Veja porque você não deve comprar listas de e-mail prontas, mas sim investir numa base sólida de contatos qualificados.

Muitos profissionais de marketing acabam comprando um mailing, que é a aquisição de listas prontas com nome, e-mail e outras informações de pessoas reais, disponibilizadas por empresas especializadas. Essa prática é comum, mas divide opiniões. Apesar de ser um atalho, é possível que traga prejuízos para a empresa.
Construir uma base sólida e bem segmentada de leads leva tempo, já que é preciso desenvolver ações para atrair contatos qualificados. Por isso, é um grande desafio para as equipes de marketing digital.
Conseguir alcançar um bom nível de crescimento do mailing na empresa é uma tarefa difícil. Requer tempo e cuidado, além de dinheiro. No entanto, é importante lembrar que o crescimento a longo prazo pode trazer mais benefícios.
Muitas empresas que vendem listas têm alta segmentação, o que torna o serviço mais caro. Assim, é possível ter acesso fácil ao potencial cliente. Mas, nem sempre é fácil perceber se a segmentação está adequada.
Profissionais de marketing e empreendedores desenvolveram formas diversas de adquirir e-mails ao longo do tempo. Além da compra de mailing, existe ainda o aluguel de listas.
Nesse caso, é possível escolher o segmento desejado, mas quem aluga nunca vê os endereços. Ou seja, você não terá a lista, mas pode utilizá-la em campanhas.
Outra prática comum é a venda de listas “opt-in” ou “verificadas”, ou seja, as pessoas marcaram uma caixa ou preencheram um formulário para receber e-mails. No entanto, elas não sabem para quem seu contato foi e podem ser surpreendidas pelo seu e-mail.
Veja alguns motivos para não comprar listas de e-mail:
- As pessoas não optaram por receber seus conteúdos. Por isso, podem achar estranho recebê-los e, provavelmente, vão ativar o descadastramento da lista ou marcar seu contato como spam;
- Quando há queda no padrão de entrega dos e-mails, os servidores de automação de marketing passam a bloquear suas campanhas, já que elas podem interferir na credibilidade de outros clientes;
- Se um e-mail está em uma lista que pode ser comprada, ele já foi utilizado por outras empresas e pode ter recebido spam.
Existem muitas formas de construir listas para divulgar seus produtos e conteúdos. São métodos que podem levar um pouco mais de tempo, mas vão ajudar a construir uma relação de confiança entre você e seus prospects.
Crie um formulário para o seu site
Você terá mais engajamento e melhores resultados nas campanhas de marketing digital se colocar um formulário para as pessoas colocarem seus dados voluntariamente. Ofereça alguma recompensa, como e-books, newsletter ou cupons de desconto.
Crie uma landing page
Para quem ainda não tem website, uma opção é criar landing pages. Elas possuem informações sobre uma oferta, produto ou serviço e um formulário para recebimento de mais informações.
Adicione um formulário à sua página do Facebook
Transforme os seus fãs no Facebook em leads por meio de ferramentas dentro da própria rede social. Uma delas é a AWeber, uma plataforma que traz serviços de e-mail marketing, landing pages, automação de e-mail e e-commerce pages.
Crie e-books
Produzir conteúdos de qualidade e relevantes para o seu público é uma das formas de conseguir contatos. Em troca do cadastro, você pode oferecer informações úteis e conquistar a confiança do seu potencial cliente.
Produza campanhas criativas
Não basta atrair os contatos de e-mail, é preciso mantê-los interessados em seu conteúdo. Por isso, evite mandar apenas promoções a todo momento. Ofereça informações úteis para as pessoas. Quem sabe você não ganha alguns compartilhamentos e recebe ainda mais leads?
Para construir uma base sólida de e-mails e contatos, é preciso dedicação e empenho. No longo prazo, suas listas de e-mail só tendem a crescer. E os resultados para o seu negócio serão melhores, com leads mais qualificados e que podem aumentar sua lucratividade.
Artigo escrito a partir do texto do Sebrae Minas: Compra de mailing: entenda se a prática vale a pena
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