Inovar no e-commerce pode ser a garantia para a sua empresa manter-se no mercado e obter cada vez mais sucesso.
Você, empreendedora, já deve ter pensado que esse negócio de inovação é somente para as grandes empresas, certo? Se sim, aqui vai uma boa notícia: pequenos negócios também podem inovar! É isso mesmo. Se você deseja conquistar resultados diferentes, deve pensar e fazer as coisas de forma diferente — e inovar pode ser um bom começo. Antes que pense no custo que isso vai gerar para sua empresa, saiba que para inovar não são necessários grandes investimentos, e os resultados, por outro lado, vão gerar impactos enormes, como o aumento da lucratividade e competitividade do seu pequeno negócio, além de maior destaque no mercado. Quer dar o primeiro passo? Então confira algumas soluções para promover a inovação na sua empresa! Programas e ações de apoio à inovação para pequenos negócios Sebraetec Tem como objetivo viabilizar o acesso a serviços tecnológicos e de inovação aos pequenos negócios, visando a melhoria de processos, produtos e serviços, bem como a introdução de inovações nas empresas e mercados. Conheça mais. Empretec Programa de capacitação que estimula o desenvolvimento de habilidades inovadoras nos empreendedores. O profissional passa por um período de imersão, com cursos e conteúdos que vão transformar sua visão de mercado. Conheça mais. Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) Iniciativa do Sebrae Nacional, em parceria com o CNPq, com o objetivo de promover a prática continuada de ações de inovação em empresas de pequeno porte. Para isso, uma equipe selecionada e capacitada pelo Sebrae mergulha na realidade dos pequenos negócios e, por meio de orientação proativa, gratuita e personalizada, auxilia os empresários no processo de inovação. Conheça mais. Sebrae Like a Boss Espaço de convergência e referência para pequenos negócios digitais e um ponto de encontro para novas ideias e projetos inovadores. Conheça mais. Mercado Azul Vitrine de negócios em que é possível encontrar fornecedores de produtos e serviços, comparar orçamentos e contratar a empresa que mais se adapta ao negócio. Com a plataforma, mais maturidade digital é proporcionada aos empreendimentos, oferecendo um ambiente on-line para fazer bons negócios. Conheça mais. Up Digital Sebrae O programa é uma jornada on-line ágil de dez dias, com três encontros virtuais para ajudar o dono do pequeno negócio a começar a comercializar seus produtos e serviços pela internet ou incrementar as vendas on-line. Conheça mais. Cursos on-line e gratuitos para alavancar seu conhecimento no assunto Saiba como transformar a sua empresa em um negócio inovador Criatividade — a chave de sucesso para o seu negócio Como ter ideias criativas e inovar na prática? Como devo agir para liderar e promover a criatividade e a inovação? Linhas de crédito para você investir em inovação Proger Investgiro Caixa PJ (Caixa Econômica Federal) Financia projetos de investimentos com capital de giro associado de micro e pequenas empresas, com faturamento fiscal bruto anual de até 5 milhões de reais. Saiba mais. Proger Urbano Empresarial (Banco do Brasil) Oferece linhas de crédito para ampliação, modernização ou implantação de empresas com faturamento bruto anual de até 5 milhões de reais. Saiba mais. Quer pedir um empréstimo? Descubra a melhor solução para o seu negócio Gostou das dicas? Então coloque a mão na massa e invista no crescimento do seu negócio com o apoio do Sebrae. Fonte: Conheça iniciativas do Sebrae para a inovação dos pequenos negócios
O Modelo de Negócio ou Canvas, como também é conhecido, é um instrumento que ajuda a iniciar bem um empreendimento. Foi desenvolvido pelo suiço Alex Osterwalder para facilitar o entendimento completo de um negócio. Assim, o modelo tem o objetivo de descrever todos os elementos e fases que compõem um empreendimento, proporcionando a integração da organização. De acordo com o criador da ferramenta, os componentes centrais de um empreendimento são: segmento de clientes, proposta de valor, canais de distribuição, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades chave, principais parcerias e custos. Baseado em um quadro com blocos organizados, como na Ferramenta Sebrae Canvas, o Modelo de Negócio proporciona a visualização