this is an h1

this is an h2

Fri Apr 21 23:55:02 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Cultivo de cacau é potencial econômico no Pará

A partir do modelo de bioeconomia, produção e conservação ambiental andam juntas na região.

· Atualizado em 21/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Tendência irreversível no agronegócio, a bioeconomia parece ter chegado mesmo pra ficar. E não é difícil entender o porquê. O modelo produtivo está ligado à adoção de práticas sustentáveis baseadas na utilização de recursos biológicos renováveis. Uma iniciativa voltada à inovação de processos e produtos em cadeias produtivas, gerando oportunidades de mercado para os pequenos negócios.

No Pará, o cultivo do cacau atesta que a produção e a conservação ambiental podem andar juntas. O fruto registra números muito expressivos e é um potencial econômico da região. São cerca de 135 mil toneladas/ano, movimentando uma média de R$ 1 bilhão e com expectativa de aumento da área de plantio para os próximos anos. “A capacidade da Amazônia é imensa, devido à alta biodiversidade e à imensidão dos recursos naturais, sem contar na grande diversidade sociocultural”, destaca a pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental, Joice Ferreira, no episódio Cacau do programa Prospera Agro, veiculado no canal AgroMais, no YouTube.

A lista de vantagens é extensa. Um bom exemplo é que no sistema agroflorestal, na região, o produtor rural não está limitado a uma safra, e a diversificação agrega ainda mais valor ao cacau. “O produtor rural tem renda o ano todo. Ele consegue otimizar a área de cultivo com a cultura do cacau, da pimenta do reino, o próprio açaí, que é muito nativo aqui. A gente fala que é o casamento perfeito, o cacau e o açaí, por questões de culturas e sombreamento. Então, dentro da mesma área, ele consegue organizar os seus ciclos para que, em toda safra, ele consiga ter renda dentro daquelas mais diversas culturas e períodos”, explica o gestor técnico do Sebrae Pará, Fabiano Andrade.

Os benefícios se estendem ao meio ambiente quando observa-se a imitação da floresta, com a reposição de nutrientes do solo, ao mesmo tempo que gera renda para o produtor rural. Como boa prática, o sistema agroflorestal desperta o interesse de outros países. Os produtos que levam essa certificação têm um diferencial no mercado e garantem melhor rentabilidade para o produtor.

Segundo Andrade, o desafio no setor cacaueiro é convencer o brasileiro a consumir um cacau de origem totalmente brasileira. “Precisamos incentivá-lo a consumir o cacau não só no formato de chocolate, que é hoje o mais comum, mas em outros diversos produtos, como nibs, o cacau em pó, a manteiga de cacau. Hoje, o leque de subprodutos do cacau é muito grande, precisamos fazer com que o paladar do brasileiro possa absorver essa nova de cultura de produtos”, destaca.

Para ir além da matéria-prima, avançando da cacauicultura para a produção de derivados do cacau, o produtor precisa estar atento à gestão, com controle maior dos custos, cuidado com a operação e planejamento durante todo o ano, envolvimento dos funcionários, entre os pontos. A orientação é do analista de agronegócio do Sebrae Nacional, Victor Ferreira, que destaca, na questão do chocolate, especificamente, a importância de observar a variedade de tipos, com teores diferenciados de cacau (50%, 60%, 70%) que atingem mercados distintos.

Saiba mais sobre o Cacau de Tomé-Açu, que tem mais de 90 anos de tradição e traz a cultura japonesa em seu DNA.

Quer saber sobre a legislação que rege o processo de produção e comercialização de cacau em pó? Confira aqui

Para saber mais sobre a produção de cacau e derivados, acesse outros conteúdos no portal Sebrae. Aproveite para conferir, ainda, cursos para você se capacitar e aprimorar a gestão do seu negócio. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?