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Inovação | APLICATIVO
Dicas incríveis para você usar o TikTok para impulsionar suas vendas

O TikTok pode ser uma ferramenta incrível na divulgação da sua marca e captação de clientes.

· 27/03/2023 · Atualizado em 09/04/2023
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Inspirados pelo conteúdo da Olist - Dna de tecnologia com coração de varejo, selecionamos algumas dicas para você utilizar o TikTok e aumentar suas vendas. 

O Tik Tok já tem mais de um bilhão de usuários, sendo o aplicativo mais baixado de 2020. A rede social impacta bilhões de pessoas. E, é claro, que um canal com tanta visibilidade pode atrair cada vez mais compradores. Por isso, vamos falar sobre como vender no Tik Tok e alcançar muito mais clientes. E se você acha que a famosa rede vizinha não faz sentido para o seu negócio, fique atento ao final do texto.

Hoje em dia, as redes sociais não servem apenas para criar uma rede de relacionamento entre amigos, familiares e colegas de trabalho. Com o avanço da tecnologia, é possível criar relacionamentos com clientes e não apenas oferecendo conteúdos relevantes. Atualmente, os clientes podem fazer compras com apenas um clique nas redes sociais, o que é chamado de social commerce. Essa tendência vem crescendo e está tomando conta do varejo digital. Para se ter uma ideia, segundo a Ebit/Nielsen, as vendas pela internet aumentaram 41% no Brasil, chegando a mais de 87 bilhões no ano passado.

Vale ressaltar que vender na rede TikTok não é tão simples quanto em outras redes sociais, mas, ainda há muitas vantagens em explorá-la como canal de venda. Confira algumas delas.

Divulgar sua loja no TikTok pode proporcionar um maior alcance devido ao algoritmo da plataforma, que favorece o conteúdo viral. Aproveite as dancinhas, as tendências, os filtros e a criatividade para chamar a atenção dos usuários.

O público do TikTok é bem segmentado em termos de idade, o que permite a elaboração de ações mais certeiras. É uma rede social que ganha cada vez mais espaço nos celulares. O aplicativo permite a criação, edição e compartilhamento de vídeos de curta duração, com até 15 segundos. Lançado em 2016, o Tiktok começou a conquistar cada vez mais espaço no mundo, com a proposta de oferecer conteúdos informativos, educativos e divertidos de uma maneira rápida. 

Mas, por que ele é tão diferente das outras redes sociais? Isso se dá pelo algoritmo da plataforma, que prioriza o conteúdo. Na verdade, o algoritmo de descoberta do TikTok torna a promoção do conteúdo justo para quem está criando, ou seja, todo mundo pode viralizar, independente da quantidade de seguidores. Para vender mais, você precisará atingir o consumidor ideal. Então, quem é o público que você pode atingir no TikTok? 

A própria plataforma divulgou no ano passado dados interessantes sobre o público no Brasil e no mundo. Por exemplo, só no Brasil, já são mais de 4,75 milhões de usuários, o que faz do país o segundo que mais usa a rede social no mundo, perdendo apenas para a China. 

Se o seu objetivo é atingir um público mais jovem, o TikTok com certeza é a melhor estratégia para você. De acordo com os dados da plataforma, mais de 66% dos usuários têm menos de 30 anos, sendo a grande maioria entre 16 e 24 anos. Quando falamos de varejo digital, os jovens têm se tornado um público cada vez mais ativo. Hoje, mais de 75% dessa população já realizou algum tipo de compra on-line. Afinal, o jovem gosta de praticidade. Realizar tudo na ponta dos dedos é maravilhoso, e é por isso que o TikTok é o canal ideal para criar conexão.

Seguindo na ideia de criar conexão, é muito importante entender como funciona a produção de conteúdo para que a estratégia adotada não seja em vão. Para isso, precisamos compreender um pouco melhor como funciona o algoritmo da plataforma. E não se engane, não é somente sobre as visualizações. O algoritmo leva em consideração algumas coisas, como quantas vezes o TikTok é revisto, quantas pessoas assistem o seu vídeo até o final, quantas vezes o vídeo é compartilhado, quantos comentários a publicação recebeu e quantas curtidas o seu vídeo ganhou. Tudo isso é determinado pela "For You" ou "Para você", que é basicamente uma forma de explorar novos conteúdos. Dependendo de como for o seu engajamento, o algoritmo irá priorizar ou não o seu conteúdo. 

Existem três estratégias que você pode aproveitar para aplicar no TikTok. A primeira delas é o marketing de influência, onde basicamente você opta por fazer parcerias com pessoas que já têm certa influência na plataforma e que têm um grande número de seguidores. Seja esperto na hora de escolher um influenciador e aproveite aqueles que já estão inseridos nos nichos em que seu produto pode brilhar. Um bom exemplo disso é enviar um produto para um influenciador de conteúdo e desenvolver um conteúdo em que ele mostra o recebido em um vídeo.

A segunda estratégia é engajar a sua base de seguidores no TikTok. A plataforma tem uma função super legal que permite responder comentários com vídeos. Já imaginou que legal seria fazer uma série respondendo as principais dúvidas sobre o seu negócio? A plataforma facilita um relacionamento com a base de seguidores.

A terceira estratégia é surfar na onda das tendências. Cada vez que surge uma nova tendência no TikTok, seja a partir de músicas, dancinhas, hashtags ou tipos de conteúdo, aproveite isso para que o seu conteúdo seja lembrado pelo algoritmo e alcance cada vez mais possíveis novos seguidores. Lembre-se de que quem usa TikTok está ali para se divertir ou para aprender coisas novas. 

O quarto ponto é o TikTok Business. Com um investimento super acessível, o TikTok Business é um espaço voltado para comerciantes que querem investir em anúncios pagos.  São vários os tipos de anúncios disponíveis de acordo com o tempo de duração do vídeo e a tecnologia utilizada. Para criar o anúncio, é simples: você informa o objetivo da sua campanha, o público que você quer atingir, define o orçamento e pronto. Um detalhe importante é que você só pode usar essa funcionalidade se a sua conta for comercial, a chamada TikTok Pro. Mas, fique tranquilo, pois a conta comercial é gratuita. 

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Comunicação e relacionamento com seus clientes. (Curso)

Compreender as possibilidades de a pequena empresa alcançar melhores resultados com a adoção de ações de comunicação mais estratégicas e assertivas.

Criatividade. (Curso)

Criatividade e sucesso nos negócios! O passo a passo do pensamento criativo é uma ferramenta para o crescimento e a inovação dos empreendimentos.

Essas foram algumas dicas para você começar a usar o TikTok agora mesmo. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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