this is an h1

this is an h2

Mon Jul 31 15:17:28 BRT 2023
Mercado e Vendas | AMBIENTE DE VENDA
Dicas para melhorar o seu varejo em 2023

Veja neste artigo orientações e dicas importantes para adotar em seu negócio de varejo em 2023

· 10/04/2023 · Atualizado em 31/07/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Está pensando em empreender? Já decidiu a área em que pretende investir? Um dos primeiros passos é analisar o cenário e conhecer algumas dicas do que você pode fazer para começar o seu empreendimento com o pé direito.

  • Coloque a tecnologia no centro: recursos tecnológicos, como realidade aumentada, realidade virtual e inteligência artificial são essenciais no varejo, investindo em chatbots, aplicativos para smartphones, sites responsivos construídos com o conceito mobile first, canais de feedback, entre outros.
  • Loja virtual/e-commerce: mesmo dispondo de loja física, a grande tendência é que cada vez mais produtos e serviços sejam oferecidos de forma digital, então, independentemente do mercado em que está inserido, ofereça a opção de compra via internet.
  • Serviços por assinatura: muitos negócios estão surgindo nessa modalidade graças à popularização do streaming. Hoje, existem negócios em que as pessoas pagam mensalmente para receberem em sua casa desde roupas e acessórios (no sistema de aluguel), pães, lanches (inclusive lanches escolares), vinhos, serviços para pet, entre muitos outros.
  • Delivery: esta é uma das modalidades que mais crescem. Existe serviço de delivery (entrega) para praticamente tudo o que você possa imaginar! Da manicure, passando pelos lanches e refeições, farmácia, bebidas, kit de festas, supermercado, peças de roupas, entre outras possibilidades, o delivery expandiu a sua atuação durante a pandemia e permanece como uma tendência forte no varejo.
  • Sustentabilidade: não há mais como empreender sem pensar na sustentabilidade, pois o consumidor, mais consciente, está atento a esse valor que envolve tanto questões ambientais como culturais e sociais. Por isso, aderir a práticas que evitam e combatem o desperdício, que valorizam as identidades locais, a diversidade (de corpos, de gênero, de cultura, para citar algumas) agrega valor à marca e ao produto/serviço.
  • Segmentos digitais: mais do que vender no físico e/ou no digital, é preciso estar atento a todo o universo digital que se incorporou à vida do consumidor. Os infoprodutos, o dropshipping, o marketing digital, a gestão de redes sociais, a importação e venda de produtos on-line, o e-commerce, o marketing de afiliados e a produção de conteúdos em blog e no YouTube fazem parte da rotina de muitas marcas e podem ser implantados sem a necessidade de grandes recursos financeiros.

Lembre-se: no varejo, como em qualquer outro negócio, o importante é inovar e buscar estratégias para ser ágil e competitivo no mercado!

Comece 2023 preparado para empreender! Inscreva-se para os nossos cursos EaD Potencialize suas vendas entendendo a jornada do consumidor e Marketing digital: planejar para vender pela Internet.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?