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Sat May 13 20:36:11 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Como se posicionar e se diferenciar no ambiente on-line

Um bom planejamento de marketing digital pode ajudar o seu negócio a se posicionar e se destacar no digital.

· 24/03/2023 · Atualizado em 13/05/2023
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Você já deve saber a importância de estar no digital, não é mesmo? Mas, em um ambiente com tanta concorrência, como se destacar? O primeiro passo é conhecer o perfil do seu público. 

Se você tem uma loja de modas, por exemplo, já deve saber para quem vende. Mas, você tem isso anotado? Já parou para observar um padrão e uma linguagem no seu público?

Cada público tem uma linguagem e cada negócio terá uma comunicação, dependendo do seu público. A sua comunicação com um cliente formal que vai comprar terno deve ser diferente da forma como você vai conversar com o consumidor de uma loja de roupas. 

Então, pesquise quais são as características básicas, a maioria é homem ou mulher, gênero não importa, qual a minha comunicação? Outro exemplo, no caso de uma loja de eventos de festa eletrônica, algo bem específico. Vamos detalhar melhor o público: geralmente, é uma festa de público de classe A, B ou C? 

A partir do momento que tenho isso definido e tenho uma estratégia de marketing que se origina nesse público, consigo saber como fazer um processo de diferenciação. Na loja de roupa feminina, a paleta de cor é diferente, a linguagem e a abordagem também. E isso é normal em todo segmento. 

Tenha um planejamento

Num primeiro momento, não precisa ter um calendário, um documento ou usar ferramentas complexas. Pegue uma folha de papel ou um notebook e uma caneta. Vamos começar!

Imagine a situação: você tem diversos tipos de mídia e, nesse primeiro momento, precisa saber onde o seu potencial cliente está para entregar o seu conteúdo nesse canal. Você precisa compreender os formatos, linguagem e regras dessa mídia. 

Para fazer seu planejamento você precisa:

  • Definir datas e temas para as postagens;
  • Pesquisar conteúdos e imagens;
  • Montar postagens.

Pense na situação hipotética: dia 10, sua empresa decide fazer uma ação específica. No seu planejamento, você vai colocar o tema, a descrição, que formato irá utilizar, horário da publicação, imagens que serão utilizadas e tudo o que você precisa para deixar pronta sua postagem. 

Se você tem um planejamento, você consegue acompanhar e ter controle da sua estratégia. No final do mês, você pode visualizar o que fez ou o que deixou de fazer. E, assim, consegue fazer ajustes e melhorar para o próximo mês. 

Para se posicionar on-line nas redes sociais, observe o poder do um. O que isso significa? Ao mesmo tempo que a gente tem um potencial de alcançar um campo de futebol, em termos de métricas e de pessoas com uma publicação, sempre será um para um.

Ou seja, em redes sociais, como o Instagram, por exemplo, você é somente um e sabe que o conteúdo não foi feito só para você, mas é você quem está assistindo ele. Se esse conteúdo está chegando, provavelmente, tem uma personalização e como é que você faz isso?

Seu público já está definido, então, quando produzir o seu conteúdo, seja para um site ou rede social, é preciso ter a consciência de que o conteúdo é para uma pessoa. 

Se seu público é a Raquel, ela não está vendo sua publicação com o campo de futebol, mas sozinha. Utilize frases no singular e converse com ela. Por mais que o alcance que os conteúdos possam ter, crie-os como se fossem para uma só pessoa. 

Qualidade de conteúdo e personalização

O ponto base do planejamento é qualidade de conteúdo e personalização. Já saímos daquela época em que o conteúdo se destacava só pelo fato de estar na internet. Todo mundo pode fazer isso hoje. Existe uma gama de conteúdos, segmentos e diversidades. Você precisa aprender a se diferenciar.

Cada pessoa que chega na sua rede social ou site e tem uma boa experiência, replica. Agora, se ela tiver uma experiência ruim, pode ser dez vezes pior, porque os consumidores avaliam quando é uma experiência negativa e voltam a comprar quando é positiva.

Um fator relevante nessa discussão é o aumento do engajamento. Em qualquer plataforma, a periodicidade é fundamental para o engajamento orgânico. Orgânico significa que as pessoas estão vendo naturalmente, sem propaganda. 

Além da qualidade, é fundamental ter periodicidade. O planejamento mostra quando você irá publicar. Se você determina que vai publicar a cada dois ou três dias, o algoritmo entende o padrão da sua página ou perfil. 

Se você tem um ritmo de publicações, o algoritmo compreende que você valoriza a plataforma e é relevante. Passando, assim, a entregar mais o seu conteúdo. Isso ocorre com o viral, que é um conteúdo visualizado e compartilhado por muitos usuários, ganhando grande repercussão na internet. 

O TikTok é um exemplo de periodicidade. Hoje, temos um fluxo de publicações no Instagram, por exemplo, de duas a três vezes na semana. Já no TikTok, grandes influenciadores chegam a postar de três a quatro vezes por dia.  

Não é preciso seguir esse ritmo num primeiro momento. O primeiro passo para quem está começando é definir um ritmo e uma agenda de postagens. Lembre-se que as redes sociais não são ferramentas complementares, mas espaços virtuais essenciais para o seu negócio. 

Se o seu cliente pode encontrar uma empresa digitando no Google, a única diferenciação que você tem, entre dez posições, é de posicionamento on-line. Um bom posicionamento pode garantir mais clientes para o seu negócio. 

Isso tudo tem relação com o engajamento. Por exemplo, se você tem um site ou uma rede social e vai movimentando, a plataforma te beneficia por isso. Porque não se trata de uma rede complementar ou de uma relação de amigos. As redes sociais são parceiros estratégicos do seu negócio. 

O que você espera do Instagram? Que ele entregue o conteúdo. E o que o Instagram espera de você? Que você produza conteúdo de qualidade para que seu público fique mais tempo on-line. Tudo é movido por dados, que estão relacionados com a periodicidade. 

Artigo escrito a partir do vídeo do Sebrae Talks: Como se diferenciar no digital | com Gabriel Martins

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