this is an h1

this is an h2

Sun Oct 23 17:21:40 BRT 2022
Mercado e Vendas | REGISTRO DE PRODUTO
Vinhos e espumantes

O verão ameno, seco e com amplitudes térmicas elevadas favorece a concentração de aromas e sabores fundamentais para a qualidade dos vinhos finos.

· Atualizado em 23/10/2022
FAVORITAR
Botão favoritar

Encorpado, equilibrado, acobreado ou intenso. Com notas vegetais, florais ou de especiarias. As vinícolas espalhadas nos 29 municípios catarinenses oferecem opções para todos os paladares e para todas as ocasiões. 

A vitivinicultura de altitude em Santa Catarina teve início nos anos 1990, quando os primeiros experimentos com uvas da espécie Vitis vinifera L. na região serrana encantaram investidores e despertaram o interesse empresarial. 

Os vinhos produzidos na região possuem íntima relação com os seus atributos climáticos e territoriais. A altitude, com áreas acima de 850m, favorece o armazenamento do vinho em barricas de madeira sem que seja prejudicada a tipicidade da bebida.

O clima mais ameno, por sua vez, possibilita um ciclo vegetativo e reprodutivo da videira mais longo, proporcionando maturação mais lenta das uvas para a produção de vinhos finos de qualidade. O Vale do Contestado e a Serra são duas grandes regiões que usufruem das singularidades climáticas no processo de fabricação do característico vinho catarinense.

Entre as variedades cultivadas, estão Aglianico, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Garganega, Gewurztraminer, Grechetto, Malbec, Marselan, Merlot, Montepulciano, Moscato Bianco, Moscato Giallo, Nero d'Avola, Petit Verdot, Pignolo, Pinot Noir, Rebo, Refosco dal Peduncolo Rosso, Ribolla Gialla, Rondinella, Sangiovese, Sauvignon Blanc, Sémillon, Syrah, Touriga Nacional e Vermentino.

Impacto na região

Diversas vinícolas produzem vinhos nas regiões de altitude de Santa Catarina, com maior concentração no município de São Joaquim.

A capacidade das vinícolas é bastante variável. As produções vão de 10 a 20 mil litros, nas vinícolas boutiques, até 200 mil litros nas unidades tradicionais.

Reconhecidas nos mercados nacional e internacional, a maior parte das vinícolas estabelecidas na área já recebeu prêmios por sua qualidade.

Onde encontrar

Os vinhos e espumantes podem ser encontrados por meio dos Produtores e Associados de Santa Catarina - Vinhos de Altitude.

Endereço: Av. Ivo Silveira, 340 – sala 06 | Bairro: Jardim Minuano | Cidade: São Joaquim/SC | CEP: 88600-000

Telefone: +55 (49) 3233-4261 | Site: www.vinhodealtitude.com.br | E-mail: vinhodealtitude@vinhodealtitude.com.br

Dados Técnicos

Número: BR402020000008-6

Indicação Geográfica: Santa Catarina

UF: Santa Catarina

Requerente: Vinhos de Altitude – Produtores e Associados de Santa Catarina

Produto: Vinho fino, vinho nobre, vinho licoroso, espumante natural, vinho moscatel espumante e brandy

Data do Registro: 29/06/2021

Delimitação: A área geográfica abrange totalmente a extensão de 29 municípios de Santa Catarina, totalizando 19.676 km2 (20% do território catarinense). São eles: Água Doce, Anitápolis, Arroio Trinta, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Brunópolis, Caçador, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Curitibanos, Fraiburgo, Frei Rogério, Iomerê, Lages, Macieira, Painel, Pinheiro Preto, Rancho Queimado, Rio das Antas, Salto Veloso, São Joaquim, São José do Cerrito, Tangará, Treze Tílias, Urubici, Urupema, Vargem Bonita e Videira.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?