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Wed Jul 26 17:49:35 BRT 2023
Mercado e Vendas | AMBIENTE DE VENDA
O que é e qual é a importância do varejo sem atrito?

Entenda o conceito de uma estratégia que tem como foco melhorar a jornada de compra do cliente no varejo

· Atualizado em 26/07/2023
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Quando falamos em varejo sem atrito, estamos nos referindo a um conjunto de estratégias criadas com o objetivo de tornar melhor a jornada de compra do seu cliente, ou seja, buscar formas de proporcionar uma jornada de compra em que nada atrapalhe o percurso do consumidor.

As estratégias devem funcionar do começo ao fim da jornada de compra, o que inclui a chegada na loja, o momento de conferir os produtos, experimentar, a decisão de compra, a escolha da forma de pagamento e, finalmente, a conclusão da aquisição. Isso vale tanto para a loja virtual quanto para a loja física.

O varejo sem atritos também é conhecido como frictionless retail e consiste em simplificar o máximo possível a jornada do cliente, tornando-a prática e eficiente, o que passa, necessariamente, por uma boa infraestrutura de logística, uso de tecnologias, além de ter uma equipe de vendas muito bem treinada e capacitada.

Nesse sentido, eliminar atritos como não saber responder às dúvidas do cliente, grandes filas para pagamento, poucas opções de pagamento, recusar cupom de desconto, enviar mercadoria com defeito, insistência com o cliente, entre outros, é uma preocupação do varejo sem atrito.

É importante encontrar as melhores estratégias, tendo em vista que a experiência do cliente é uma tendência fortemente presente no varejo. É preciso perceber que não resolver situações de atrito pode frustrar o consumidor, afastando-o da sua marca.

Acompanhe nos outros artigos da série Varejo sem atrito (O que é e qual é a importância do varejo sem atrito?; Quais são os benefícios do varejo sem atrito?; Descubra os pilares do varejo sem atrito?; Venda mais com self-checkout) mais informações sobre essa importante estratégia no varejo.

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