Planeje-se e aproveite o feriadão de Carnaval para atender à demanda do seu público.

Mesmo não sendo oficialmente feriado, o Carnaval sempre é uma data que traz bons resultados para o comércio, principalmente para os estabelecimentos do setor de alimentos e bebidas. Este ano, a data acontece nos dias 20 e 21 de fevereiro, mas, como tradicionalmente se costuma “emendar”, a folia deve começar ainda no dia 18 de fevereiro e se estender até a quarta-feira de Cinzas, dia 22 de fevereiro.
Então, esta é a oportunidade de aproveitar um superferiado após a virada do ano para vender, ganhar dinheiro e aumentar o faturamento. E, como todo feriado, o de Carnaval também deve ser bem diversificado, ou seja, nem todos buscam a folia, alguns preferem descansar, principalmente das tarefas diárias, como, por exemplo, fazer o almoço ou o jantar. Por isso, seja na cidade, seja no litoral, o feriado é muito oportuno para incrementar os negócios, ter uma renda extra ou aumentar os lucros.
Carnaval e a demanda do público
Costuma-se dizer por aí que, no Brasil, o ano começa mesmo depois do Carnaval, mas, o que você acha de antecipar, planejar-se e aproveitar o feriadão prolongado para lucrar? É importante analisar como a data acontece na região em que você mora. As pessoas saem da cidade ou permanecem? A cidade recebe mais pessoas, turistas?
Uma boa identificação do público-alvo fará toda a diferença nos produtos ou serviços que você escolher ofertar para o feriado. Para tomar a decisão do que pretende vender, é muito importante também conhecer as características do Carnaval da sua região e elaborar um planejamento estratégico. Após a identificação, se for atender o público diretamente no seu estabelecimento, as dicas são:
- investir na decoração;
- definir o cardápio;
- preparar o estoque;
- divulgar horários e cardápio.
Um aspecto fundamental é ficar atento aos horários, caso não ofereça nenhuma atração de Carnaval. Caso decida trabalhar somente com delivery, não se esqueça:
- divulgue um cardápio digital;
- confeccione cartazes ou banners para a comunicação, pois muitos consumidores não moram na região;
- invista em entregadores para o delivery ficar mais rápido.
Cardápio diferenciado
Outro aspecto interessante para atender às necessidades e desejos do público folião é pensar nas tendências de comidas saudáveis e fitness, drinques sem álcool. São formas de atrair consumidores que geralmente encontram mais do mesmo nos bares e restaurantes, e muitos estão em busca de repor as energias e hidratar-se, então… hora de colocar a criatividade para funcionar.
A dica de ouro é pensar que o feriado é muito intenso, pois as demandas chegam em volumes altos nos mesmos horários. Faça seu planejamento para não perder o desfile do bloco de oportunidades!
Entre em contato com o Sebrae, que está sempre de olho nas oportunidades para vender mais.
Foi um prazer te ajudar :)