this is an h1

this is an h2

Wed Apr 12 20:14:04 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Programa Negócios em Debate nº 2

Internacionalização, competitividade e qualificação para exportação.

· Atualizado em 12/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O canal Inova SC, de Santa Catarina, promove debates voltados aos empreendedores, no programa Negócios em Debate. Neste segundo episódio, o programa aborda como o empreendedor, que deseja internacionalizar seu negócio, pode se sentir mais seguro para dar todos os passos necessários à entrada no comércio exterior.

“A internacionalização não é mais uma opção”, avalia o gerente de Internacionalização do Sebrae-SC, Felipe Gallotti, entrevistado neste episódio. Para ele, essa é uma premissa que as pequenas e médias empresas brasileiras devem assumir desde o princípio. 

Sabe-se que as micro e pequenas empresas representam 99% dos negócios no Brasil. No entanto, sua participação no valor exportado ainda é baixa. Das cerca de 25 mil empresas que exportam atualmente, pouco mais de oito mil são de pequeno porte. E elas respondem por apenas 1% dos valores negociados.

As razões dessa baixa participação é que muitos pequenos empreendedores acreditam que a exportação só é possível para grandes corporações. Sem esquecer que, às vezes, as dimensões continentais do Brasil, que oferecem um mar de oportunidades aos empreendedores por conta de um mercado consumidor de mais de 200 milhões de habitantes, funcionam como fator de limitação. 

 A falta de uma cultura de exportação tem na origem uma mentalidade voltada ao empreendedorismo local. Se existe demanda interna, por que visar outros países?

Há outros motivos que explicam a baixa participação dos pequenos negócios no comércio exterior. A equipe enxuta com que as pequenas e médias empresas costumam trabalhar exige que o gestor tenha que atuar em várias frentes. Desde a produção, compras e recursos humanos, até o comercial e o financeiro.

Além disso, o mercado internacional se apresenta como algo complexo. Entretanto, conforme pontua Felipe Galotti, o mercado exterior é uma nova fronteira. É fazer negócio levando em conta alguns atributos diferentes, como cultura, idioma, distâncias e exigências técnicas que parecem instransponíveis. Mas que, na realidade, não são. Com qualificação, preparo, estrutura e apoio, empreendedores de todos os portes podem se sentir mais seguros para realizar sua expansão internacional.

Segundo Gallotti, deve-se pensar em internacionalização a partir da realidade de cada segmento, considerando as especificidades de cada produto ou serviço. E buscar entender que fatores ajudarão a tornar um produto mais competitivo ou, na mão oposta, dificultarão seu acesso ao mercado externo.

Ainda assim, é um caminho quase natural pensar globalmente quando se tem um negócio, embora muitos empresários não tenham certeza sobre o momento certo para iniciar essa jornada. A melhor qualificação e o entendimento de que a competitividade é a chave do sucesso certamente levarão os empresários mais seguros a prosseguirem no propósito de internacionalização. 

Neste episódio de Negócios em Debate são abordadas as oportunidades de qualificação para pequenos negócios e de que forma eles podem explorar a internacionalização por meio do programa Go to Market, criado em uma parceria entre os projetos SC + Global, do Sebrae-SC, e Intercomp, da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). As consultorias são subsidiadas e as mentorias coletivas são gratuitas.

Uma das maiores dificuldades que os empresários encontram no caminho até o comércio exterior é entender qual é o seu custo efetivo e qual é o melhor preço para competir no mercado externo. E isso vale não apenas para as exportações, mas, também, para competir com concorrentes internacionais que vêm atuar no mercado brasileiro.

No 3º ano do programa Go to Market de internacionalização surgiram algumas novidades, como eventos híbridos, que combinam a presença física e contato on-line. Além disso, o programa está dividido em duas categorias: gratuita e premium.

Outra novidade é a segmentação do projeto que, anteriormente, era multisetorial. Segmentos como tecnologia da informação (com destaque para as startups), móveis, alimentos, cervejarias, metalmecânico e têxtil ganharam programação própria. 

Quer saber mais? Procure o Sebrae! Vamos assistir a este segundo episódio de Negócios em Debate e prosseguir na caminhada, porque o mundo é o limite! 

Programa Negócios em Debate #2 – internacionalização de pequenas empresas 

Aproveite e confira este material que o Sebrae preparou para você sobre a internacionalização de micro e pequenas empresas: 

Saiba como preparar o seu negócio para o mercado internacional 

Exportacao para MPEs - como internacionalizar a sua empresa

 

 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?