Essa é uma pergunta bastante comum entre muitas empresas que pode ter razões diversas. O caminho para a resposta? Foco nos indicadores!

Confira aqui nesse artigo, inspirado no post do @varejomais.sebrae, as dicas simples e práticas que preparamos para você aplicar já no seu negócio!
O varejo é um dos setores que mais atrai empreendedores, pois aparentemente apresenta facilidades em sua operação. Entretanto, a realidade não é bem essa! Como qualquer outro negócio, se não houver medições de performance, o resultado final pode ser aquele que você não esperava.
Para que você consiga alcançar os resultados de vendas desejados, é preciso ficar de olho nos indicadores de varejo que mais fazem sentido para o seu negócio. Os indicadores são formas de medir o resultado. A mensuração correta e constante destes indicadores mostrará o comportamento da sua loja ao longo do tempo. O conhecimento destes números direcionará as ações necessárias para que você alcance a meta determinada.
Tíquete médio: É a média que cada cliente costuma comprar na sua loja. Para você encontrar este resultado, basta dividir o valor total das vendas pelo número de vendas realizadas no período.
Itens por tíquete: É o número de itens vendidos dividido pelo número de cupons emitidos.
Taxa de conversão: É o número de clientes que compram dividido pelo fluxo total da loja. Para que você consiga encontrar esse número, adote o hábito de registrar, mesmo de maneira simples, o número de pessoas que entram na sua loja.
Existem outros indicadores que também podem ser analisados, mas estes três já lhe possibilitam um panorama inicial dos resultados da sua venda. Um detalhe importante é que os indicadores precisam ser analisados de forma conjunta, pois isoladamente podem levar a erros de interpretação nos resultados. Por exemplo, uma loja que tem um tíquete médio baixo, mas uma alta taxa de conversão, pode afirmar que está tendo um resultado positivo. Da mesma forma uma operação que tenha uma taxa de conversão baixa com um tíquete médio alto também.
Então, fique de olho na mensuração dos resultados! Eles é que indicarão onde os ajustes necessários precisam ser feitos. Boas vendas!
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No mundo do empreendedorismo, a busca por resultados cada vez melhores nunca acaba. Afinal, todo mundo quer vender mais, expandir a sua marca, crescer o negócio e aumentar o seu faturamento. Você, pequeno empresário ou microempreendedor, já deve ter se deparado com termos como "funil de vendas" e "marketing digital". Mas como exatamente você pode utilizar o funil de vendas em sua estratégia de marketing digital para impulsionar suas vendas? Leia o artigo até o final, pois vamos te ajudar nisso. Baixe também o ebook completo, gratuito e exclusivo que vai te ensinar como montar o seu próprio funil de vendas. É só clicar no link abaixo: Quero montar meu próprio funil de vendas!
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O Marketing Digital é a chave para MEIs e pequenas empresas se destacarem na era da internet. Você, empreendedor, precisa estar onde o seu cliente está e, atualmente, a maior parte da população mundial está online, usando as redes sociais, comprando em sites e se comunicando através de ferramentas como email e whatsapp. Cada vez mais os consumidores pesquisam produtos e serviços na internet mesmo quando pretendem comprar direto na loja física. Por isso, é importante que a sua empresa seja encontrada no ambiente online. Isso quer dizer que o Marketing Digital é a melhor forma de alcançar o público certo para sua empresa. Vamos juntos entender mais sobre isso?
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Você deseja impulsionar as vendas do seu negócio online? No mercado atual, as estratégias de vendas online são essenciais para alcançar o sucesso. As oportunidades digitais são vastas e podem trazer resultados expressivos para microempreendedores e pequenos empresários. Neste artigo, exploraremos as principais estratégias de vendas online, fornecendo dicas práticas para turbinar seu negócio na internet. Porque vender online? O comércio eletrônico tornou-se um dos canais de vendas mais lucrativos nos dias de hoje. Com o avanço da tecnologia e o aumento do acesso à internet, vender online oferece inúmeras vantagens para o seu negócio, como: 1. Alcance global: A possibilidade de ampliar a sua base de clientes no mundo inteiro e a inserção do seu produto em novos mercados. 2. Baixos custos operacionais: Menos gastos com aluguel de espaço físico e funcionários. 3. Facilidade de gerenciamento: Ferramentas online e aplicativos simplificam o controle do estoque e das vendas. 4. Maior personalização e relacionamento: A capacidade de personalizar a experiência do cliente e aumentar a satisfação pós compra, através de um atendimento rápido e eficiente. Aproveite o potencial do mercado digital e comece a turbinar suas vendas online agora.
