this is an h1

this is an h2

Sun Apr 16 23:02:11 BRT 2023
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Como instituir sustentabilidade na construção civil

Confira dicas práticas de como adotar a sustentabilidade de acordo com as etapas do projeto de construção civil.

· Atualizado em 16/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Um modelo de construção civil mais sustentável é um desafio para empreendedores do ramo. Esse setor tem um impacto relevante no meio ambiente e, diante da exigência da sociedade por edifícios que causem menos impactos ao ambiente, a construção civil vem adotando diversas práticas sustentáveis.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), quase 75% dos recursos do meio ambiente são extraídos pelas indústrias da construção; e 20% da água das cidades. Além disso, os canteiros geram cerca de 80 toneladas de detritos anualmente, sendo que, cada trabalhador gera aproximadamente 51,74 gramas de resíduos, totalizando cerca de 9 kg de resíduos por dia, se considerarmos uma obra com mais de 170 colaboradores. 

Ou seja, a atividade de construir é uma das que mais consome recursos naturais, gera mudanças no solo e é intensa geradora de resíduos e de CO2 no planeta. Desta forma, o conceito de sustentabilidade na construção civil significa reduzir os impactos ambientais antes, durante e após o projeto de construções, garantindo a viabilidade econômica e a qualidade de vida da população.

O conceito de sustentabilidade deve permear todas as etapas de construção de uma obra ou edificação. Assim sendo, já começa na concepção e no desenvolvimento do projeto, considerando o mínimo impacto ambiental possível. 

Questões como características do terreno e do clima, forma e orientação do edifício, insolação, paisagem natural, tipos de materiais e estruturas, layout da construção devem ser analisados. Em relação às obras, deve-se ter um plano de gestão sustentável com o objetivo de diminuir os efeitos negativos provocados. O plano precisa apresentar soluções para reduzir a pressão sobre o meio ambiente, como questões de resíduos, emissões de gases de efeito estufa, energia e água, dentre outros. E isso deve ser contínuo quanto ao processo de ocupação da obra e edifício.

Boas práticas de sustentabilidade na construção civil

Algumas práticas sustentáveis já vêm sendo utilizadas nas obras e edificações para promover um conceito que respeite as normas e questões ambientais. Vamos ver algumas delas.

Utilização de tecnologias sustentáveis

Novas soluções e tecnologias podem promover uma construção mais sustentável. Por exemplo, a utilização de telhas ecológicas ou telhado verde, tijolo ecológico, a iluminação natural para as moradias, a utilização de pré-moldados nas estruturas dos edifícios, o uso da energia renovável ou limpa e a captação de água das chuvas.

Uso da tecnologia e softwares

O uso de tecnologias de informação pode contribuir para economizar energia e recursos. Os processos passam a ser realizados de forma mais eficiente, automatizada e produtiva. A adoção de um sistema inteligente de gestão também reduz o volume de papéis impressos e resíduos.

Gerenciamento dos resíduos

Ponto importante em uma construção sustentável, visto que obras e edificações geram grande quantidade de resíduos e detritos. Desta forma, torna-se relevante alguns cuidados, como ter um local específico para descarte de resíduos ao longo da obra. Eles devem ser levados para locais de triagem ou seguir para aterros sanitários. 

Outra importante ação ambiental é pensar na logística reversa na obra. As ações de reduzir, reutilizar e reciclar reúnem um conjunto de ações importantes para diminuir os impactos na natureza, além de promover economia ao empreendimento.

Conceito green building

Significa adotar uma construção consciente e sustentável, além de evitar ou diminuir os prejuízos que uma obra normal traria ao meio ambiente. O green building pode diminuir o custo do projeto e até o período de conclusão.

Seleção de fornecedores

O contratante deve verificar a formalidade da empresa fornecedora, incluindo questões ambientais e sociais. Busque um fornecedor sustentável e dê preferência por materiais locais, com baixa toxicidade e baixa pegada de carbono.

São inúmeras as vantagens de uma construção civil sustentável. Desde a valorização da imagem da empresa, redução de custos, retornos financeiros e possibilidade de financiamentos a partir de práticas sociais e ambientais na construção civil. O empreendimento acaba se credenciando a um modelo integrado às tendências da sociedade, do planeta e do setor.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

ESG: o que é e qual é a importância? Saiba aqui!

ESG possibilita rentabilidade para pequenos negócios inovadores

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?