this is an h1

this is an h2

Fri Oct 21 17:09:08 BRT 2022
Mercado e Vendas | REGISTRO DE PRODUTO
Cachaça artesanal da Região de Salinas

A produção artesanal de cachaça conferiu à Região de Salinas uma importância ímpar, como expressão de suas potencialidades em diversos contextos.

· Atualizado em 21/10/2022
FAVORITAR
Botão favoritar

Quem nunca ouviu falar das cachaças artesanais de Salinas? Hoje podemos dizer que as marcas dessa região do norte de Minas Gerais são as mais famosas do Brasil. E não é à toa: a qualidade, o sabor e o aroma das bebidas produzidas por lá fazem jus à fama nacional.

Para chegar a esse nível, a aguardente é feita da destilação do caldo fermentado da cana-de-açúcar, que precisa ser produzido exclusivamente em alambiques e condensadores de cobre. É um processo tipicamente artesanal. O sabor é tão especial que, quando se experimenta, nem parece que a fabricação é em escala.

O uso de variedades de cana-de-açúcar apropriadas, o fermento orgânico natural, a higiene dos alambiques e a tradição dos produtores também são fatores que fazem a diferença na fabricação da cachaça artesanal.

Por falar em tradição, a aguardente começou a ser produzida na região ainda no fim do século 19. No início do século 20, já havia alguma produção em escala comercial, pois já naquela época a qualidade da cachaça já era reconhecida fora da região.

O sucesso incentivou o surgimento de novos produtores, consolidando uma atividade que mudou todo o panorama econômico da região. Hoje, Salinas continua se consagrando como o maior polo de produção da cachaça artesanal do Brasil.

Impacto na região

A Região de Salinas é a principal referência na produção de cachaça artesanal em Minas. É a maior produtora do estado, tanto em quantidade quanto em número de marcas vendidas.

O curso superior da cachaça, implementado pelo Ministério da Educação, em 2004, e a inauguração do Museu da Cachaça, em 2012, ambos na cidade de Salinas, são fruto da importância econômica, histórica e cultural da região.

A fama e a notoriedade conquistadas também ajudaram a agregar valor de mercado à cachaça de Salinas. A Indicação de Procedência é fator essencial para a implementação de selos de controle no combate às falsificações e o meio de o consumidor identificar a verdadeira cachaça da Região de Salinas. 

Onde encontrar

As famosas cachaças da Região de Salinas são encontradas em mercados e lojas especializadas de todo o Brasil. Também podem ser compradas facilmente pela internet.

Dados técnicos

Número: BR412013000005-4

Indicação Geográfica: Região da Própolis Verde de Minas Gerais

UF: Minas Gerais

Requerente: FEMAP – Federação Mineira de Apicultura

Produtos: Própolis verde

Data do Registro: 06/09/2016

Delimitação: A região delimitada “Região da Própolis Verde de Minas Gerais” está compreendida entre as coordenadas 42º50’24”W a 47º24’10”W de longitude e 18º14’02”S a 22º51’18”S de latitude, e é composta por cento e dois municípios conforme anexo único da portaria IMA nº 1603, de 18 de abril de 2016.

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?