December, 2023
Como vender mais na Black Friday: estratégias para o sucesso
A Black Friday é um evento anual aguardado com ansiedade por consumidores e lojistas. É a maior temporada de vendas do ano. A data vai se aproximando e a expectativa de promoções imperdíveis aumenta, uma oportunidade de ouro para você, empreendedor e empreendedora, aumentar as suas vendas. Se você deseja aproveitar ao máximo essa data e descobrir como vender mais na Black Friday em 2023, leia esse artigo até o final e aprenda estratégias poderosas que irão ajudá-lo a se destacar e aumentar suas vendas.
December, 2023
Empresários adotam medidas para evitar o coronavírus
Devido à pandemia de Covid-19, ou novo coronavírus, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pequenos negócios precisaram se adaptar para minimizar os efeitos das determinações das autoridades de saúde e conter o avanço da doença. Para não oferecer risco aos clientes e aos funcionários, empresas adotaram algumas medidas para evitar uma queda ainda maior no faturamento. Para enfrentar a crise, o serviço de delivery de comida italiana em Brasília Tomatino da Nonna apostou em promoções e facilidades para os clientes. A dona do negócio, Maria Amélia Arena, diz que uma das maiores preocupações é incentivar as pessoas a ficar em casa. "Em momentos de crise, os empresários têm a tendência de querer ganhar mais dinheiro e aumentam os preços. Nós baixamos os preços e fizemos uma promoção online evitar a movimentação de pessoas em restaurantes. Então, agora, quem compra quatro porções, já com o preço reduzido, ganha a quinta. É uma quantidade suficiente para alimentar uma família de até seis pessoas que está em casa", afirma. As entregas também são realizadas de forma diferenciada para evitar o contato direto com os clientes. O pagamento deve ser feito previamente por transferência bancária ou cartão de crédito para dispensar o uso de máquinas de cartão. Além disso os entregadores, que passaram a usar máscara e luvas, deixam as encomendas na portaria dos edifícios ou do lado de fora das residências. Maria Amélia conta que a preocupação se estende aos funcionários que trabalham na produção dos pratos. Quem usa transporte coletivo foi liberado do trabalho e quem tem veículo particular ganha um adicional para arcar com o combustível. "Acreditamos que, se cada um fizer um pouquinho, tudo melhora, inclusive esse pânico que estamos vivendo. Nesses momentos, precisamos desses pequenos atos de cuidado com o próximo, por isso nós nos adiantamos e estamos fazendo o possível para evitar a propagação do vírus", completa a pequena empresária.
November, 2023
Como adotar práticas ESG e se tornar uma marca responsável
O ESG (Environmental, Social and Governance) é um termo que sintetiza preocupações com questões relacionadas ao meio ambiente, social e governança. É essencial que as pequenas e médias empresas atuem dentro das boas práticas de ESG. Environmental ou meio ambiente diz respeito a uma atuação de baixo impacto ambiental. O social está relacionado à responsabilidade social e à atuação junto aos colaboradores e à comunidade. Já governance ou governança se baseia na transparência, prestação de contas, ética e na gestão eficiente e efetiva. Atualmente, investidores e sociedade esperam uma nova postura das empresas. Ser responsável e manter boas práticas de ESG é um diferencial que traz algumas vantagens, como: Incentiva investimentos Geralmente, as empresas que adotam práticas ESG são estáveis e têm um maior controle dos seus gastos e custos. Elas transmitem mais segurança para investidores e clientes. Performance financeira Um fator leva a outro. Com mais investimentos, melhor a performance financeira. Empresas com práticas de ESG focam mais na performance, na otimização de processo, o que poupa recursos. Fortalecimento do relacionamento com cliente Uma boa reputação fideliza e atrai mais clientes, já que eles se identificam com os valores da organização. Retenção de talentos Como o ESG promove a qualificação e o cuidado com os colaboradores, a empresa consegue reter seus talentos e promover um clima organizacional de qualidade. Diminui o desperdício A redução de custos está presente nos três eixos do ESG, de maneira que acabam promovendo novos hábitos e uma mudança da cultura organizacional sustentável. Também é possível reduzir riscos financeiros, já que a empresa passa a ter uma postura mais consciente, seja no uso dos seus recursos ou no controle das suas ações. Como