das principais funções de uma organização, possibilitando assim que empreendedores reflitam a respeito de cada função da empresa para, então, descobrir o que precisa ser feito a fim de conquistar clientes e aumentar os resultados do empreendimento. Ao proporcionar uma visualização completa dos processos da organização, o Modelo de Negócio possibilita inovar, estabelecendo uma proposta de valor única para o empreendimento. O principal benefício do modelo é a sua simplicidade e rápida implementação. Com uma caneta, alguns post-its e uma boa mesa, o empresário vai poder trabalhar com uma metodologia criativa para melhoria dos negócios. Ele deve responder às seguintes perguntas: O que vou fazer?A resposta é a proposta de valor Para quem vou fazer?A ideia é definir o público consumidor e as melhores maneiras de se relacionar com ele Como vou fazer?O objetivo é descobrir quais são os principais recursos, atividades e parceiros Quanto vou gastar?A finalidade é saber quais são as receitas e qual será a estrutura de custo para viabilizar o negócio Para aproveitar bem a ferramenta, o empreendedor precisa saber que cada um desses blocos está relacionado com os demais e que os ajustes em cada fase podem ser feitos a qualquer momento, quantas vezes forem necessárias, para que seja possível perceber o negócio como um todo. Esse é, portanto, o caminho para descobrir como se diferenciar, conquistar clientes, reduzir custos e obter receitas.
O mundo digital está aí, e, se você quiser manter o seu negócio competitivo, precisa arregaçar as mangas e aproveitar as oportunidades que as novas tecnologias estão trazendo. Mas com tantas novidades e ferramentas surgindo, é difícil saber por onde começar, não é? Para facilitar, mapeamos os três passos básicos que você terá que percorrer para realizar a inserção digital do seu negócio de forma efetiva e impulsionar as suas vendas pela internet. Primeiro passo: seja encontrada A maioria dos consumidores usa a ferramenta de pesquisa do Google para encontrar produtos e serviços. Logo, se você quer ser achada pelo seu cliente, esse é o lugar perfeito. Você só precisa acessar o Google Meu Negócio, fazer o cadastro e incluir informações relevantes da sua empresa, como horário de funcionamento, telefone e endereço. Outra forma de obter uma presença digital eficiente é através da criação de um site. Ele será seu cartão de visitas para o mundo, por isso deve ser muito bem pensado e desenvolvido. Para alcançar resultados positivos, sua página deve ser rápida e eficiente, além de ter um layout otimizado e responsivo. Assim você terá mais chance de transformar visitantes em clientes reais. Saiba como criar um site para sua empresa gratuitamente. Segundo passo: relacione-se com seu cliente Descubra em quais redes sociais o seu público está, quais são seus interesses e, a partir daí, crie conteúdos de valor — porque não basta encher as suas redes de posts, eles precisam oferecer algo de útil para seus seguidores. Dessa forma, você poderá desenvolver um relacionamento verdadeiro e fazer vendas conscientes. Como faço para identificar qual o cliente da empresa. E lembre-se: a interação é fundamental. Responda os comentários feitos nas suas publicações e não deixe de usar as ferramentas disponíveis, como enquetes e caixas de perguntas, porque elas são uma ótima forma de gerar engajamento e também de obter mais informações sobre seus potenciais clientes. Aprenda a usar as redes sociais na sua empresa. Terceiro passo: analise e otimize os seus resultados É normal não alcançar todos os resultados esperados logo de cara. O importante é conseguir avaliar o que deu certo e se esforçar para melhorar os pontos que precisam de atenção. Para isso, você vai precisar fazer uso de métricas, mas não se preocupe, a maioria das plataformas digitais já oferece relatórios. Então a ideia é sempre acompanhar o desempenho de todas as ações feitas, seja nas redes sociais, no seu site ou demais ferramentas e avaliar os resultados de acordo com os objetivos previamente definidos. Como mensurar resultados e saber se a estratégia de marketing vai bem. Quer mais dicas sobre como criar uma presença digital para o seu negócio? Acesse Mercado Digital. Lá você vai encontrar conteúdos exclusivos que vão ajudar a acelerar suas vendas pela internet. Fonte: Primeiros passos para sua empresa ter presença digital
