this is an h1

this is an h2

Fri Oct 21 18:15:17 BRT 2022
Mercado e Vendas | REGISTRO DE PRODUTO
Cachaça artesanal

A cachaça da Microrregião de Abaíra é fruto de uma tradição de mais de 450 anos e altíssimo controle de qualidade.

· Atualizado em 21/10/2022
FAVORITAR
Botão favoritar

 

Quando a gente pensa em Chapada Diamantina, na Bahia, vêm logo à cabeça imagens das lindas cachoeiras, serras, rios, cânions, grutas e tantas outras belezas naturais. Mas por lá, na Microrregião de Abaíra, também há outro atrativo que encanta a todos que experimentam: a cachaça artesanal de alambique.

A qualidade que conquista os mais experientes paladares, e que a coloca entre as melhores aguardentes do Brasil, é fruto de uma longa tradição da produção da bebida de mais de 450 anos que se confunde com a história da região.

A cachaça da Microrregião de Abaíra é diferenciada: tem uma graduação alcoólica levemente menor e características sensoriais peculiares que são fruto da sua origem. Para manter a qualidade lá em cima e não desagradar os apreciadores, um controle rigoroso de sua produção é feito por meio de avaliação físico-química.

Além disso, na destilação, as porções denominadas cauda e cabeça são descartadas, e somente a porção coração (que é a verdadeira cachaça de qualidade) pode ser armazenada, envasada e rotulada com a Indicação de Procedência (IP) da Microrregião de Abaíra.

A levedura mais usada na produção também é natural da região, a Saccharomyces cerevisiae. Isso garante uma aguardente de qualidade e melhor rentabilidade para os pequenos produtores.  

Na década de 1980, interessados na melhoria do seu produto e de sua produção (que era a mesma desde os tempos coloniais), eles iniciaram todo esse trabalho de beneficiamento e qualidade.

Impacto na região

A Indicação de Procedência integrou os produtores das quatro cidades que formam o território da Microrregião de Abaíra: Abaíra, Jussiape, Mucugê e Piatã. Essa integração promoveu o trabalho coletivo, a sustentabilidade da produção da cachaça de qualidade, o fortalecimento da comercialização e do turismo rural.

A cachaça da Microrregião de Abaíra vem atraindo investimentos e diversos parceiros, nacionais e internacionais. Esta é a prova da valorização da agroindústria familiar, da fabricação de uma cachaça de qualidade e da mais pura tradição.

 Onde encontrar

As cachaças da Microrregião de Abaíra são encontradas em toda a Chapada Diamantina e em lojas especializadas de todo o Brasil, além de estarem disponíveis à venda pela internet.

 Dados técnicos

Número: BR402012000001-2

Indicação Geográfica: Microrregião de Abaíra

UF: Bahia

Requerente: Associação dos Produtores de Aguardente de Qualidade da Microrregião Abaíra (Apama)

Produto: aguardente de cana do tipo cachaça

Data do Registro: 14/10/2014

Delimitação: a área está localizada na região da Chapada Diamantina, abrangendo parte dos municípios de Abaíra, Jussiape, Mucugê e Piatã.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?