this is an h1

this is an h2

Fri Oct 21 16:31:28 BRT 2022
Mercado e Vendas | REGISTRO DE PRODUTO
Pedra Cinza

Há milhões de anos, no noroeste do estado do Rio de Janeiro, surgiu a Pedra Cinza. O material raro, de origem brasileira, chama a atenção de pessoas no mundo.

· Atualizado em 21/10/2022
FAVORITAR
Botão favoritar

Já pensou em usar na construção ou reforma de sua casa um material formado há mais de 560 milhões de anos? Esse é o caso da Pedra Cinza, uma rocha extraída há pelo menos 40 anos no noroeste do estado do Rio de Janeiro e que tem encantado cada vez mais os arquitetos e outras pessoas interessadas em construção e decoração.

O que mais chama a atenção é a bela cor cinza, como o próprio nome já diz, e a granulação natural da pedra, que é resultado da recristalização dos minerais. Essa característica é realçada quando a rocha é cortada nas serrarias para a produção das lajes e de chapas. 

E, por ser uma pedra rica e finita na natureza, ganhou sua própria marca de procedência. A certificação agregou mais valor ao produto, tornando-o diferenciado em relação às outras rochas e pedras de revestimento produzidas no país.

Com o aumento da extração e o surgimento de novos usos para esse formidável material, sua produção tem motivado diversos empreendedores a investir no setor. Se você já se deparou com algum projeto que utilizou a Pedra Cinza, certamente ficou encantado com sua beleza. 

Impacto na região

A Pedra Cinza ajudou a fortalecer a mineração, gerando desenvolvimento para toda a região. A atividade também incentivou novas tecnologias de exploração do material, que não agridem o meio ambiente e que aproveitam os resíduos gerados pela extração, resultando em benefícios socioeconômicos para toda a comunidade.

Onde encontrar

Você pode encontrar a Pedra Cinza em lojas de materiais de construção e decoração, tanto físicas quanto online.

Dados técnicos

Número: IG201004

Indicação Geográfica: Região Pedra Carijó Rio de Janeiro

UF: Rio de Janeiro

Requerente: Sindicato de Extração e Aparelhamento de Gnaisses no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro

Produto: Gnaisse fitado milonítico de coloração branca e pontos vermelhos de diâmetro inferior a 1 cm. Nas pedreiras é feito o desplacamento da rocha em lajes brutas de 50 x 50 x 8 cm. Nas serrarias estas lajes são beneficiadas produzindo as lajinhas comercializadas.

Data do Registro: 22/05/2012

Delimitação: Engloba parte dos municípios de Santo Antônio de Pádua, Miracema, Laje do Muriaé, Itaperuna, Porciúncula, Varre-Sai, Natividade, Cambuci, São José de Ubá e Aperibé, com área aproximada de 2.700 km².


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?