this is an h1

this is an h2

Mon May 08 16:05:53 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING ESTRATÉGICO
Como gerar oportunidades de vendas com automação de marketing

A automação de marketing pode ser utilizada de forma estratégica para aumentar as suas oportunidades de fechar negócios.

· Atualizado em 08/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A automação de marketing é uma excelente ferramenta para os negócios, pois proporciona condições para um crescimento sustentável e escalável. A proposta dessa tecnologia é oferecer recursos para a conversão de visitantes em leads.

Além disso, fazer os leads avançarem nas etapas do funil e proporcionar condições para que aqueles que já são clientes invistam mais no serviço ou no produto.

Nas vendas, é possível desenvolver estratégias para leads com diferentes tipos de interação e postura com a sua marca. Nos casos em que o lead não demonstra sinais de estar pronto para a compra, mas apresenta um bom perfil, é possível aprimorar a abordagem para fornecer condições para a venda. 

Para isso, é preciso monitorá-lo de perto e abordá-lo no momento mais propício. Dessa forma, você deve criar uma lista de segmentação, com critérios que são considerados um bom fit com o seu perfil ideal de cliente. 

Já para os leads que estão quase prontos para a compra, a estratégia deve ser outra. Normalmente, em um fluxo de e-mail, a call to action vem nas mensagens finais, com algum link de conversão, como uma chamada para um teste gratuito da ferramenta ou um pedido de orçamento. 

Se o lead interage com todo o fluxo de e-mails, chega a essa etapa, clica na chamada, mas não realiza a ação, você deve investir nele. O mais usual é interagir com aqueles que, de fato, converteram. Mas se um lead chegou tão longe, ele teve um mínimo de interesse. Se, no último momento, ele recua, é possível abordá-lo. 

Com os clientes que já estão prontos, feche a venda com agilidade. A falta de velocidade pode ser um entrave para esse fechamento. Se o lead demonstrar que está pronto para a compra por meio das conversões, uma resposta rápida aumenta a probabilidade de decisão. 

É possível configurar a sua ferramenta de automação de marketing nesse sentido. Para isso, crie uma segmentação para casos de conversões de claro interesse, como pedido de orçamento ou teste gratuito, e atribua um vendedor como dono ou responsável pelo lead no caso da realização da ação. 

Em seguida, utilizando a integração do CRM com a plataforma de automação de marketing, configure o lead pronto para ser enviado diretamente para o vendedor por via do software de gestão de relacionamento com o cliente.

Pós-venda 

A automação de marketing não se encerra na venda. O pós-venda também é muito relevante para manter um relacionamento de confiança e promover sucesso com o produto ou com o serviço após a compra. 

No pós-venda, comece pelos fluxos de ativação. O objetivo desses fluxos é evitar que o cliente fique frustrado após algumas tentativas de uso do produto ou do serviço. 

Basicamente, você vai mostrar como começar a utilizar a solução e extrair dela algum valor, de forma que ele conheça o potencial do que adquiriu. Por isso, a série de e-mails deve revelar quais ações devem ser executadas para utilização do que foi comprado.

Também é possível pensar em fluxos de retenção, que tem como objetivo evitar cancelamentos e reter clientes com a agilidade e com a praticidade da automação.

Você pode, por exemplo, enviar questionários de satisfação. Em casos de desistência ou de cancelamento, é possível encaminhar mensagens para saber o que aconteceu e, em algumas circunstâncias, encaminhar o lead para a equipe de vendas. 

Crie fluxos para upsell e cross-sell

Você pode fracionar o seu produto ou o serviço em diversas versões para alcançar um público maior. Se você já conta com essa dinâmica no seu negócio, nada melhor do que vender upgrades com o e-mail marketing. A opção de upgrade pode ser oferecida para os leads com mais engajamento. 

Caso você não trabalhe com o upsell, mas tenha vários produtos complementares, é possível trabalhar com o cross-selling. Faça segmentações para personalizar a estratégia ao máximo e trabalhe com uma proposta de entregar valor ao cliente.

A automação de marketing é uma ferramenta estratégica que pode ser utilizada ao longo da jornada do cliente. Desde a conquista, passando pela venda, pós-venda e fidelização do consumidor. Faça um bom planejamento e não deixe de avaliar o uso e os resultados desse recurso.

Artigo escrito a partir do e-book Tudo que você precisa saber sobre automação de marketing

Aproveite os cursos do Sebrae

Marketing digital para sua empresa: reforçando sua presença

Marketing digital para sua empresa: equipe comercial

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?