Uma tradição de mais de 40 anos, as joias artesanais em prata de Pirenópolis unem uma mistura de técnicas e estilos que só os artesãos de lá produzem igual

Brincos, anéis, pulseiras, colares, tornozeleiras, pingentes, braceletes, piercings, grampos para cabelo, coroas para noivas etc. A criatividade dos artesãs e artesãos de Pirenópolis é infinita, e é impossível não se apaixonar pelas joias artesanais em prata que são tão belas como a charmosa cidadezinha histórica de Goiás.
Quem vê reconhece na hora o diferencial, a qualidade e a originalidade das peças totalmente feitas à mão em prata de lei, apresentando teor de 925 a 950 de pureza. Elas são inovadoras e respeitam a identidade e estilo de cada artista, que imprime nelas as mais diversas referências e inspirações que muitas vezes incorporam aspectos regionais como cultura e vegetação. Tudo é produzido artesanalmente, incluindo fechos e tarraxas.
Todos esses elementos resultam em produtos únicos que unem técnicas indianas aplicadas com ousadia e simplicidade, misturando erudição e arte popular. É a junção de todos esses elementos que fazem as peças serem imediatamente identificadas como produtos exclusivos de Pirenópolis.
Essa alta qualidade e originalidade representam uma tradição de produção das peças que já remonta a mais de 40 anos. Tudo começou por volta de 1978, com a chegada de um grupo de artesãos à zona rural da cidade, onde criaram uma comunidade, a Cooperativa Agroartesanal Terra Nostra, e instalaram suas oficinas. Lá, eles começaram a produzir e ensinaram aos mais jovens as técnicas de ourivesaria que haviam aprendido em suas viagens pela Europa, Ásia e África.
As joias eram produzidas pelas oficinas durante o ano todo e vendidas na cidade, mas, quando chegava o verão, os artesãos saíam para vendê-las pelo litoral do Brasil e em outros países, como Espanha e Uruguai. Nas últimas décadas essas joias artesanais conquistaram o Brasil e também continuam fazendo sucesso no exterior em feiras e exposições.
Impacto na região
A cidade abriga diversos ateliês, lojas e feiras que proporcionam a dezenas de ourives a possibilidade de comercializar suas joias. Além disso, o comércio das joias em prata também acabou por impulsionar o turismo em Pirenópolis.
A conquista do selo de Indicação Geográfica valorizou ainda mais a arte joalheira e a importância da preservação dessa tradição como parte da cultura e da economia locais. Além disso, deu aos artesãos joalheiros maior visibilidade, o que fez crescer a autoestima e o desejo de melhorar ainda mais sua produção, criando peças autorais ainda mais bonitas e variadas.
Onde encontrar
As joias em prata são vendidas em dezenas de lojas de Pirenópolis e na famosa "Feira do Coreto" da cidade. As peças também podem ser encontradas à venda em diversos lugares do Brasil, como Brasília (DF), São Paulo (SP), Itacaré (BA), Maceió (AL), e do mundo, Inglaterra, Dinamarca, Espanha, Uruguai, Argentina, Portugal, entre outros países.
Dados técnicos
Número: BR4020170000083
Indicação Geográfica: Pirenópolis
UF: GO
Requerente: Associação Cultural e Ecológica dos Artesãos em Prata de Pirenópolis – ACEAPP
Produto: Joias artesanais em prata
Data do Registro: 09/07/2019
Delimitação Geográfica: Limites do município de Pirenópolis/GO
Foi um prazer te ajudar :)