A produção de couro acabado no Vale do Sinos é fruto de uma rica história e do encontro entre duas culturas, a gaúcha e a dos imigrantes alemães.

O couro acabado do Vale do Sinos foi o primeiro produto industrial brasileiro a ganhar a Indicação Geográfica. É também o único couro certificado no mundo. Com tanto reconhecimento, a arte de produzir esse material transformou a região em uma referência internacional.
A atividade coureira teve origem na imigração alemã, iniciada em 1824, no Rio Grande do Sul. O contingente de imigrantes era composto, em sua maioria, por artífices – alfaiates, tecelões, sapateiros, seleiros, curtidores de couro, marceneiros e carpinteiros.
O crescimento do número de curtumes, por sua vez, foi impulsionado pelas guerras do século 19, que permitiram a formação de uma região geográfica caracterizada pela produção de couro.
Essa história particular da atividade ganha um novo capítulo no século 20, com a entrada da indústria calçadista no segmento de exportação. Como os curtumes eram os principais fornecedores de insumos, esse impulso levou a um processo de aperfeiçoamento que segue até hoje, com um produto final cada vez melhor.
Além da qualidade reconhecida internacionalmente, o couro acabado é um queridinho do setor de moda e confecções por causa de sua versatilidade. Ele pode tomar diversas formas: acessórios, calçados, vestuário, estofamento. Todos têm algo em comum – a sofisticação, a originalidade e a elegância que somente o couro riograndense pode proporcionar.
Impacto na região
O Vale dos Sinos abrange 44 municípios e se tornou uma referência na formação de profissionais altamente especializados. Motivo de orgulho, esse é o resultado da implantação de escolas técnicas, centros de pesquisa e de toda a inteligência setorial ali gerada.
Esses avanços possibilitaram a criação de dezenas de indústrias, gerando mais de 13 mil empregos no setor coureiro da região.
Onde encontrar
Além das lojas nos municípios que fazem parte do Vale dos Sinos, há diversas lojas online que vendem produtos de couro acabado e podem ser identificadas através do selo de origem, o que garante a qualidade da produção.
Dados Técnicos
Número: IG200702
Indicação Geográfica: Vale do Sinos
UF: Rio Grande do Sul
Requerente: Associação das Indústrias de Curtumes do Rio Grande do Sul
Produto: Couro acabado
Data do Registro: 19/05/2009
Delimitação: A zona de produção compreende os municípios delimitados pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Vale do Sinos, Paranhana/Encosta da Serra e Vale do Caí.
Foi um prazer te ajudar :)