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Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE
Como melhorar o balcão de caixa?

Você tem dúvidas sobre a funcionalidade e adequação do seu balcão de caixa? Precisa de informações sobre como um caixa de loja deve ser?

· 23/03/2023 · Atualizado em 13/04/2023
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Inspirados pelo conteúdo da especialista Kaká Ribeiro, selecionamos algumas dicas para você transformar o seu espaço de caixa e garantir uma jornada de compra adequada para o seu cliente. 

Para você, varejista, traremos, exclusivamente, insights de uma peça muito importante na sua loja, responsável por coroar todo o processo de experiência de compra do seu cliente. Sim, estamos falando do balcão de caixa. 

O caixa é o ponto final da jornada do cliente dentro da loja, e é aí que ocorre a transação financeira. Por isso, é importante que o balcão esteja localizado em uma área estratégica da loja, que permita uma boa circulação de pessoas e que seja confortável tanto para o cliente quanto para o operador do caixa. Além disso, o balcão deve ter o tamanho adequado para acomodar todos os equipamentos necessários, como a máquina de cartão e o computador, e também para facilitar o trabalhoo do operador do caixa. Um bom balcão de caixa também deve ser bem organizado e limpo, transmitindo assim uma imagem profissional e de cuidado com o cliente. Mas, para quem acha que a única função do caixa é finalizar as vendas, é bom saber que ali ainda existem muitas opções para agregar mais itens à venda que está sendo realizada. Confira agora as principais dicas.

Primeira dica: Qual é o tamanho ideal de um balcão de caixa?

Isso depende de dois fatores importantes. O primeiro: quantos equipamentos e quais equipamentos farão parte deste caixa? Segundo: quantos funcionários irão participar dessa operação? O importante é entender que é preciso dispor de pelo menos um metro de área de trabalho para cada funcionário. Se você tem uma loja pequena e se você tem um funcionário apenas na operação do caixa, não tem porque o seu caixa ser maior do que um metro e meio. 

Segunda dica: Qual é a altura correta de um balcão de caixa?

Isso também varia conforme dois fatores. Primeiro, você precisa saber se a pessoa que vai operar esse caixa vai trabalhar em pé ou ela vai trabalhar sentada. Se você tiver uma configuração de caixa administrativo, e fizer o atendimento sentado para o seu cliente, você vai precisar de uma bancada mais baixa, em torno de 75 cm de altura. Agora, se você tem um atendimento mais dinâmico, se pretende fazer o atendimento em pé com seu cliente, essa bancada precisa ser elevada um pouco para cerca de 90 centímetros. E se por acaso você quiser colocar um apoio frontal no balcão, que permita apoiar sacolas, dando um pouco mais de conforto para o seu cliente, então, pode optar por um balcão de 1,5 m a 1,10 m de altura.

Terceira dica: qual é o melhor local para você posicionar o seu caixa?

O caixa é considerado um equipamento de destino, logo, o fundo da loja sempre é o mais acolhedor. Porém, para você tomar essa decisão de onde colocar o seu caixa, precisa definir qual pilar é mais importante para si: o pilar controle ou o pilar exposição de produto. Quando para você, lojista, o pilar controle é mais importante, isso significa que o seu caixa precisa estar localizado em uma parte da sua loja que permita a visualização de todo o espaço, ou seja, você precisa ter plena visualização do interior e da área de vendas. Agora, se para você, o pilar exposição de produto é mais importante, isso significa que o seu caixa pode ficar um pouco mais escondido, e os produtos são as grandes estrelas da área de venda.

Um ponto importante para acrescentar nessa terceira dica é que, posicionar o caixa vai gerar para a loja uma questão de cruzamento de fluxo, ou seja, ele é um ponto de interseção gerador de circulação de pessoas. Ele precisa estar localizado em uma área que não vá atrapalhar a circulação do seu cliente no interior da sua loja. 

Outro ponto importante é que você, lojista,  não precisa ficar preso à configuração de cliente de um lado e operador de caixa do outro. Você pode abrir os horizontes e encostar o seu caixa em alguma parede, liberando assim o melhor layout e uma melhor circulação, principalmente se você tiver uma loja pequena. 

Quarta dica: adicionar ponto de compra por impulso

Essa estratégia é responsável por aumentar o ticket médio de venda da sua loja. Você pode fazer isso de duas maneiras: se o seu empreendimento for um grande magazine, é indicado criar corredores com os produtos de compra por impulso, que são responsáveis por ordenar a fila e também por diminuir a sensação de tempo de espera. Esse item para grandes magazines funciona super bem. Agora, se sua loja é pequena, você precisa adicionar a compra por impulso na unidade do seu caixa. Itens pequenos, de valor baixo, mas que geram um desejo de compra. E lembre-se, o ponto de compra por impulso deve estar sempre do lado direito do seu caixa. 

Quinta dica: fazer a seção de pacote separado sempre que possível

Fazer o pacote separado do caixa é uma prática importante para garantir uma operação mais eficiente e dinâmica no seu negócio. Essa estratégia consiste em separar a operação de embalagem dos produtos da operação de caixa, de modo que elas possam ser executadas de forma independente e simultânea.

Quando o caixa e a embalagem são feitos no mesmo local, pode haver uma interrupção no fluxo de atendimento, causando atrasos e filas desnecessárias. Além disso, pode ser difícil para o funcionário que está trabalhando no caixa se concentrar em duas tarefas ao mesmo tempo, o que pode levar a erros na operação.

Ao separar as operações, o funcionário que está trabalhando no caixa pode concentrar-se exclusivamente em finalizar a venda, enquanto outro funcionário fica responsável pela embalagem dos produtos. 

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Essas foram algumas dicas preciosas para você melhorar o seu balcão de caixa. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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