Tudo na tecnologia avança muito rápido e com o marketing digital não seria diferente. O empreendedor tem inúmeras estratégias disponíveis para marcar sua presença digital, como a uberização, os anúncios, o marketing de influência e o SEO. Veja abaixo algumas tendências que separamos para você: 1. Marketing de indicação Indicar produtos e serviços para outras pessoas não é nenhuma novidade. Todos já passamos por essa situação, seja indicando ou recebendo a indicação. O Marketing de indicação ou Referral marketing é uma interessante estratégia para alavancar o público do seu negócio através dos clientes que já consomem seu produto ou serviço. Criar um programa de indicação bem elaborado, onde os clientes recebam benefícios (sejam descontos ou experiências exclusivas) pode ser uma importante forma de divulgação da sua marca. 2. Anúncios no Facebook Com cerca de 130 milhões de contas ativas no Brasil, o Facebook ainda é uma das principais plataformas para divulgar o seu negócio na internet. A rede social possui uma área exclusiva de marketplace, além de uma completa ferramenta de anúncio destinada aos seus usuários. Pensando nos pequenos e médios negócios, a plataforma também disponibiliza um canal exclusivo para que empreendedores conheçam como funciona o processo de impulsionamento de posts e conteúdos disponível no site, através deste link. 3. Aposta no Instagram O Brasil é segundo país no ranking de usuários de Instagram no mundo, com aproximadamente 99 milhões de pessoas conectadas na rede social, ficando atrás somente dos EUA. Com tantas pessoas compartilhando fotos, vídeos e interesses nesse aplicativo, o Instagram surge como uma ótima opção para empreendedores divulgarem os seus negócios. A dica é apostar em vídeos nos Stories e no Reels e no poder de divulgação dos microinfluenciadores, com até 40 mil seguidores, que possuem mais credibilidade junto às pessoas que os seguem. 4. Marketing de influência O aumento do uso das redes sociais dos últimos anos originou o surgimento dos influenciadores digitais, ou seja, pessoas, famosas ou não, que possuem um alto número de seguidores em seus perfis. Seja pela admiração do estilo de vida, pela irreverência ou até mesmo pelo aparente sucesso e conhecimento sobre determinado assunto, os influenciadores conseguem deter a atenção das pessoas, e isso pode ser crucial na hora de converter uma ação em venda. Utilizar uma ação patrocinada em um perfil de um influenciador pode gerar mais confiança sobre a sua marca, além de ser uma forma de publicidade que foge dos anúncios convencionais na internet. 5. Áudios e podcasts A popularização dos podcasts no Brasil em 2019 fez crescer uma outra forma de se relacionar com o público consumidor. Áudios e podcasts são plataformas que podem ser consumidas a qualquer hora, sem a necessidade de parar uma outra tarefa para poder acompanhar com atenção. Por isso, a capacidade de interação com o público se torna mais interessante. O fato de ser uma comunicação sonora permite explorar o imaginário e a emoção ao comunicar seu produto ou serviço ao cliente. 6. Marketing no WhatsApp O aplicativo de troca de mensagens WhatsApp caiu nas graças dos brasileiros e saber usá-lo como parceiro do seu negócio se tornou imprescindível. A plataforma disponibiliza o WhatsApp Business para que o número fixo de telefone do seu empreendimento seja utilizado como canal oficial da sua marca. Existem diversos plugins que podem ser utilizados para automatizar o atendimento dos consumidores, dando a sensação de imediatismo na resposta ao cliente. 7. Lei Geral de Proteção de Dados A Lei Geral de Proteção de Dados (Lei Nº 13.709), que discorre sobre os dados pessoais na internet, ainda não tem data para entrar em vigor no país, mas as empresas precisam trabalhar de acordo com essa futura realidade. Assim, os empreendedores precisam respeitar e resguardar a privacidade dos dados coletados nos cadastros solicitados pelas empresas aos clientes. Adequar-se à nova lei é demonstrar preocupação e cuidado com seus consumidores. 