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Sat May 13 15:31:19 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Como usar a neurociência no marketing digital da sua empresa

Com a neurociência, seu negócio pode compreender o comportamento do consumidor e a aplicar ações de marketing digital mais eficientes.

· Atualizado em 13/05/2023
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Você sabe como a neurociência pode influenciar no comportamento do consumidor? A neurociência consegue melhorar a capacidade de atrair, interagir ou se relacionar com os seus clientes. Sendo assim, muito vantajosa para diversos tipos de negócios. 

Mas, o que é neurociência? Trata-se de um campo de estudo sobre o funcionamento do cérebro. Como o cérebro percebe, processa e responde a estímulos. Seu objetivo é entender os caminhos e efeitos do funcionamento desse órgão.

Além disso, a neurociência investiga aspectos cognitivo-comportamentais. Ela busca compreender estruturas cerebrais, como:

  • Cérebro reptiliano: parte mais primitiva que regula as necessidades básicas do corpo;
  • Sistema límbico: tem função emocional e é a área sensível a pessoas e imagens, por exemplo;
  • Neocórtex: responsável pelos processos mentais complexos, análises lógico-racionais e percepções aprofundadas da realidade.

E como essas informações podem influenciar no comportamento do consumidor? Os aspectos cognitivo-comportamentais, especialmente as interações entre clientes e empresas, são bastante explorados nesse campo de estudo.

Afinal, a compreensão dos estímulos de marketing no cérebro está diretamente relacionada ao impulso do indivíduo para comprar.

Assim, a neurociência pode ajudar a aumentar os resultados empresariais ao medir as respostas das pessoas. E, também, ao compreender fenômenos mentais, tanto biológicos quanto psicológicos, para determinar o que leva à decisão de compra.

É importante, portanto, mapear quais são as motivações e objeções do consumidor, mesmo que inconscientes. O que move um potencial comprador pela jornada de compra ou o que transforma sua experiência de maneira positiva?

Esse entendimento permite a definição de estratégias com ampla influência no comportamento do consumidor. O que aumenta seu engajamento ou sua receptividade a produtos, serviços, campanhas de marketing digital ou ofertas.

Como usar a neurociência no marketing digital

A neurociência e sua influência no comportamento do consumidor são boas parceiras do marketing digital, permitindo que ele se torne mais eficiente. Algumas práticas promovem essa parceria. Confira!

Emoções

É uma grande vantagem competitiva entender as emoções que levam um cliente a comprar determinado produto ou serviço e, ainda, como despertá-las. Afinal, muitas das aquisições servem para suprir carências emocionais. Por exemplo, uma pessoa que se sente insegura no bairro onde mora e decide comprar um sistema de alarmes. 

Cores

Muitas marcas são associadas a certas cores e isso não é por acaso. A psicologia das cores estuda como o cérebro humano reage a diferentes tonalidades. Ou seja, como o cérebro identifica as cores e isso acaba influenciando nas emoções e desejos humanos. 

No marketing digital, as cores identificam uma empresa, uma marca e fazem com que o cliente as relacione com o seu produto ou serviço. Outro ponto importante é que as cores podem atrair a atenção ou diferenciar uma campanha, como o Dia dos Namorados, Páscoa e Natal. 

Por isso, na hora de escolher as cores das suas embalagens, sua logomarca, a identidade visual de campanhas de marketing digital ou mesmo dos seus produtos, tudo deve ser feito com o objetivo de provocar emoções e influenciar na decisão de compra.

Gatilhos mentais

Gatilho mental é uma informação que serve de impulso para o consumidor e provoca uma reação espontânea e automática. Os gatilhos podem produzir reações emocionais, como motivação, ansiedade, senso de urgência, entre outros.

São ferramentas de persuasão muito utilizadas pelo marketing digital e na hora das vendas.

O som da bebida sendo aberta ou servida, do gelo no copo, textos que indicam que algo é por tempo limitado ou que há poucas vagas, são alguns dos muitos exemplos de gatilhos mentais que a publicidade usa para despertar uma reação que leva à compra.

Como a neurociência investiga, entre outros aspectos, o que influencia no comportamento do consumidor, ela se torna uma vantagem para os negócios.

Isso porque ela permite às empresas entenderem e implementarem estratégias, práticas e abordagens que impactam seus clientes. A consequência é o aumento nas vendas e melhores resultados. 

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae Alagoas: Como a neurociência influencia o comportamento do consumidor

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