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Mon Apr 17 18:09:32 BRT 2023
Mercado e Vendas | VENDA
Dicas exclusivas para aumentar suas vendas

Hoje vamos tratar sobre um assunto crucial para a permanência da sua empresa no mercado: as vendas.

· Atualizado em 17/04/2023
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Para te ajudar a obter melhores resultados no setor varejista, selecionamos as melhores dicas do Sebrae de Santa Catarina para aumentar as vendas da sua empresa! Vamos lá!

A princípio, é importante conhecer o mercado do seu negócio, bem como os seus clientes, os concorrentes e, não menos importante, os seus fornecedores. Além disso, é fundamental estar à frente das necessidades e desejos dos seus clientes. Neste caso, é importante inovar nas promoções, ofertas, produtos ou serviços. A regra é pensar fora da caixa. 

Contudo, conhecer o mercado não é o suficiente. É essencial estabelecer uma estratégia de vendas que conte com uma ótima campanha de marketing. Afinal, a propaganda tem um papel fundamental, pois é capaz de identificar, conquistar e manter os clientes.

Contudo, devemos saber que este plano abrange um leque muito grande de atividades, como estudo de mercado, a definição do produto, do preço, assim como do ponto de venda, e não podemos esquecer das promoções. 

Além da publicidade, a estratégia de vendas leva em conta o mercado, que engloba os clientes, concorrentes e fornecedores. Sobre a clientela, devemos prestar muita atenção no que eles procuram, pois o objetivo da sua empresa é satisfazer os anseios do público-alvo. 

Deste modo, preste atenção no que eles procuram, escute seus comentários, bem como as reclamações sobre produtos ou serviços. Ao ouvi-los, você descobrirá quais são as táticas que estão dando certo. 

Aliás, lembre-se de deixar o seu cliente à vontade para decidir, pois, às vezes, insistir numa venda pode gerar efeitos muito negativos, como a perda da transação e o afastamento do consumidor. 

Agora, sobre os concorrentes, são todas as empresas ou pessoas físicas que vendem produtos ou serviços similares ao seu. Por isso, vocês disputam o mesmo público. Para exemplificar, se o seu varejo for de roupas, o seu concorrente pode oferecer - além do vestuário - sapatos e acessórios.

Apesar da disputa de mercado, nunca faça críticas ao seu concorrente para um cliente, mesmo que ele tenha puxado o assunto. Neste caso, ouça mais do que fale, pois a sua empresa poderá ser o próximo alvo de uma reclamação. 

Para melhorar as suas vendas, não podemos esquecer do produto ou serviço adquiridos pelo consumidor. Portanto, é importante que você, empresário do varejo, pense como cliente na hora de criar as ofertas e abordagens comerciais. Leve em consideração as necessidades e os benefícios que a sua empresa oferece e alinhe-os aos desejos do público-alvo.

Sobre o preço, ele deve ser mensurado com muito cuidado. Você deve encontrar o equilíbrio entre o lucro e a competitividade. Sendo assim, avalie a relação custo-benefício do seu produto ou serviço. Se for mais caro que o da concorrência, a expectativa do cliente é que a sua oferta tem mais qualidade que a do concorrente.

Contudo, não exagere, principalmente quando for baixar o preço. Além da possibilidade de desequilibrar o caixa, a percepção que o cliente terá da sua marca poderá ser negativa. 

Mas preço não é valor! O valor do produto é construído a partir de outros benefícios que a sua empresa oferece. Neste caso, um atendimento diferenciado, entrega gratuita, assistência vinte e quatro horas, dentre outros fatores, podem melhorar o valor do seu empreendimento. 

Sendo assim, para formar o preço, é fundamental que ele seja bom para você e melhor ainda para o cliente. Considere a sua estrutura, o tamanho do seu negócio, o rol de produtos, a eficiência do serviço, entre outros fatores.

Eles precisam atender ao perfil do público-alvo e ainda alcançar uma taxa de lucratividade que seja saudável para o seu empreendimento e para o mercado. Para facilitar, escolha fornecedores que tenham preços baixos e boas condições de pagamento. 

Mas as dicas não param por aqui. Outra questão importante é o ponto de vendas, o local onde a sua empresa está instalada.

Apesar da migração do varejo para o ambiente digital, o consumidor ainda prefere realizar as compras em espaços físicos. Assim, leve em consideração a sua estrutura, o tamanho do empreendimento, a localização, o acesso, a organização, a decoração, a higiene e a fachada. Há estudos que indicam que o local pode aumentar a probabilidade de sucesso do seu negócio em 50%

Por fim, temos as promoções, que são formas de alavancar as vendas, atrair novos clientes e fidelizar aqueles que já realizaram alguma compra. Ao realizar uma promoção, procure estabelecer as metas. Se não as alcançar, pense em novas estratégias, como cartões de fidelidade, clube de assinaturas, dentre outras táticas.

A promoção é uma recompensa e há muitas maneiras de explorá-la. Aqui, a criatividade conta muito, ela pode fazer toda a diferença. 

Lembre-se que qualquer ação promocional deve ser planejada para prever o uso de recursos, o tempo, a divulgação e as metas. Delimite os objetivos da sua campanha, a forma de alcançá-la e compare os resultados para melhorar as ações no futuro. Assim, você será capaz de aumentar as vendas do seu varejo em todas as estações! 

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

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O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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