criar uma marca responsável? Confira boas práticas para se criar uma marca responsável de acordo com os pilares do ESG: Meio ambiente Você pode adotar um modelo de negócio com base na ecoeficiência, propondo, por exemplo, a diminuição do consumo energético e hídrico, evitando desperdícios ou incentivando o uso de garrafas e copos de vidro em vez de plástico. Social Promova a diversidade e a inclusão. Invista na qualidade do ambiente de trabalho. Ofereça condições e segurança no contrato de trabalho dos seus colaboradores. Opte por fornecedores locais e faça parcerias. É uma maneira de contribuir para o desenvolvimento econômico da sua cidade. Governança Defina e promova regras de conduta ética para que todos os colaboradores tenham comportamento adequado e alinhado com os valores da empresa. Faça um planejamento dos gastos e mantenha o controle e a avaliação constante. O ESG não é apenas para as grandes empresas, todo empreendedor deve ter responsabilidade com seu negócio e reverter em boas práticas para a sociedade. Além de ser apropriado, é estratégico e um diferencial que pode atrair investidores e clientes. Para saber mais, leia os textos a seguir: Sustentabilidade: a prática que só gera vantagens 5 tendências para uma indústria de moda mais digital e sustentável
October, 2023
O que é PLR no marketing digital
PLR é a sigla para Direitos de Marca Própria ou Private Label Rights. São infoprodutos com licença de propriedade intelectual, que você adquire e pode modificar e revender no mercado. PLR é um conceito utilizado na comercialização tanto de produtos físicos quanto digitais. No entanto, no marketing digital e de afiliados, ele popularizou-se nos últimos anos com os infoprodutos que podem ser customizados e revendidos. Eles podem ser e-books, cursos on-line, vídeos, landing pages, infográficos, podcasts, entre outros. Quando um infoprodutor opta por um PLR, ele não cria um conteúdo original. Ele adquire os direitos de uso e revenda do material, podendo assim customizar e utilizar como quiser. Uma das vantagens é que ele não precisa investir na produção e pode trabalhar com foco no marketing digital do infoprodutos. Além disso, aumenta a agilidade e escala na produção do conteúdo. Como você já parte de um conteúdo pronto, você ganha tempo, afinal, produzir conteúdo requer dedicação, planejamento e outros fatores. Basta adaptar o material que você comprou à sua identidade e necessidade. Diminuindo esse tempo de produção, também reduzem os custos envolvidos no processo. Por exemplo, se você for fazer um vídeo, precisa ter uma câmera, iluminação, cenários, equipamento de edição, entre outros. O PLR acaba sendo ideal para quem está iniciando seu processo de empreendedorismo e deseja escalar sua produção, com baixo custo. Para decidir qual é o melhor PLR, você precisa, antes de tudo, conhecer o seu público-alvo, o seu nicho de mercado. Quanto mais próximo do seu cliente, menos adaptações serão necessárias no PLR. Lembre-se de ter atenção com a qualidade e a reputação do PLR para não ter problemas futuros. Uma das desvantagens desse tipo de produto é, exatamente, a baixa qualidade. Como o PLR é feito para que outros infoprodutores façam a adaptação e revendam, pode ser que ele fique muito genérico e superficial. Outro problema pode ser o conteúdo semelhante em vários tipos de PLR. Para ter sucesso, o ideal é diferenciar o seu produto, trazer algo novo e relevante ao cliente. Uma dica é utilizar o PLR ao longo do funil de vendas, como brindes e incentivos para que os leads se cadastrem na sua lista de e-mails e, assim, você comece um relacionamento mais próximo com eles. Outra opção é para quem deseja criar um curso on-line mas não tem as habilidades necessárias ou tempo para fazer. Você também pode optar por criar um PLR para outros negócios e afiliados. Entretanto, para isso, é preciso ter experiência e conhecimento na temática do infoproduto para que ele seja de qualidade e atraia potenciais revendedores. Percebe-se que o PLR é mais uma alternativa dentro do marketing digital. Você pode focar nele ou utilizá-lo ao longo da sua estratégia. A garantia do sucesso está no bom planejamento e acompanhamento das métricas das suas ações. Conhecendo seu público, adaptando, testando e avaliando, é possível saber se você está indo pelo caminho certo ou se deve fazer ajustes. Para saber mais, leia os textos a seguir: Quais os benefícios do mercado de afiliados para o empreendedor? Varejo on-line: o programa de afiliados