Aliada inseparável da gastronomia local, nas panelas de barro de Goiabeiras são feitas as famosas moquecas capixabas, reconhecidas como uma especialidade local.
As moquecas de peixe e a torta capixaba são pratos típicos do Espírito Santo. Quem nunca experimentou essas delícias deve pelo menos ter ouvido falar delas. Mas talvez a novidade seja que o que confere o sabor mais característico a essas iguarias e aquela apresentação caprichada é a panela de barro, um produto artesanal confeccionado pelas paneleiras de Goiabeiras.
Nesse bairro de Vitória, a capital do estado, esse ofício é tradicional e repassado de mãe para filha há várias gerações, no âmbito familiar e comunitário, tornando as artesãs as guardiãs desse saber. A técnica cerâmica utilizada é de origem indígena, caracterizada por modelagem manual, queima a céu aberto e aplicação de tintura de tanino.
A matéria-prima para a confecção das panelas, a argila, é extraída de uma jazida localizada no Vale do Mulembá, no próprio bairro, e é feita pelos chamados de “tiradores de barro”, que a misturam com sedimentos encontrados na superfície, dando a liga necessária para a produção dos artefatos.
O processo de produção conserva todas as características essenciais da mesma prática dos grupos indígenas da América pré-colombiana. E os produtos autorizados para a Indicação de Procedência Goiabeiras são compostos pelas panelas dos tipos: moquequeira ou frigideira, panela de arroz ou pirão, caldeirão, assadeira e panelas de caldo, com bastante demanda entre os restaurantes.
A torta, as moquecas e as panelas de barro ganharam o mundo e configuram, na literatura gastronômica, uma das “mais brasileiras das cozinhas”, por reunirem e mesclarem elementos das culturas indígena, portuguesa e africana.
Impacto na região
Um dos principais benefícios que a Indicação de Procedência trouxe às paneleiras de Goiabeiras é a garantia de origem e legitimidade para essas tradicionais panelas, que, por terem alcançado fama em todo território nacional, eram muito copiadas e falsificadas. O registro protege o nome Goiabeiras, evitando que ele seja utilizado de forma indevida.
A agregação de valor ao produto também traz em si história e tradição, principalmente por este modo de fazer o artesanato mais que centenário, que se pode sentir em cada uso das panelas de Goiabeiras.
Onde encontrar
Você sabe que panela de barro só a de Goiabeiras mesmo. Mas dá para ter em casa esse artefato de origem única procurando em lojas virtuais especializadas e em estabelecimentos que vendem artesanato na sua cidade.
Dados técnicos
Número: IG201003
Indicação Geográfica: Goiabeiras
UF: Espírito Santo
Requerente: Associação das Paneleiras de Goiabeiras
Produto: Panelas de barro
Data do Registro: 04/10/2011
Delimitação: A área delimitada para a Indicação Geográfica, identificada como Goiabeiras, situa-se na parte continental da cidade de Vitória.
Foi um prazer te ajudar :)