this is an h1

this is an h2

Fri Feb 17 02:15:36 BRT 2023
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Produção de biogás em pequena escala amplia acesso ao combustível

No interior do Brasil, biogás produzido em pequena escala é uma nova possibilidade de renda para pequenos produtores.

· Atualizado em 17/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Produzir gás natural em pequena escala é uma alternativa para levar essa matriz energética a cidades do interior do Brasil. Além de ser uma boa opção para os consumidores, é também uma nova possibilidade de renda para pequenos produtores.  

As reservas de gás natural do país estão concentradas em ambiente offshore, e a rede de transporte e distribuição fica próxima ao litoral. Por isso, grande parte dos consumidores do interior do país não têm acesso direto à infraestrutura de gás natural. 

Este contexto impõe um grande desafio ao desenvolvimento do mercado nacional de gás natural: aumentar a capilaridade de entrega deste insumo energético a áreas não atendidas a preços competitivos. Existem diferentes alternativas de transporte de combustível para levar o gás ao interior, mas a demanda pelo produto nestes locais não justifica os altos custos de implantação de gasodutos de longa distância. 

Por isso, uma proposta para superar essa dificuldade de atendimento é o gás natural em pequena escala. Dependendo da distância e do volume da demanda, é uma solução, por exemplo, à implementação de termelétricas a gás na boca do poço.  

O termo "pequena escala” compreende a distribuição de gás natural para todas as classes de consumidores: termelétricos, industriais, residenciais e outros que estejam distantes da infraestrutura atual de movimentação de gás natural e que tenham condições técnicas favoráveis para o recebimento pelos modais de transporte aquaviário, rodoviário e/ou ferroviário. 

A distribuição em pequena escala de gás natural ganhou destaque no cenário internacional , principalmente em países com grandes extensões de terra e alta demanda energética, mas com dificuldades construtivas para a expansão da rede de gasodutos, como o Brasil. Além disso, as exigências ambientais para a transição energética são cada vez maiores, e os combustíveis mais poluentes, como o óleo combustível e o diesel, são substituídos por combustíveis com menores níveis de emissão, como o gás natural. 

O gás natural, inclusive, é uma opção para viabilizar a transição energética proposta para minimizar as mudanças climáticas a partir de 2030. 

Soluções para produzir gás natural em pequena escala 

Biodigestores domésticos 

Produzir gás natural em pequenas áreas rurais por meio de sistemas integrados é um bom negócio para o meio ambiente e para os produtores. Neste caso, o biogás é gerado em pequenas propriedades e enviado por gasodutos para formar um apartamento produtor de energia compartilhado por todos.  

Os digestores domésticos são divididos em batelada e contínua. O batelada, também chamado descontínuo, é fornecido apenas uma vez e mantém-se desligado por um período de tempo durante o qual os orgânicos irão fermentar. Já os biodigestores contínuos requerem um fornecimento regular de matéria orgânica (geralmente diariamente). Ambos os modelos permitem a geração de energia via biogás. 

Aproveitamento do biogás proveniente de aterros sanitários 

O descarte de resíduos sólidos é uma das grandes preocupações ambientais nos centros urbanos. Uma das soluções mais adotadas nas cidades são os aterros sanitários. Nestes locais, é produzido o gás metano, que pode  ser aproveitado como biogás, dependendo  da composição, idade e umidade do aterro e dos resíduos. Os aterros normalmente começam a produzir biogás nos primeiros três meses após o descarte e podem durar 30 anos ou mais. Por conter altas concentrações de metano, o biogás deve ser levado em consideração no cálculo dos gases de efeito estufa. Para aproveitar o biogás em aterros sanitários, é preciso instalar drenos que atinjam todas as camadas de lixo.  

Aproveitamento do biogás proveniente do tratamento de esgoto 

No tratamento de esgoto, resíduos sólidos são destinados a um aterro sanitário, enquanto o líquido é enviado a um reator onde há o processo de digestão da matéria orgânica pelas bactérias ali presentes e, de lá, segue para uma etapa de pós-tratamento. O gás produzido pela atividade bacteriana pode ser queimado e transformado em gás carbônico ou pode ser reaproveitado na forma de biogás. 

O biogás produzido em pequena escala é uma solução para abastecer locais distante e isolados com uma modalidade de combustível mais sustentável, visto que os resíduos gerados na agricultura e na pecuária podem suprir suas próprias demandas energéticas. Além disso, o aproveitamento da energia do biogás proveniente de aterros sanitários e do tratamento de esgoto garante uma destinação mais sustentável e inteligente para os resíduos. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?