this is an h1

this is an h2

Wed Apr 26 21:06:20 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Brasil: de olho no mercado global de frutas

Pequenos empreendedores brasileiros participam de feira internacional em busca de acesso às tendências globais do setor.

· 19/04/2023 · Atualizado em 26/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O Brasil é um grande produtor e consumidor de frutas, com as exportações superando US$ 1 bilhão ao ano. No entanto, há muito a crescer no mercado global de frutas, o que demanda maior acesso dos produtores brasileiros às tendências globais de tecnologia, logística etc. 

Essa perspectiva de crescimento das exportações levou o Sebrae SP e a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) a organizarem uma missão de empreendedores à segunda maior feira de negócios de frutas e olericultura do mundo, a Fruit Attraction, realizada em outubro, em Madri, Espanha. 

A Abrafrutas levou 50 empresários ao evento e o Sebrae organizou um grupo de representantes de 16 pequenos negócios paulistas. O grupo pôde conhecer novas tecnologias, processos de produção e comercialização de frutas e hortaliças, além de fazer muitos contatos com empreendedores de outros países. A missão incluiu visitas técnicas guiadas a diversos pequenos negócios de Madri e região. 

Consultores do Sebrae SP especializados em agronegócios, food service, internacionalização e inovação aportaram informações sobre a adaptação dos conceitos aplicados na Espanha ao universo dos pequenos empreendimentos no Brasil. “As visitas também foram importantes para que os produtores rurais pudessem ampliar os conhecimentos em relação a novas tecnologias agrícolas, tendências, inovações e fazer networking com o mercado”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae SP, Marco Vinholi. 

Os produtores brasileiros participaram, ainda, de um hackaton de inovação e de um speed networking - rodadas de negócios internacionais com potenciais clientes europeus. “É muito importante que os pequenos produtores encarem o mercado internacional em seus planejamentos de expansão de mercado”, afirma Ivan Hussni, diretor Técnico e de Administração e Finanças do Sebrae SP. “O Sebrae conta com um programa de internacionalização de empresas, o Sebrae Trade, que orienta os empreendedores nessa preparação. Nosso objetivo é fazer com que eles reconheçam o valor dos seus produtos, tirem da cabeça a ideia de que é difícil exportar e que pequenos negócios brasileiros não têm mercado no exterior”, conclui.  

Imersão e confiança 

Com o objetivo de preparar os participantes para a Fruit Attraction, o Sebrae SP realizou uma imersão no tema. José Eduardo Carrilho, consultor de Agronegócios do Sebrae SP, explica que os representantes da Abrafrutas apresentaram dicas básicas – mas preciosas – para se entrar no comércio exterior. Por exemplo, avaliar se existe mercado potencial para o seu produto. Se existe, quais serão as adequações necessárias, incluindo a padronização de frutas, regularidade na entrega e certificações exigidas. 

A força do evento 

A Fruit Attraction é uma das mais importantes feiras de negócios de frutas e olericultura (cultivo de hortaliças) do mundo, superada apenas pela Fruit Logistica, de Berlim. O contato com empreendedores espanhóis pode auxiliar muito nas exportações brasileiras, já que o país é um hub de destaque na distribuição de frutas e hortaliças para toda a Europa. 

Confira aqui e aqui os depoimentos dos empresários! 

Ficou interessado no mercado internacional para as frutas brasileiras? Então, dê uma olhada também neste material do Sebrae a respeito do tema: Exportação de frutas: principais destinos de exportação e potencial mercado 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?