Entenda a importância de monitorar esse indicador no marketing digital
CTR são as iniciais das palavras em inglês Click Through Rate, que significa taxa de cliques, ou seja, a relação entre o número de cliques e o número de visualizações de um anúncio.
Trata-se de uma métrica bastante utilizada em estratégias de marketing digital, a qual permite avaliar peças e campanhas que registraram bom desempenho e quais necessitam de ajustes para alcançar resultados melhores, ou seja, é possível acompanhar a eficiência das campanhas.
É importante entender que, quanto maior o CTR de um anúncio, ou seja, quanto mais cliques, maiores são os benefícios para a sua empresa, isso porque impacta no custo das campanhas, bem como no rankeamento das suas páginas em pesquisas orgânicas.
Acompanhar esse indicador é importante por vários motivos, entre eles, o fato de que influencia o Índice de Qualidade (IQ) do Google Ads, ou seja, o cálculo que determina o rankeamento do anúncio. Além disso, interfere no custo por clique (quanto mais cliques, menor o custo) e serve como termômetro para compreender se as palavras-chave escolhidas são relevantes para sua estratégia de SEO.
Como calcular o CTR
O cálculo do CTR é feito de forma bastante simples: divide-se o número de vezes em que o anúncio foi clicado e as visualizações recebidas (impressões). Para saber a porcentagem, multiplica-se por 100: número de cliques ÷ número de visualizações = ? x 100 = CTR. Exemplo: 50 cliques e 5 mil impressões = 50 ÷ 5000 = 0,01 x 100 = 1%.
Uma taxa de cliques igual ou superior a 3%, normalmente, é considerada satisfatória, mas é preciso levar em consideração outros fatores, como o segmento de atuação e o desempenho dos concorrentes.
Como melhorar o CTR
Antes de mais nada, analise a eficiência do anúncio e, se você entender que é preciso melhorar, veja algumas dicas do que pode ser feito:
- fazer estratégia pensando naquilo que os clientes procuram: é importante conhecer o seu público, saber o que ele está buscando e o Google possui duas ferramentas que podem ajudar nesse processo, o Google Trends ou o próprio planejador de palavras-chave do Google. Elas oferecem ótimos insights de assuntos e palavras que estão em alta;
- usar call to action: o CTA é muito importante e deve chamar a atenção com números, palavras-chaves, argumentos e gatilhos que gerem curiosidade no usuário (promoções, descontos, dicas, senso de urgência ou escassez);
- atenção à URL mais amigável: uma URL mais curta e fácil para o usuário, de preferência com uma palavra-chave deixa-a mais atraente, aumentando o rankeamento;
- usar boas palavras-chave: uma recomendação do Google é criar uma lista de palavras baseando-se nos termos ou frases que os clientes mais usam para descrever os produtos ou serviços. Expanda a lista incluindo uma marca e os nomes dos produtos que se relacionam diretamente ao tema do seu anúncio;
- aproveitar épocas sazonais: programe os seus anúncios para serem veiculados em datas especiais, como Dia das Mães, Dia das Crianças, entre outros, uma boa maneira de focar no seu segmento e aumentar o CTR;
- bons títulos e descritivos detalhados: títulos interessantes, que chamam a atenção e despertam a curiosidade, assim como descrições criativas são essenciais. Algumas dicas: use números que chamam a atenção, escolha palavras-chave relevantes para o seu público, explore o uso de adjetivos e explore uma solução que faça o cliente ter a necessidade de clicar rapidamente no seu anúncio;
- usar apelos emocionais: aposte em gatilhos mentais de urgência ou escassez, como ofertas-relâmpago, descontos por tempo limitado, por exemplo.
Lembre-se: acompanhar os indicadores é essencial, assim como conhecer o seu mercado e saber o que os clientes procuram. Aproveite para entender o seu consumidor, analisando o CTR juntamente com outras métricas importantes, como o CPC e outros. A seguir, deixamos a sugestão de leitura de três conteúdos que vão ajudar você a entender melhor a jornada do seu cliente: O que influencia o comportamento do consumidor e a jornada de compra?, Como mapear a jornada do consumidor nos meios digitais e Taxa de conversão: entenda como transformar usuários em clientes.
Se precisar de ajuda, procure o Sebrae para tirar a sua ideia do papel.
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