this is an h1

this is an h2

Fri Oct 21 18:24:52 BRT 2022
Mercado e Vendas | REGISTRO DE PRODUTO
Mel

Colhido em meio à biodiversidade, o mel do Pantanal é considerado o mais raro no mundo.

· Atualizado em 21/10/2022
FAVORITAR
Botão favoritar

A rota para as minas de ouro não só de ouro vivia. Outro item de mesma cor era parte das atividades extrativistas: o mel. Na época, era coletado apenas quando os mineradores desejavam consumi-lo e com uma técnica que felizmente não é mais utilizada: a derrubada da árvore onde estava a colmeia. Essa maneira de extrair o mel era a mesma usada em séculos anteriores pelos índios, que o retiravam do oco das árvores. 

Ao longo do tempo, o conhecimento sobre a qualidade e as diferenças do mel foram passados de geração em geração, aprimorando cada vez mais a qualidade desse alimento natural e nutritivo. Além disso, estudos científicos sobre o bioma do Pantanal e a chegada Programa de Desenvolvimento e Incentivo da Apicultura também colaboraram para um rápido crescimento da apicultura e a da criação de novas associações de produtores.

Além de apreciar as belas planícies alagadas, quem visita o Pantanal pode viver a experiência de desfrutar do sabor único do mel produzido na região, que é considerado o mais raro do mundo. Quem experimenta consegue perceber o sabor diferenciado, resultado de uma solução concentrada de açúcares com predominância de glicose e frutose. Esse produto silvestre chama a atenção por ser produzido em uma região onde a atividade mais praticada é a criação de gado, com pequenas áreas de lavoura.

A região oferece condições bastante favoráveis à produção. A natureza garante uma enorme quantidade de flores o ano inteiro, além de uma temperatura estável, com inverno ameno. Tudo isso resulta em um mel único, consistente, fino, de sabor forte e acentuado, levemente doce.

Impacto na região

A união dos produtores, que se organizaram em associações, cooperativas e redes colaborativas, conseguiu agregar mais valor ao mel do Pantanal, aumentando as vendas do produto. Isso ajudou no amadurecimento dos apicultores, que, juntos, perceberam a importância do trabalho coletivo, da troca de informações e do compartilhamento de conhecimentos técnicos. 

Onde encontrar

Para encontrar o mel do Pantanal, procure nas feiras da sua cidade ou entre em contato com a Confenal.

Dados técnicos

Número: BR2013000004-0

Indicação Geográfica: Pantanal

UF: MS/MT

Requerente: Conselho das Cooperativas, Associações, Entrepostos e Empresas de Afins a Apicultura do Pantanal do Brasil (Confenal)

Produto: Mel

Data do Registro: 10/03/2015

Delimitação: A delimitação da área geográfica corresponde ao bioma Pantanal, que está presente em dois estados brasileiros, ocupa 25% do Mato Grosso do Sul e 7% do Mato Grosso.

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?