8. SEO Se você quer anunciar na internet, você precisa entender um pouco de SEO (Search Engine Optimization). Ele é a ferramenta de otimização das pesquisas de busca na internet e, por meio dele, é possível segmentar o serviço e o produto que você oferece para o público que o está procurando. Isso melhora o posicionamento da sua marca nos rankings de pesquisa e, consequentemente, pode gerar mais vendas e aumentar o seu público. 9. Uberização As empresas precisam entender o fenômeno de uberização das relações trabalhistas e saber extrair os benefícios que podem ser causados por esse modelo. A uberização permite que pessoas comuns atuem de forma autônoma na prestação de serviço para empresas, com horários flexíveis e retorno imediato para todos os envolvidos. Mas é preciso ter cuidado para que as relações não extrapolem os limites dos direitos individuais e se tornem uma forma de exploração dos colaboradores. 10. Marketing de conteúdo Produzir conteúdo relevante na internet é uma ótima forma de atrair e fidelizar clientes, além de trazer ganhos de confiança da marca na internet e ser uma medida que otimiza as ferramentas de SEO para a sua empresa. Seja na forma de texto para blog, vídeo ou podcast, produzir conteúdo aumenta as oportunidades de interação com o seu público e é uma ótima aposta de estratégia para o seu negócio. Escrito por Lucio Silva Pires Junior, colaborador do Sebrae Nacional. Para saber mais, leia o texto a seguir: Como conquistar mais clientes para o seu e-commerce com SEO
Para ajudar os pequenos negócios a enfrentarem a queda nas vendas devido à crise provocada pela covid-19, Sebrae e Magalu firmaram parceria. A estratégia de levar marketplace aos pequenos varejistas tem o objetivo de promover a transformação digital e abrir novos canais de venda para esses empreendedores. Por isso, preparamos um conteúdo para você entender melhor o que é, como funciona e quais são as vantagens do marketplace para a sua empresa. Além disso, veja dicas de boas práticas para vender bem nesse ambiente virtual. O que é o marketplace? É uma plataforma colaborativa, também denominada shopping virtual, onde um conjunto de empresas oferta produtos e serviços no mesmo endereço, na internet. O processo de vendas, geralmente, fica sob responsabilidade do organizador, que disponibiliza aos usuários uma estrutura digital com formas de pagamentos seguras e cálculos de frete integrados. Para quais empresas o marketplace é recomendado? O marketplace é uma excelente alternativa para empresas sem experiência, que estão iniciando no e-commerce e não querem realizar grande investimento financeiro com divulgação, segurança de site, diversidade de formas de pagamento, entre outros. Exemplos de plataformas de marketplace Há diversos tipos de plataformas de marketplace. Alguns abrangem uma grande variedade de produtos e segmentos varejistas. Outras são especializadas em determinado tipo de produto, como: a Estante Virtual, focada na venda de livros novos e usados; o Elo 7, plataforma voltada para a venda de artesanato; e o Canal da Peça, especialista em peças para carros e motos. Por isso, é importante pesquisar a mais adequada ao seu setor de atuação. Dicas No marketplace, diversos concorrentes dividem o mesmo ambiente virtual e, em muitos casos, vendendo produtos similares ou iguais. Assim, é fundamental buscar meios de se destacar dentro da plataforma. Imagem: selecione fotos em boa resolução, com fundo branco, apresentando o produto em diferentes posições. Palavra-chave: as plataformas disponibilizam aos clientes ferramentas de busca. Escolha bem as palavras-chave para que o cliente localize seus produtos. Descrição do produto: descreva-os de forma detalhada e objetiva. Informe sobre garantia, dimensões, cores, funções, voltagens, pesos, tamanhos, entre outras características. Vídeo: utilize vídeos, apresentando o produto e sua forma de uso. Essa estratégia atrai a atenção dos consumidores indecisos. Resposta imediata: responda às perguntas dos clientes o mais rápido possível, favorecendo a decisão do comprador. Assista ao vídeo Como começar a vender no marketplace ________________________________________ Veja também Sebrae e Magalu: chance de ampliar e-commerce entr pequenos negócios Como planejar a sua presença digital Como usar o Instagram para vender mais em tempos de coronavírus
Descubra como as mídias sociais podem ajudar sua estratégia de marketing digital a conquistar e fidelizar mais clientes.
