this is an h1

this is an h2

Mon May 15 21:29:03 BRT 2023
Inovação | MELHORIA DE SERVIÇO
Inteligência artificial na indústria farmacêutica

Uso dessa tecnologia disruptiva permite empresas do setor a aumentarem a produtividade, os ganhos e se tornarem mais competitivas no mercado.

· 31/03/2023 · Atualizado em 15/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A inteligência artificial (IA) refere-se a sistemas que mimetizam a inteligência humana para executar tarefas até então realizadas por seres humanos. Alguns temem que a IA coloque robôs em lugar de pessoas no mercado de trabalho. Claro, haverá funções em que a presença de um ser humano não será mais necessária. No entanto, a IA e os humanos andam juntos, pois, para ela funcionar, é necessário que alguém “aperte o botão”. E, como ocorre com toda tecnologia disruptiva, novas oportunidades surgirão no mercado.  

A inteligência artificial pode ser aplicada em diversas atividades (saúde, educação e agricultura), possibilitando melhor qualidade de vida às empresas e seus colaboradores. Na indústria farmacêutica, a aplicação da IA permite otimizar e agilizar processos, acelerando a tomada de decisões, melhorando, com isso, os resultados e se destacando da concorrência.  

Outro ponto importante é que a IA na indústria farmacêutica também pode – e deve – ser utilizada na operação, com a integração dainternet das coisas (IoT), dispositivos e maquinários com soluções inteligentes a fim de otimizar a linha de produção. 

Vamos, então, conhecer algumas vantagens da IA na indústria farmacêutica.

1. Vantagem competitiva 

Em um mercado marcado pela extrema concorrência, quanto mais otimizados e integrados forem os processos, melhor para a empresa. O uso de IA na indústria farmacêutica permite aos gestores benefícios como: 

  • Automação do fluxo de trabalho; 
  • Identificação de novas oportunidades; 
  • Otimização das atividades; 
  • Análise baseada em dados seguros; 
  • Acompanhamento de mudanças regulatórias; 
  • Avaliações realistas sobre o desempenho operacional; 
  • Mais agilidade na análise de dados em setores como pesquisa e desenvolvimento. 

Além disso, o setor farmacêutico tem grandes demandas dos consumidores finais. A segurança com a manipulação, transporte, armazenamento e gestão de estoque são pontos fundamentais que pedem atenção dos gestores, de maneira a ganhar vantagem competitiva no mercado, garantir a segurança do paciente e evitar o desabastecimento dos pontos de vendas.

2. Avanços no desenvolvimento de medicamentos 

Além de tornar os processos internos mais integrados e transparentes para toda a equipe, a IA também permite grandes avanços no desenvolvimento de medicamentos e uma visão global sobre a empresa. 

Isso é possível porque a IA é capaz de reunir dados selecionados em meio a grandes volumes de informações. Dessa forma, a empresa torna-se inovadora, já que a IA permite que ela obtenha informações estratégicas.  

As relações entre médicos, pacientes e hospitais, varejo, pesquisa e desenvolvimento de empresas e universidades produzem dados que podem tornar os processos mais inovadores e personalizados para o cliente final. 

A IA também permite o rastreio da linha de produção e a diminuição do índice de falhas nos processos operacionais.

3. Cadeia de suprimentos mais transparente 

Nesta área, é fundamental um planejamento estratégico e a implementação de soluções que proporcione visibilidade operacional, previsibilidade sobre as entregas das cargas voltadas à linha industrial e uma gestão de ponta a ponta dos processos de supply chain. O planejamento integrado das operações de compras, produção e logística identifica oportunidades de otimização e melhoria no atendimento ao cliente.

4. Definição de estratégias de marketing mais eficientes 

A IA oferece um bom planejamento das operações, incluindo a área de compras. Isso acontece porque a ferramenta identifica e encontra boas oportunidades para que o atendimento aos clientes seja mais satisfatório. 

O gerenciamento rápido da indústria, médicos e parceiros permite ter um melhor conhecimento sobre a demanda do mercado. Por exemplo, saber quais produtos são mais utilizados e onde eles são mais solicitados e, assim, determinar ótimas estratégias de marketing.

5. Uso de dados de maneira inteligente 

Não adianta ter uma ampla gama de dados se não souber como usá-los. É essencial aproveitar esses dados para potencializar as vendas, conhecer as necessidades dos clientes e produzir conforme a demanda. 

Portanto, é indicado que as indústrias farmacêuticas insiram a IA em seus processos para proporcionar mais eficiência e melhores resultados.  

Conclusão 

A área de atuação da IA é muito ampla, indo da prevenção de doenças e adoção de medidas preventivas à pesquisa de novos os medicamentos. Essa tecnologia tem cada vez mais um papel fundamental na otimização das práticas existentes, tornando os modelos de negócio mais eficientes, rentáveis e inteligentes. Por isso, a indústria farmacêutica deve encarar o desafio de adotar a IA como forma de proporcionar o crescimento.  

Leia também:

Veja o potencial da inteligência artificial para os negócios

Como implementar inteligência artificial (IA) nas empresas

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?