Conheça os tipos de campanhas que podem ser feitas no Google Ads e saiba quando utilizar cada uma delas.

O Google Ads é uma das ferramentas mais importantes para anunciar o seu negócio na internet. Mas, antes de montar a melhor estratégia de marketing de performance com o Google Ads, é importante conhecer os recursos da ferramenta e saber qual é o melhor tipo de campanha para a sua empresa.
Anunciar no Google Ads é importante para aumentar a visibilidade do seu negócio e fortalecer sua presença on-line. O Google é o buscador mais popular. As pessoas pesquisam os mais variados temas, produtos e serviços. Por isso, se você estiver presente, fica mais fácil de ser encontrado.
Mas, não adianta criar uma conta e campanhas de anúncios aleatórias. Você precisa compreender os recursos que o Google disponibiliza para adequar e utilizar da melhor forma na sua estratégia de marketing digital.
Além disso, na hora de configurar sua campanha é preciso definir:
- Objetivo: deve ter relação com as metas do seu negócio e, para cada objetivo, existe um ou mais tipos de campanha;
- Público: faz parte da segmentação, ou seja, representa quem receberá os anúncios. Para ter resultados eficazes, é preciso ter público qualificado e alinhado ao seu objetivo;
- Orçamento: qual valor será investido em cada campanha, segundo seu objetivo.
Veja os diferentes tipos de campanhas do Google Ads, cada uma tem suas características próprias. Vamos conhecê-las!
Campanhas de pesquisa (search)
São indicadas para gerar tráfego, leads e vendas para um site ou loja virtual. Como utiliza apenas texto, é fácil de ser configurada. Seu principal objetivo é alcançar os usuários na hora em que eles pesquisam por produtos e serviços.
É fundamental estar atento às configurações de palavras-chave, localização e público-alvo. Além disso, você pode usar extensões, como de preço, aplicativo, de loja ou de site, dependendo das configurações da sua campanha.
Campanhas de display
A Rede Display é composta por sites parceiros do Google. As campanhas de display são indicadas para reconhecimento da marca, geração de vendas e de leads ou remarketing. Utilize elementos gráficos e apelo visual para atrair a atenção do público. Também é preciso definir a segmentação.
Campanhas do Shopping
Indicado para varejistas que querem vender seus produtos. Os anúncios do Google Shopping aparecem na aba “Shopping” com informações como descrição, preço e parcelamento. Uma vantagem desse tipo de campanha é que o anunciante só paga quando o usuário clica no seu anúncio.
Campanhas de Remarketing
Remarketing é uma estratégia de anúncios que são veiculados porque a pessoa já demonstrou algum interesse pelo produto ou serviço, como uma visita ao site. São anúncios para reconhecimento de marca, conversões e compras não concluídas.
Campanhas para apps
É uma maneira de novos usuários encontrarem o app. São campanhas que aparecem na pesquisa, no Google Play, YouTube, Discover e Rede de Display. Você deve disponibilizar recursos como imagens, texto e definir os lances. Assim, o Google gera e otimiza automaticamente os anúncios.
Campanhas locais
Permite a criação de campanhas locais para atrair clientes para uma loja física. Por isso, é importante ter cadastro no Google Meu Negócio ou Perfil de Empresa.
Essas campanhas podem ser exibidas na pesquisa, no Maps, Youtube e Display. Podem ser usadas, também, para divulgação de ofertas e eventos, para fortalecer o marketing multicanal ou para garantir que o cliente encontre o seu endereço físico.
Campanhas de vídeo
As campanhas de vídeo são exibidas no YouTube e em outros sites parceiros. A qualidade da imagem e a linguagem são essenciais nesse tipo de anúncio. Você pode segmentar sua campanha por interesses, grupos demográficos, remarketing, entre outros.
Campanhas inteligentes (smart)
São consideradas as mais fáceis de criar e veicular. Você só precisa disponibilizar as informações e os elementos criativos. O próprio Google seleciona a melhor segmentação e valor de lance para o seu anúncio.
Conheça cada tipo de campanha do Google Ads e verifique qual tem mais relação com os seus objetivos e negócios. Lembre-se de pesquisar onde o seu público está presente na hora de escolher o melhor canal. Mantenha-se atualizado e aproveite cada um desses recursos para conquistar mais clientes.
Para saber mais, leia os textos a seguir:
Foi um prazer te ajudar :)