O Instagram é uma das redes sociais mais acessadas pelos brasileiros e por ter o foco nas imagens tem sido vitrine ou catálogo digital de diversos negócios. Apresentar seus produtos ou serviços para vender pelo Instagram é fundamental hoje em dia. Por isso, preparamos dicas práticas para você usar o Instagram em prol do seu negócio, confira: Tenha um perfil comercial O perfil comercial mostra métricas e indicadores de desempenho dos seus posts. Também é possível ter informações sobre os seus seguidores, como a faixa etária, horário que mais usa o aplicativo e estados em que eles moram. Outro ponto do perfil comercial é que ele permite, em conjunto com o Facebook, fazer anúncios pagos. Capriche na foto de perfil A foto do perfil mostra a identidade visual da sua empresa. Você também pode colocar uma foto em que você esteja trabalhando ou o do seu produto. O importante é que a foto tenha relação com o seu negócio. Crie um nome de usuário fácil O nome precisa ser fácil de ser lembrado e escrito. Assim, o seu cliente localiza a sua empresa com mais tranquilidade. Faça uma bio completa A bio deve trazer a proposta de valor do seu negócio, o que te torna diferente dos outros. É importante que todos seus contatos estejam visíveis, assim como horário de funcionamento e endereço. Use o Linktree É uma ferramenta que possibilita a você colocar diversos links em uma só página, como o link para o WhatsApp, para o site, cardápio etc. Foque no engajamento do seu cliente Só o número de seguidores não importa. Você precisa manter um relacionamento com os seguidores para que eles se tornem fiéis consumidores do seu produto. O importante no curto prazo é que as pessoas que já te seguem realmente queiram comprar de você e tenham interesse no seu produto! Crie um calendário editorial O calendário ajuda na organização e planejamento de tudo que será postado no seu Instagram. A frequência de postagens é essencial para o Instagram, pois o cliente se acostuma com a sua agenda e gera engajamento. Exemplo: Segunda-feira - Post com passo a passo de uso do produto. Terça-feira - Dica sobre a sua área de atuação. Quarta-feira - Perguntas e respostas nos stories. Quinta-feira – TBT de um lançamento ou produto que faz sucesso. Sexta-feira – Reels com a rotina de trabalho. Sábado – Dicas de lazer para o fim de semana em que o cliente possa usar seu produto. Aposte no poder das imagens As pessoas começam a comer com os olhos, para isso uma boa foto precisa de uma câmera de qualidade (pode ser do celular mesmo!), boa iluminação (a luz natural é ótima) e uma composição do cenário! Use sua criatividade para entreter seus seguidores! Feed do Instagram Poste todos os dias. O conteúdo precisa ser mais elaborado no feed do que nos stories. Ele costuma ser a primeira impressão ao acessarem a sua página. As fotos devem ser harmônicas. Uma ferramenta bastante usada para organizar o feed é o Canva. Stories do Instagram Abuse desse recurso! Faça enquetes com seus seguidores, mostre passo a passo. Use recursos como o boomerang e timelapse para que os vídeos fiquem dinâmicos. Crie destaques Os stories podem depois virar destaques para os clientes assistirem sempre que quiserem! O cardápio também é uma boa opção para ficar nos destaques! Criar Hashtags (#) É uma maneira de juntar conteúdos de um mesmo tema, o que facilita que o usuário encontre seu negócio. Marque sempre a localização quando postar algo Isso faz com que o Instagram leve seus posts para pessoas próximas à sua localização. Faça sorteios Aproveite os posts que estimulem seus seguidores a marcar amigos nas suas postagens! Essas dicas são rápidas para serem colocadas em prática! Procure canais que sejam inspiradores para você no Instagram, que sejam relacionados ao seu negócio e também veja pelas Hashtags o que as pessoas têm postado sobre o seu produto ou serviço. Sensibilize-o da importância do movimento #compredopequeno e reforce que seu produto ou serviço pode ajudar a vida de outras pessoas Escrito por Bianca Pedroso e Mayra Viana, colaboradoras do Sebrae Nacional.Foto de Lisa Fotios no Pexels.
Confira algumas dicas e use as redes sociais de forma estratégica para trazer retorno direto aos seus negócios.