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Wed May 03 22:05:36 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
O que é e quais são os fundamentos da rotina administrativa?

Conheça os quatro fundamentos da rotina administrativa.

· 10/04/2023 · Atualizado em 03/05/2023
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Por mais que algumas pessoas encarem a rotina com certa contrariedade, o fato é que ela é necessária para o bom funcionamento de praticamente tudo o que se possa imaginar, desde a boa gestão do nosso tempo, a boa administração das nossas casas e, claro, o bom desempenho de instituições e empresas.

Para funcionar bem, diariamente, os funcionários das organizações se veem envolvidos na realização de diversas tarefas que fazem a engrenagem funcionar. São essas tarefas que oferecem suporte aos setores de uma empresa e compõem a rotina administrativa, como, por exemplo: assinatura de um contrato; registro do nome do novo contratado; gerenciamento dos benefícios dos colaboradores; pagamentos a fornecedores, entre outras.

Uma das características dessas tarefas é que elas são realizadas por etapas e estão baseadas em um mapeamento de produção do setor, organizando e facilitando os processos. Normalmente, as atividades administrativas são desenvolvidas pelos diretores, gerentes, supervisores, analistas, assistentes e auxiliares, de maneira a reduzir e/ou evitar erros e melhorar os resultados (aproveite para baixar o nosso e-book Gestão por resultados: saia do escuro e tome melhores decisões).

 A rotina administrativa fundamenta-se em quatro pilares:

  • gestão financeira: inclui saber quanto dinheiro entra, quanto sai, para onde o dinheiro está indo. É essa gestão que permite planejar investimentos, a redução de gastos desnecessários, bem como compreender se as vendas estão acontecendo de forma sustentável para a saúde financeira da empresa;
  • atendimento ao cliente: muito mais do que produtos, hoje, as empresas vendem experiência para o cliente, assim estabelecer relações de confiança, autoridade, ter presença digital, criar canais de atendimento e de feedback, oferecer conteúdos relevantes, criar boas condições de pagamento, ter um diferencial no atendimento, tudo isso faz parte de uma rotina para a conquista e retenção do cliente;
  • marketing: o conhecimento de estratégias de marketing, levando em consideração a jornada do cliente e a jornada de compra, é fundamental para fidelizar clientes. Divulgar e promover a marca não pode ser uma tarefa amadora, então, se necessário, contrate uma equipe para cuidar dessa tarefa no seu negócio.
  • gestão de pessoas: realize um adequado recrutamento de profissionais, dê feedbacks construtivos aos colaboradores e busque boas ferramentas de gestão. Capacite-se para a liderança, treine, motive e reconheça os méritos da equipe.

Temos uma boa dica de curso on-line para você complementar este conteúdo: Planejamento estratégico para empreendedores.

Leia também:

Como estabelecer as rotinas da sua empresa

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