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Sun Apr 23 18:59:09 BRT 2023
Mercado e Vendas | CLIENTE
Como tornar o unboxing inesquecível para o seu cliente

Melhorar a experiência de compra dos seus clientes é um dos principais aspectos para manter a sua loja competitiva no mercado.

· 23/03/2023 · Atualizado em 23/04/2023
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Inspirados pelo conteúdo da Olist - Dna de tecnologia com coração de varejo, selecionamos algumas dicas para você melhorar a experiência de compra do seu cliente por meio do unboxing.

Só há um motivo para o cliente querer guardar a embalagem do seu produto: a experiência de compra foi incrível e marcante. Receber uma encomenda feita pela internet é sempre empolgante, e os consumidores quase sempre abrem o pacote animados.

Agora, já imaginou gerar uma surpresa e entregar mais do que ele esperava? É isso que várias marcas estão fazendo, e por isso o unboxing tornou-se tão famoso. Quer entrar na onda e melhorar ainda mais a experiência de compra dos seus clientes?

Vamos desvendar o "unboxing", começando pela tradução dessa palavra, que em linhas gerais significa desembrulhar. Na experiência de compra: "unboxing" significa "tirar da caixa", simples assim. Porém, a experiência envolvida no "unboxing" vai muito além disso. 

Imagine que o seu cliente faz o pedido na sua loja virtual ou marketplace. Leva de dois a sete dias para o pacote finalmente chegar na casa dele. Até esse momento, ele nunca teve contato com o seu produto, não provou, testou ou teve nenhuma experiência física.

É no momento em que ele tira da caixa que ele deve ter seus melhores sentimentos despertados, pois isso vai estar naturalmente conectado com a sua marca. Quanto melhor essa experiência, melhor a imagem que ele terá da sua empresa.

Isso se tornou uma estratégia forte e cada vez mais comum. A prova disso é que várias pessoas compartilham suas experiências abrindo produtos e, às vezes, testando, ao publicarem isso no YouTube ou Instagram. Outros consumidores assistem, sendo estimulados a comprar. 

O canal no Youtube chamado "Unboxing" é um grande exemplo disso, cresceu e ficou famoso só abrindo caixas de grandes e pequenas marcas. 

Então, como gerar essa experiência reveladora? Entre tantas oportunidades que uma caixa pode gerar, a principal delas é ativar os sentimentos dos seus clientes. E para isso, você pode começar estimulando os cinco sentidos dos seres humanos. Já imaginou que dá para fazer isso com uma experiência de compra?

  • Você pode começar pelo sentido da visão - use as cores da sua marca na embalagem, papéis bonitos, laços bem feitos com a mesma identidade visual que você usa no site e nas redes sociais, forme uma imagem só da sua marca. 
  • Audição - que tal enviar um cartãozinho com uma playlist da sua marca, músicas para ele ouvir enquanto testa ou usa o produto? 
  • Toque - use materiais de qualidade, seja criativo. Se o seu produto for delicado, que tal usar um tecido para envolvê-lo ao invés de plástico? 
  • Paladar - várias marcas já investem em mimos ou presentes para o paladar, como balinhas ou bombons. 

Ou, de fato, o cheiro da sua marca pode ser um grande diferencial. É muito bom abrir a caixa e já sentir aquele cheirinho, né? Durante o preparo, espirre um perfume ou uma água de cheiro antes de fechar. 

São ideias simples e quase sem custo, mas que geram uma experiência muito diferenciada. Além de ser algo gostoso e divertido para o consumidor, também é importante que, durante o unboxing, ele pense em divulgar e contar para outras pessoas sobre essa experiência. Afinal, não existe propaganda melhor do que a indicação de um amigo. 

Então, junto com o seu produto e os mimos, é superinteressante que você também coloque uma cartinha de agradecimento pela compra.

Se você puder escrever à mão será muito melhor, ou pode até escrever em um papel timbrado com a logo da sua marca impresso.

Independente de como for, coloque tenha um tom pessoal, e não esqueça de colocar suas redes sociais e incentivar a divulgação. 

Outro ponto legal do unboxing é oferecer algo a mais. Solte a criatividade e busque transformar essa ação em uma continuidade da sua marca na rotina de seu cliente. Apenas um unboxing não tornará a experiência de compra do seu cliente melhor.

Para melhorar a experiência de compra on-line para o cliente, é importante oferecer uma navegação simples e intuitiva no site, com informações claras sobre os produtos e preços.

Além disso, é fundamental ter um atendimento eficiente, rápido e personalizado, capaz de esclarecer dúvidas e auxiliar em todo o processo de compra. A agilidade na entrega e a disponibilidade de diferentes opções de frete também são fatores importantes para garantir a satisfação do cliente.

Mas lembre-se de investir em embalagens criativas e personalizadas, que tornam o recebimento do produto uma experiência única e inesquecível. Por fim, é fundamental coletar feedbacks dos clientes para entender suas necessidades e expectativas, a fim de aprimorar continuamente a experiência de compra on-line. 

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