais aspectos das nossas MPEs do setor. A capacidade produtiva das indústrias ainda está sendo utilizada abaixo do ideal e a compra de insumos de mais de 43% das empresas diminuiu no ano passado. Já pensando em 2022, mais da metade das empresas afirmaram que pretendem investir, mesmo com a que falta de capital de giro, o alto custo de matérias primas e uma carga tributária pesada. Quer saber informações da pesquisa? Então acesse o Panorama da Pequena Indústria no RS. Quero baixar o material