this is an h1

this is an h2

Wed May 03 22:15:26 BRT 2023
Mercado e Vendas | AMBIENTE DE VENDA
ESG: o que é e qual a importância para o varejo

Entenda também como é possível aplicar o ESG no seu negócio no varejo.

· 10/04/2023 · Atualizado em 03/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O comportamento crescente da busca de empresas e consumidores por produtos mais sustentáveis ou com processos mais sustentáveis de produção é uma tendência inegável. A sustentabilidade objetiva o desenvolvimento e o atendimento das necessidades atuais de modo a não comprometer as gerações futuras, remetendo a questões ambientais, responsabilidade social, econômica e cultural. Tem uma visão macroambiente e relaciona-se a políticas de empresas e governos em todos os âmbitos.

Sob o leque da sustentabilidade, está o conceito ESG (sigla em inglês de Environmental, Social and Governance ou, traduzindo: ambiental, social e governança), que diz respeito às práticas internas das empresas e das instituições, ou seja, são as práticas que transformam valores e propósitos  em ações e estratégias, portanto, tem uma visão microambiente. Veja mais sobre as diferenças entre sustentabilidade e ESG clicando aqui.

Você deve estar se perguntando se esse conceito com sigla em inglês, difícil de pronunciar, é complicado de ser implantado na sua empresa e qual é a importância que ele tem para o varejo. Os benefícios são vários, começando pelo fato de que cada vez mais consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos feitos de forma sustentável ou que promovem a sustentabilidade. Uma pesquisa realizada pela Union + Webster constatou que 87% dos brasileiros optam por comprar de empresas sustentáveis. Convenhamos que é um número significativo demais para ser ignorado.

O consumidor consciente quer saber de onde vem o que ele consome, por onde circula e para onde vai, ou seja, ele se preocupa com toda a cadeia produtiva. Então, adotar práticas de ESG na sua empresa vai agregar valor à marca, posicionando-a de forma competitiva no mercado, tendo em vista que muitos consumidores utilizam esse critério para aderirem a uma marca e se tornarem fiéis a ela.

Dicas

Empresas que trabalham com conceitos de diversidade, inclusão, bem-estar e valorização dos colaboradores, entregas ecológicas, combate ao desperdício, uso de energia limpa e tecnologia verde são algumas das possibilidades de aplicação de práticas de ESG. A seguir, elaboramos dicas simples para você colocar em prática algumas ações e estratégias.

  • Estude e planeje: estude os conceitos ligados à questão da sustentabilidade, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e analise quais deles e de que forma podem contribuir com o seu negócio. Defina algumas ações que contemplem os objetivos que você selecionou.
  • Avalie a evolução das práticas: defina formas de avaliar a evolução das ações, ou seja, aquilo que a sua empresa está tentando colocar em prática. Para alcançar bons resultados, é essencial avaliar e contar com sistemas de medição/quantificação.
  • Ouça o seu cliente: conheça a persona do seu negócio e crie canais para ouvir o seu cliente, saber o que ele deseja, o que busca, quais são suas dores e necessidades, nível de satisfação, sugestões. Esse feedback fortalece a relação do cliente com a marca.
  • Metas possíveis e ações claras: não existe nada pior em um planejamento do que utilizar uma linguagem que não deixe claro o que precisa ser feito. A linguagem deve ser simples e, principalmente, as metas devem ser alcançáveis. É aquele ditado: não adianta querer dar o passo maior que a perna. É possível começar com pequenas ações que trazem bons resultados em curto, médio e longo prazo e, aos poucos, investir em projetos mais audaciosos.
  • Ajuda de especialistas: algumas ações podem ser complexas, mas, se a empresa está disposta a colocar em prática e avaliou que é possível fazer, então, talvez seja o momento de contar com a ajuda de especialistas ou até de uma consultoria (contate o Sebrae se precisar de orientação nesse sentido no número 0800 570 0800).

Enfim, tenha em mente que implantar práticas de ESG na sua empresa requer uma mudança de visão, pois é um processo de transformação cultural. Não adianta promover algumas ações comunitárias, por exemplo, e na empresa continuar desperdiçando luz, água, ou não separar o lixo, só para citar alguns exemplos. É a pequenas ações que o consumidor está atento e disposto a praticar o marketing orgânico.

O Sebrae também disponibiliza para você os vídeos Como escolher bons indicadores para minha empresa e Como alinhar objetivos, estratégias e planos de ação.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?