this is an h1

this is an h2

Mon May 08 15:56:52 BRT 2023
Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Lucre com a política de devolução de produtos no e-commerce

Entenda como a política de troca de produtos no e-commerce pode ser uma experiência positiva para o cliente e trazer bons resultados para a empresa.

· Atualizado em 07/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

As leis garantem ao consumidor que compra em uma loja on-line o direito ao arrependimento sem que seja necessária uma justificativa. O prazo para encaminhar o pedido é de sete dias após o recebimento do produto. Já no caso de defeito de fábrica ou ocasionado pelo transporte, os prazos para troca do produto são de 30 dias para bens não duráveis e de 90 dias para bens duráveis.

Hoje, o varejo se preocupa em estabelecer uma relação de confiança com o consumidor, sobretudo quando as compras são feitas de forma on-line. Nesse sentido, o varejo e-commerce tem se preocupado em elaborar sua política de trocas e devoluções, deixando o documento à disposição do consumidor em uma página da loja virtual.

É certo que não é barato instituir essa política de trocas, até porque, em grande parte dos casos, o ônus não deve ser bancado pelo consumidor, como no caso do frete, por exemplo. Existem, entretanto, algumas dicas que podem ajudar o seu negócio a minimizar os custos dessa política e, até mesmo, transformar um eventual prejuízo em lucro.

Uma boa dica é buscar converter as devoluções em trocas, gerando menos perda e mantendo o fluxo de caixa. Você pode, por exemplo, sugerir que o cliente fique com um crédito na loja para trocar por outra mercadoria em um determinado prazo; pode sugerir um produto mais atraente, com a possibilidade de o cliente pagar a diferença, enfim use a criatividade e sugira alternativas que façam o consumidor retornar ao seu e-commerce.

Algumas lojas virtuais trabalham com aplicativos no site que vendem garantias dos produtos mais caros, evitando eventuais prejuízos no caso de danificação pelo transporte de um produto que foi devolvido. A venda de garantia pode, inclusive, gerar renda para o seu negócio, já que é possível receber comissões.

O upselling, também conhecido como venda cruzada, pode ser uma boa alternativa no momento de efetuar uma troca de produto para o cliente. Quando ele retornar ao site para usar os créditos, ofereça produtos complementares. É possível, por exemplo, recomendar produtos que aumentem o valor do pedido.

Então, nada de ficar se lamentando quando precisar fazer uma troca ou devolução, pois elas podem se transformar em boas oportunidades de negócios. Invista em uma política de troca bem elaborada, bem planejada e, acima de tudo, eficiente, feita para fidelizar o cliente.

O Sebrae convida você a acompanhar a série Troca de produtos no e-commerce (Política de trocas de produtos: qual é a sua importância no e-commerce; Como estruturar a política de trocas de produtos no e-commerce; O Código de Defesa do Consumidor e a troca de produtos no e-commerce; Aprenda a lucrar com a política de devolução de produtos no e-commerce).

Invista na sua capacitação com a parceria do Sebrae! Inscreva-se nos nossos cursos EaD: Comunicação e relacionamento com seus clientes e Potencialize suas vendas entendendo a jornada do consumidor.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?