Sobre usabilidade na web, a regra é clara: “não me faça pensar!”. Os cuidados na hora de montar um site atrativo para o cliente e de fácil utilização.

O que é usabilidade na web?
Bom, o conceito de usabilidade é o de que qualquer pessoa com experiências e habilidades medianas seja capaz de utilizar um produto com tranquilidade. No caso da usabilidade na web é, por exemplo, que o site da sua marca ou empresa funcione sem complicações.
Autor do livro “Não me faça pensar”, Steve Krug lançou um verdadeiro manifesto em prol da usabilidade na web. Podemos apontar 10 dicas para que todo site, e-commerce ou aplicativo seja satisfatório para o internauta-cliente.
1. Fácil de entender.
A navegação pelo site deve ser de fácil entendimento para quem tem habilidades e experiências medianas.
2. Eles se explicam.
Os comandos precisam ser autoexplicativos, ou seja, óbvios no que se propõem.
3. Não me faça pensar.
O título do livro de Krug é como um mantra para quem desenvolve um site ou aplicativo pensando em quem vai usar e, realmente, não quer ficar pensando. Facilite para ele.
4. Tempo é dinheiro.
Por mais que fazer compras on-line, por exemplo, seja prazeroso, ninguém gosta de perder tempo sem necessidade.
5. O amado botão "Voltar".
Encontrar o botão “Voltar” é um alívio para quem se perde na navegação e por isso é das ferramentas mais utilizadas.
6. O hábito faz o internauta.
Se o internauta criou o hábito de visitar seu site porque funciona bem, ele vai voltar, acredite.
7. Não me enrole.
Ir direto ao ponto é das alegrias do cliente no site, lembrando que ele não quer perder tempo, não quer ficar pensando e quer facilidade.
8. A importante pesquisa.
O usuário sabe para onde quer ir, então indique o caminho mais rápido na seção de busca.
9. Mapa da mina.
O mapa do site é o tesouro do seu endereço, para facilitar a vida do usuário com a melhor usabilidade
10. De volta pra casa.
A “home” ou página inicial do site precisa estar sempre à mão do usuário, em um clique no máximo. Providencie mais essa facilidade.
Para saber mais com o Sebrae.
Quer aprender como montar um bom site para sua loja virtual? O Sebrae ensina dicas para oferecer uma experiência de qualidade aos usuários e, assim, transformá-los em clientes fiéis. E também como a loja virtual precisa se preocupar com a usabilidade.
Consulte também o artigo O que é community commerce e como se aplica essa tendência. É uma estratégia que tem o objetivo de construir um relacionamento entre os criadores de conteúdos e os clientes, fazendo com que eles falem e vendam os seus produtos.
Foi um prazer te ajudar :)