this is an h1

this is an h2

Fri Oct 21 18:04:17 BRT 2022
Mercado e Vendas | REGISTRO DE PRODUTO
Cajuína

Mais refrescante e saborosa que qualquer refrigerante, mais vitamínica até que suco de laranja e tema da canção de um dos cantores brasileiros mais famosos.

· Atualizado em 21/10/2022
FAVORITAR
Botão favoritar

O Nordeste do Brasil atrai turistas do mundo todo pelas suas praias. Mas os encantos dessa região vão além dos cenários paradisíacos. Por lá, exclusivamente no Piauí, encontramos uma riqueza histórica que até ganhou nome de uma das composições de Caetano Veloso: a cajuína.

Essa bebida, que já chegou a ser chamada de vinho seco de caju, é feita com três tipos diferentes de matéria-prima: caju nativo, caju anão CCP076 e caju misto (nativo + anão). E ela se diferencia do suco de caju simples e do concentrado, por conta das etapas de clarificação.

Sua cor amarela média é resultante da caramelização dos açúcares naturais do suco da fruta. Com aroma e gosto próprio, tem textura leve, sabor frutado de caju mediano com acidez e adstringência suave. Ao contrário de muitos refrescos fabricados por aí, não recebe adição de açúcar, não é diluída e não é fermentada. Pode-se dizer também que tem mais que o dobro de vitamina C que o suco de laranja.

Essa delícia tropical popularmente conhecida agora vem alcançando novos mercados. Quem já tomou comprova a sensação inigualável que é experimentar essa iguaria, fruto do conhecimento tradicional indígena.

Impacto na região

O segmento agrícola da produção do caju movimenta cerca de 37 mil empregos diretos no campo e um volume de quase R$ 70 milhões. É uma das atividades de maior importância econômica e social, gerando emprego e renda, principalmente durante a estação da seca, pois a maior parte do plantio é realizada por pequenos e médios produtores.

Onde encontrar

Originalmente, a cajuína é do Piauí. Mas, se você não puder ir até lá, pode achar esse produto em lojas virtuais ou feiras na sua própria cidade.

Dados técnicos

Número: BR402012000004-7

Indicação Geográfica: Piauí

UF: Piauí

Requerente: União das Associações e Cooperativas e Produtores de Cajuína do Estado do Piauí (Procajuína)

Produto: Cajuína

Data do Registro: 26/08/2014

Delimitação: A área geográfica é definida pelo estado do Piauí, que se limita com o Oceano Atlântico e, seguindo no sentido horário, com os estados: Ceará, Pernambuco, Bahia, Tocantins e Maranhão.

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?