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Wed Jul 12 15:12:00 BRT 2023
Mercado e Vendas | FRANQUIA
Franchising: o sucesso continua

O Brasil é um dos maiores mercados mundiais de franchising. O setor cresceu 14,3% em 2022. Veja por que franquias fazem tanto sucesso

· 24/04/2023 · Atualizado em 12/07/2023
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O Brasil é um dos maiores mercados mundiais da franchising. E o negócio continua crescendo. O faturamento das franquias que operam no Brasil bateu em R$ 211,4 bilhões em 2022, registrando crescimento de 14,3% em relação ao ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). 

Mas o que atrai tanto o candidato a empreendedor no modelo de franchising? 

O primeiro motivo é que as franquias são um formato de negócio que deu certo e isso garante maior segurança ao(à) empreendedor(a), principalmente aqueles que estão abrindo seu primeiro estabelecimento. 

O segundo motivo é o suporte do franqueador em áreas como marketing, finanças, seleção do ponto, controle de qualidade, recursos humanos e logística. A franchising também é atraente porque muitas marcas já são reconhecidas no mercado e isso deixa o candidato a empreendedor mais tranquilo, no que se refere à atração de clientes. 

Os franqueados ainda se beneficiam da economia de escala, já que as marcas compram suprimentos e equipamentos em grandes volumes, o que reduz custos.  

Outro ponto importante é que há franquias para todos os bolsos. Desde um pequeno mostrador com doces que, instalado em uma padaria, funciona como microfranquia, até uma grife de lanchonetes com presença em todo o mundo. Confira este material do Sebrae sobre o tema. 

Muitas franquias também oferecem flexibilidade na escolha do ponto de vendas e até de horário de funcionamento. 

Franqueador e franqueado terminam formando um verdadeiro clube, no qual as trocas de opiniões e as oportunidades de negócios são constantes. Afinal, se o franqueado busca na franquia uma garantia de lucro, o franqueador é o maior interessado no sucesso de seu franqueado. Porque a imagem de sua marca vai junto. 

Cuidados a tomar 

A compra de uma franquia, é verdade, reduz o risco do empreendedor. Mas ela não é uma garantia sem sucesso; se engana quem acredita que está adquirindo um salário vitalício porque não existe negócio sem risco. 

Antes de fechar o negócio no entusiasmo, é preciso consultar a história da marca, seu desempenho e, principalmente, o apoio que dá aos franqueados. Confira com cuidado as taxas a serem pagas (de marketing, propaganda etc.), assim como a política de geolocalização da marca. Isto é, o perímetro de operação que a marca garante com exclusividade para o novo franqueado. Vale a pena, também, conversar com franqueados mais antigos para saber o que pensam da marca. 

Muito cuidado, ainda, com “ondas” de franquias. Elas são muito comuns e envolvem a febre de abertura de dezenas de lojas de marcas diferentes, vendendo um produto ou serviço sazonal. Ou cujo mercado é visivelmente pequeno. Essas franquias acabam fechando com a mesma velocidade em que abriram, e levam consigo as economias do franqueado e a fama da marca do franqueador. 

A filiação à ABF funciona como uma espécie de selo de qualidade, já que a entidade exige determinados comportamentos, como total transparência na definição dos deveres e direitos de franqueadores e franqueados. 

Agora, o grande segredo do sucesso, na franchising, é trabalhar duro, com muita determinação. Acomodar-se com a placa da marca na porta e não buscar a melhora constante é um pecado mortal na franchising, assim como em qualquer outro modelo de negócio.    

Seja como for, o fato é que a franchising é um mundo à parte, que oferece inúmeras oportunidades, mas demanda bastante estudo. Bora embarcar nessa tendência? Como você já viu, o prêmio do sucesso é excelente! 

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