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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
Por que ter um calendário de publicações?

Veja como desenvolver e aplicar um calendário de publicações para as redes sociais da sua empresa.

· 27/03/2023 · Atualizado em 11/05/2023
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O calendário de publicações é uma das principais ferramentas do marketing de conteúdo, porque ajuda no planejamento, organização e gestão do conteúdo, tanto para redes sociais quanto blogs e e-mail marketing.

É uma excelente ferramenta para obter controle sobre suas publicações e manter a frequência de postagens, sem atrapalhar a rotina corrida. 

Com um calendário, as ações se tornam mais previsíveis e deixam o fluxo de trabalho mais dinâmico. Também chamado de calendário editorial ou cronograma de publicações, ele é, basicamente, um planejamento dos conteúdos que vão entrar nas redes sociais dentro de um período específico. 

Esse documento organiza todo o planejamento da equipe de marketing digital, sendo uma visão geral dos conteúdos elaborados para divulgar sua marca ou empresa nas redes sociais.

Para o conteúdo de um blog, por exemplo, o calendário de posts traz informações estratégicas, como palavras-chaves, títulos, resumos, datas e ordem de publicação.

Além disso, o calendário também permite antecipar postagens com antecedência para não perder datas e detalhes relevantes, como uma data de comemoração ou um feriado nacional. Veja outras vantagens de estipular um calendário de publicações para as redes sociais na sua estratégia: 

Personaliza a rotina de publicações: é possível organizar um fluxo de trabalho e uma rotina para os profissionais envolvidos no projeto, seja você um profissional autônomo na gestão das redes sociais ou parte de uma equipe.

Amplia o controle sobre o planejamento de conteúdo: permite avaliar a necessidade de ajustes de prazo e das ações nas redes sociais.

Equilibra os temas: você consegue estabelecer uma frequência para cada tema e promove um maior equilíbrio, evitando conteúdos repetitivos.

Comparar publicações: permite analisar e comparar quais são os temas, abordagens, formatos, frequência e horários mais rentáveis para o perfil da marca, otimizando esforços e recursos da empresa em busca de melhores resultados.

Mas, como fazer um calendário editorial de conteúdo para as redes sociais? Para isso, você deve seguir algumas etapas:

Estude a jornada de compra da sua persona

O primeiro passo do seu planejamento de conteúdo depende da compreensão sobre os estágios pelos quais sua persona passa para tomar decisões de compra. Essas informações também são a base de um calendário de publicações eficaz e capaz de fidelizar clientes.

Crie uma tabela

Ferramentas como os calendários no Excel ou o Trello podem ajudar na organização dos assuntos publicados a cada semana e por formato. Por exemplo, um salão de beleza, pode colocar temas em cada dia da semana, como: Segunda-feira: corte de cabelo; Terça-feira: unhas; Quarta-feira: pintura de cabelo; e assim por diante. 

Escolha canais para criar seu cronograma

É fundamental estabelecer os canais de divulgação e elaborar um planejamento de postagens diferente para cada um deles. Como cada rede social tem público, formatos, tipos de publicação e abordagens diferentes. Replicar posts de uma rede social para a outra pode ser prejudicial para o seu negócio.

Defina e explore diferentes formatos

Faça testes com diferentes formatos e analise a performance deles durante dias e horários variados. Assim, você pode descobrir qual é o momento do dia e o tipo de conteúdo que traz os melhores resultados de engajamento. Depois, estabeleça um padrão nos futuros cronogramas.

Utilize templates

Caso você não seja um designer ou não conte com um profissional da área na sua equipe, busque templates prontos e personalize-os. Você pode conseguir esses modelos no Canva, Fotor e Easel.ly, todos disponíveis on-line.

Automatize o processo

Para economizar tempo, você pode utilizar o agendamento do Facebook, Instagram e demais plataformas para programar os conteúdos com antecedência.

Documente os testes 

Esse controle é essencial para não perder as informações geradas e, depois, realizar análises comparativas para entender qual tipo de conteúdo tem melhor performance.

O processo de criação de um calendário de publicações para redes sociais deve ser constante e exige diversos testes até que se chegue a um horário e modelo de postagem interessante para a sua persona.

O mais importante é criar um calendário com antecedência e ajustá-lo de acordo com os feedbacks do seu público. 

Lembre-se que seu cliente é quem vai determinar o que é interessante ou não e qual a rede social que você deve investir. Manter a organização das suas redes sociais vai garantir a frequência das postagens e a manutenção da sua estratégia de divulgação no ambiente digital.

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-PR: Calendário de Publicações para Redes Sociais: saiba como montar o seu

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