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Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Futuro do e-commerce são as compras feitas diretamente de casa

Compras pela TV ou por assistentes de voz são os grandes aliados do home commerce, ou compras feitas sem sair de casa.

· 08/02/2023 · Atualizado em 12/03/2023
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O home commerce é uma modalidade de vendas baseada em compras feitas sem sair de casa, por meio de canais de TV ou dispositivos de inteligência artificial por voz. O segmento é uma tendência em crescimento e atende pessoas que não têm tempo ou paciência para fazer pesquisas on-line de produtos.  

Estudo global feito em 2020 pela Forrester Research destacou que 43% dos usuários do varejo on-line vão diretamente para a barra de pesquisa em um e-commerce para fazer suas compras. Ao analisar o resultado, entretanto, a frustração é grande:  68% afirmam que não encontraram o que procuravam e por isso abandonaram o site. 

O t-commerce, que permite realizar compras enquanto assiste à programação de TV, e o v-commerce ou voice commerce, pelo qual os clientes fazem suas compras por comandos de voz, são os grandes aliados do home commerce em direção ao futuro do comércio online.   

O que é t-commerce? 

T-commerce é o nome dado à modalidade de compra e consumo que usa a televisão como plataforma para reunir comércio eletrônico e conteúdos de entretenimento.

Por meio desta tecnologia, o espectador pode comprar qualquer produto ou serviço exibido na programação, sem que para isso seja necessário sair do canal ou interromper o conteúdo assistido. Isso é possível graças às funcionalidades da TV digital.  

Para os negócios, entrar no t-commerce significa diversificar os canais de venda e gerar novas receitas para os envolvidos. Os apelos ao consumidor são muitos: é possível, por exemplo, comprar a jaqueta do ator do seriado de TV mais popular ou o batom de uma apresentadora enquanto assistimos ao nosso programa favorito.  

O que é v-commerce? 

V-commerce é um tipo de comércio eletrônico que permite que os clientes façam compras usando comandos de voz. Isso pode ser feito por meio de assistente de voz já populares no Brasil, como o Alexa da Amazon, o Google Home ou um chatbot. 

Esta modalidade traz diversos benefícios aos consumidores, como fazer compras sem usar as mãos, uma funcionalidade especialmente útil para pessoas ocupadas ou com deficiências que dificultam o uso de um teclado e mouse tradicionais.  

Outra vantagem é a segurança, pois o comércio por voz permite ao cliente configurar uma forma única de falar - chamada de impressão de voz - que pode ser usada para identificá-los. Apenas a pessoa com a impressão de voz correta pode fazer compras usando a conta, dificultando o acesso dos fraudadores. 

Home commerce no dia a dia 

Conforme esta modalidade de comércio se consolida, fica mais fácil entender sua praticidade. O consumidor pode fazer as compras com um comando de controle remoto que divide a tela com o conteúdo do programa, permitindo que as pessoas acessem produtos e eventuais promoções. 

Além disso, também é possível comprar acessando o e-commerce do anunciante por meio de um QR-Code, com ajuda de um celular. Para isso, a TV precisa ser interativa, permitindo que os consumidores cliquem nos ícones durante as propagandas ou nos banners enquanto assistem a um canal. 

Dessa forma, eles poderão comprar seus produtos quando direcionados para as lojas virtuais. 

Os últimos acontecimentos que desafiaram a humanidade - como a pandemia de Covid-19 - colaboram para que o home commerce se torne uma realidade cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. 

Estudos apontam que, em 2024, esta modalidade continuará crescendo. Experiências com compras que podem ser feitas a partir da TV estão em andamento na Amazon Prime e Sky Mobile, por exemplo, que permite aos consumidores se conectarem diretamente aos produtos enquanto estão assistindo.   

Os consumidores estão ávidos por experiências de consumo cada vez mais completas e as empresas precisam estar preparadas para esse novo cenário. Não à toa, gurus dos negócios apontam que “a loja do futuro será a sala da sua casa”.  

Grandes marcas, como a Apple, já entenderam que o home commerce é um caminho eficiente para envolver o consumidor com a mesma experiência da loja física e passaram a investir em estratégias de venda personalizadas.

Conexões rápidas entre marcas e usuários vão, cada vez mais, incentivar o interesse de compra instantâneo.  

Saiba mais 

Entenda o que é Internet das Coisas e porque é considerada o futuro da tecnologia.  

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