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Fri Mar 17 02:09:19 BRT 2023
Mercado e Vendas | EXPORTAÇÃO
Exportação também é para pequenos negócios

Aprenda dicas importantes para o seu pequeno negócio começar a exportar já.

· 08/02/2023 · Atualizado em 17/03/2023
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Comercializar produtos para outros países não é um sonho impossível. Mesmo que exportar ainda represente um super desafio para os pequenos negócios, a cada ano, vem crescendo o número de empreendedores que ousam expandir seus mercados para além das nossas fronteiras. Elaboramos este artigo, inspirado no post do Sebrae São Paulo, com dicas valiosas para te ajudar na busca deste sonho!

Conquistar o mercado externo exige planejamento, qualificação, investimento e paciência. É fundamental que o empresário busque conhecer a fundo a legislação, a cultura, a concorrência e outros aspectos com os quais ele terá de lidar ao negociar seus produtos no exterior. A caminhada pode ser longa, mas os resultados vão além do faturamento com os negócios firmados com clientes estrangeiros.

Especialistas do Sebrae avaliam que o simples fato de se preparar para vender seus produtos lá fora já traz um diferencial competitivo para a empresa. Por isso, esse planejamento pode ajudar você mesmo que a decisão de exportar fique para outro momento.

Análise do negócio

Mesmo que esteja tudo bem, faça uma nova análise de todas as áreas do seu negócio. Inicie na fabricação, passe pelos colaboradores e chegue até as vendas. Dessa forma, você entenderá se sua empresa pode suportar esse novo passo ou se será necessário realizar novos investimentos. É muito importante que você tenha fôlego suficiente para tomar essa decisão. Imagine que uma fábrica de sorvetes cresceu muito e resolveu exportar seus produtos. Porém, sem planejamento, o primeiro país escolhido foi a Islândia, naquele frio todo! Não vai vender nada!

Escolha um mercado apropriado

Para evitar erros assim, escolha um mercado apropriado para trabalhar. Faça um estudo profundo dos países que poderiam receber seus produtos, quais são os seus pontos fortes e fracos, qual é a concorrência e a cultura do país.

Além de identificar os mercados alvo, com a pesquisa, você verifica se existem acordos comerciais entre o Brasil e o país de destino para se beneficiar, como isenções tributárias ou benefícios fiscais. Vale consultar também as barreiras tarifárias e não tarifárias para o produto no mercado-alvo, bem como avaliar o preço que poderá ser praticado e estudar a melhor forma de comercialização do seu produto. Essa pesquisa é essencial para que você não cometa erros graves, como na fábrica de sorvete.

Verifique a demanda em potencial do país alvo

Verifique a demanda em potencial do país que você pretende exportar. Veja se ele pode consumir um volume de produtos que justifique todo o seu trabalho. Um país que importa produtos parecidos com o seu pode ter maior tendência a aceitá-los. Então, olho aberto!

Defina os objetivos pretendidos 

Entender o objetivo de sua empresa exportar é essencial para realizar um planejamento cuidadoso e calculado sobre a expansão das suas operações. É fundamental elaborar uma estratégia de internacionalização. Sua empresa deve responder às seguintes perguntas para compreender os próximos passos para planejar a atuação no mercado externo:

- Por que exportar?

- Para onde?

- Para quem?

- Como?

Dessa forma, você começa a verificar sua capacidade de produção e a identificar os recursos necessários para levar adiante o processo de exportação, como por exemplo tempo, equipamentos e mão de obra.

Pesquise sobre a situação econômica

Faça uma pesquisa sobre a situação econômica do país que escolheu. Algumas vezes, o local está passando por uma séria crise e a população tem outras prioridades de consumo. Se isso acontecer, sua empresa pode ter dificuldades para entrar nesse mercado.

Inicie por uma cultura semelhante

Tente iniciar as exportações para países mais próximos e com culturas mais parecidas com a do Brasil. Assim, os seus custos de frete serão bem menores e seu produto pode ser facilmente aceito.

Calcule bem o custo da operação

É muito importante incluir o risco calculado em operações de câmbio e logísticas. Ao negociar em moeda estrangeira, o empresário deve planejar o risco de variação cambial e os tipos de logística que utilizará para realizar a entrega do produto. Dependendo da modalidade, envolve custos variáveis em algumas circunstâncias.

Registre sua marca

Para exportar, você deve registrar sua marca para protegê-la do uso não autorizado por concorrentes e, assim, assegurar um bem com valor econômico para a sua empresa. Da mesma forma, é fundamental depositar seus pedidos de patente no Brasil para garantir a titularidade de sua invenção ou tecnologia no mercado interno. Desta forma, você poderá, futuramente, depositá-lo no exterior ou licenciá-lo. Fique atento também à embalagem adequada ao tipo de transporte e ao tempo de envio.

A internacionalização pode acontecer de diferentes maneiras: 

- Exportando; 

- Fazendo o licenciamento da sua patente ou da sua marca para outra empresa no exterior; 

- Franqueando a marca no mercado externo;

- Abrindo uma filial ou subsidiária da empresa em outro país;

- Importando insumos para os produtos que sua empresa exporta; 

- Fazendo “joint venture”, que é associar-se a uma empresa estrangeira e criar uma empresa no exterior; 

- Participando da cadeia de suprimentos de empresas globais, fornecendo peças ou partes para o processo produtivo de empresas estrangeiras globais. 

Em relação ao recolhimento fiscal, as micro e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional usufruirão de regime diferenciado para a exportação de bens e serviços. Os procedimentos para a habilitação, licenciamento, despacho aduaneiro e câmbio devem ser simplificados. O SIMPLES EXPORTAÇÃO é o regime simplificado de exportação para as micro e pequenas empresas (MPEs) optantes pelo Simples Nacional. Seu objetivo é facilitar operações de importação e exportação para pequenos negócios. Vide I.N. RFB 1676 de 02.12.2016. Os procedimentos operacionais no SIMPLES EXPORTAÇÃO podem ser realizados por meio de operador logístico ou diretamente pela MPE exportadora.

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Planejamento estratégico para empreendedores.

Indicadores para o seu negócio.

Exportar exige planejamento e atenção aos detalhes, mas essas dicas podem te ajudar a chegar lá! O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima. 

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