Os conceitos de ecoinovação e ecoeficiência podem posicionar a sua marca de forma diferenciada no mercado de varejo.

A sustentabilidade no varejo é uma prática organizacional que visa não só atender às necessidades do meio ambiente e da sociedade, mas também traz vantagens importantes para as marcas.
É essencial, em uma era de consumo consciente, adotar medidas sustentáveis, como, por exemplo, reduzir o consumo de água e de energia elétrica, usar embalagens ecológicas, entre outras em que o consumidor está de olho.
Entre as muitas vantagens (veja algumas no infográfico) que a sustentabilidade no varejo proporciona, vamos abordar dois conceitos importantes: a ecoeficiência e a ecoinovação.
Ecoeficiência: o termo está relacionado às empresas que conseguem se manter lucrativas e competitivas, sem deixarem de cumprir suas responsabilidades socioambientais, ou seja, aquelas que reduzem seus custos de produção adotando medidas de combate ao desperdício (de alimentos, de água e energia elétrica, por exemplo), redução da geração de resíduos, principalmente os poluentes (opção pelo uso de embalagens e utensílios sustentáveis) ou realizam ações voltadas para a comunidade (comprando de fornecedores locais, por exemplo, ou fomentando a educação ambiental).
O conceito de ecoeficiência tem como base os seguintes pilares: redução (no uso de materiais e do consumo energético, bem como da emissão e dispersão de tóxicos); promoção da reciclagem; produtos com maior durabilidade; preferência por recursos renováveis; educação ambiental com fomento ao consumo consciente.
Ecoinovação: trata do desenvolvimento de produtos e serviços ecologicamente corretos, ou seja, que resultam de um impacto ambiental menor ou que são criados para melhorar a eficiência dos recursos naturais existentes, ou ainda para reduzir impactos negativos no ambiente. Assim, temos os produtos considerados inovadores do ponto de vista ecológico, como, por exemplo, os biodegradáveis ou aqueles que utilizam tecnologias mais eficientes e menos poluidoras (as chamadas tecnologias verdes), bem como processos mais limpos de produção.
As vantagens são muitas, especialmente para a sociedade como um todo, já que, além de preservar o meio ambiente e os recursos naturais, a mão de obra, nesse modelo de produção, também colhe os frutos do uso de processos mais eficientes e limpos. Além disso, a saúde da população também se beneficia quando menos elementos tóxicos são lançados no ar, na terra e na água.
Que tal repensar as estratégias da sua empresa? Acompanhe a série Sustentabilidade no varejo que o Sebrae preparou para você, afinal adotar ações de sustentabilidade é uma das melhores estratégias de marketing que você pode promover para a sua empresa!
Consulte também o artigo A importância da sustentabilidade no varejo.
O Sebrae também disponibiliza para você os cursos on-line Comunicação e relacionamento com seus clientes e Planejamento estratégico para empreendedores. Inscreva-se!
Foi um prazer te ajudar :)