this is an h1

this is an h2

Sat May 13 20:46:43 BRT 2023
Mercado e Vendas | VENDA
Confira dicas de copywriting para aumentar suas vendas

Copywriting é uma estratégia de escrita que leva o seu potencial cliente a uma tomada de decisão.

· Atualizado em 13/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Dez maneiras incríveis para transformar anúncios e vendas. Cinco formas de fazer títulos atraentes e que convertam, também, em vendas.

Você já ouviu essas e outras formas de títulos e anúncios, que chamam a sua atenção, fazem você parar tudo o que está fazendo para tomar alguma atitude? Essa é uma ferramenta incrível chamada copywriting. 

Copywriting nada mais é do que uma estratégia usada para levar o leitor a uma tomada de decisão. E essa tomada de decisão chamamos de call to action, o CTA. É uma chamada para ação quando. 

Quando trabalhamos com copywriting, estamos fazendo, de forma intencional, algo que leve a nosso público, a nossa persona, a nossa audiência a tomar uma decisão. Pode ser ler um newsletter, um e-mail, baixar um e-book ou simplesmente direcioná-lo para comprar algo que você está vendendo ou ofertando. 

Para levar a sua persona a tomada de uma decisão, é preciso que mostre para ele que aquilo que você oferta é a solução para o problema dele. A Big Idea, ou grande ideia, apresenta o seu produto ou serviço como a solução do problema que ele está passando naquele momento. 

Para uma boa escrita e um bom texto persuasivo, você precisa seguir três fundamentos básicos: 

  1. Gere um relacionamento de confiança com o seu leitor;
  2. O leitor deve se sentir inspirado pelo seu conteúdo;
  3. Direcione-o para uma tomada de decisão.

Quando você decide elaborar uma estratégia de copywriting, é importante que você tenha muito claro aquilo que você vai dialogar com seu leitor, para que o conteúdo seja tão bom para ele quanto para sua marca. Para isso, a gente precisa seguir alguns caminhos e estratégias básicas para formatar um bom copywriting. 

Dedicação e pesquisa

Busque entender a fundo as necessidades do público que você quer atingir. Uma marca não é construída da noite para o dia. Você precisa se dedicar, pesquisar sua persona, saber os seus desejos e anseios. 

Faça pesquisas, converse com eles, utilize ferramentas gratuitas nas mídias sociais para você ter um diálogo permanente e oferte aquilo que ele já está predisposto a comprar de você. 

Seja objetivo

Não faça textos de forma indiscriminada, sem pensar e pesquisar. Seja intencional e tenha claro todos os seus objetivos. Assim, você vai direcionar sua audiência para a tomada de decisão. Coloque tudo isso no papel e seja claro e objetivo.

Autenticidade

Seja autêntico. Quando a gente está falando, principalmente de mídias sociais, sabemos que existe um universo de pessoas querendo a atenção de alguma forma. E como você vai se diferenciar de toda essa multidão? 

A dica é: seja autêntico, conte histórias, fale um pouco sobre a sua marca, de como você começou. Essa técnica se chama storytelling.

Análise

Analise seu texto desde o início até depois da publicação. Não adianta nada você pegar todas as técnicas de copywriting, sentar, escrever e não revisar. Você precisa estabelecer os parâmetros antes de escrever e depois verificar onde falhou, por que não converteu, qual foi o CTA que converteu melhor ou não.

Fazer testes A/B para você entender qual tipo de texto é mais convincente e persuasivo. Assim, você vai escrever melhor cada vez mais. 

Mas, como saber se o seu copywriting está sendo eficiente? Veja algumas dicas! 

Você deve conhecer o seu público-alvo

Defina sua persona, que é o seu cliente ideal, com dados reais que representam o público que você deseja atingir. Sabendo a persona, você começa a escrever especificamente para ela. 

Crie títulos atraentes

Quando você escreve de forma intencional, trazendo números e perguntas, você consegue a conexão com sua audiência e se distancia da multidão. Na hora de escrever um título, pense numa forma de atrair sua atenção e despertar sua curiosidade. 

Criar conexão com a sua audiência

Entregue o que seu potencial cliente quer e precisa grandes. Grandes players do mercado utilizam uma ferramenta poderosíssima que temos de graça nos stories do Instagram: as caixinhas de pergunta.

Você deve colocar algum tipo de pergunta, pode ser algo do seu dia a dia, algo que desperte o interesse do usuário em conversar com você. Quando você consegue estabelecer esse tipo de comunicação com a sua audiência, você está estabelecendo vínculos. 

Verbos são essenciais

O que caracteriza um bom copywriting é uma boa chamada para ação. É no CTA que os verbos fazem a mágica. Mas, não é mágica, é intencional. Quando a gente fala: Baixe agora! Clique já! Use e abuse de verbos no imperativo. Coloque um senso de urgência.

Contar histórias 

Contar histórias é uma estratégia eficiente para gerar conexões e prender a atenção do público. As pessoas se sentem mais atraídas quando contamos histórias. As pessoas param tudo para ouvir uma boa história. 

Artigo escrito a partir do vídeo do Sebrae Talks: Como utilizar o copywriting como estratégia de vendas! | com Cristiane Serra

Aproveite os cursos do Sebrae:
Marketing digital para sua empresa: primeiros passos

Marketing digital para sua empresa: reforçando sua presença

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?