this is an h1

this is an h2

Sun Apr 09 00:24:58 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Quais as melhores estratégias de VM para organizar a sua loja?

A organização dos produtos dentro da loja pode ser uma das tarefas mais difíceis da rotina do lojista, e por isso selecionamos três dicas que vão te ajudar.

· Atualizado em 09/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Quer aprender? Separamos alguns insights da arquiteta Viviane Geron que poderão nortear a organização da sua loja!

A primeira dica para você começar a arrumar a sua loja sem mistérios é criar um trajeto de compras. Se da entrada até o caixa existem várias barreiras, vários empecilhos visuais, como estantes altas e equipamentos altos, isso faz com que o nosso cliente permaneça menos tempo dentro da loja e que o trajeto de compras seja um pouco mais confuso. E não é isso que você, lojista, quer. Então, por isso, a dica aqui é você pensar em criar um padrão de exposição visual, tanto para os produtos que vão na parede, quanto para os produtos que estão no solo. 

Invista em equipamentos que tenham no máximo 1.20 metros, porque eles permitem que o cliente consiga visualizar a loja como um todo. Outra dica extremamente importante, para facilitar esse trajeto de compras, é você ter um espaçamento mínimo entre os seus produtos. O ideal seria algo entre 80 cm e um metro e 20 cm, mas vai depender do espaço da sua loja. 

Então, invista em uma padronização visual para o solo e para a parede, deixe suas prateleiras/araras mais espaçadas e facilite essa trilha da entrada da loja até o caixa. Tudo isso para ajudar a tornar o seu ambiente mais limpo visualmente e fazer com que o seu cliente permaneça mais tempo dentro da sua loja, aumentando assim as chances de vender mais.

A dica número dois para organizar a loja sem mistérios é setorizar os seus produtos. Setorizar os produtos por estilo, por cores e agrupar peças similares é uma das estratégias de visual merchandising, usadas para ajudar o cliente a se orientar visualmente dentro da loja. Por exemplo, quando você agrupa esses produtos, o seu cliente consegue visualizar facilmente qual é o look que mais atrai ele, isso faz com que ele se direcione rapidamente para aquele estilo, para aquele produto e comece a explorar as araras e os equipamentos que estão perto desse look que chamou a atenção dele. 

A partir do momento que ele começa a olhar esses produtos, ele vai encontrar vários outros do mesmo estilo, aumentando assim a chance de vender mais de uma peça, de vender mais de um produto. Então, basicamente, a ideia é simplificar a exposição da loja e otimizar o tempo do cliente dentro do espaço. 

E a terceira dica para organizar a sua loja sem mistérios é agrupar por estilo de vida, ou seja, agrupar por lifestyle. A organização por lifestyle baseia-se em agrupar produtos que são similares, que têm o mesmo estilo e que fazem sentido para o seu cliente e para uma mesma ocasião de uso.

Por exemplo, para lojas maiores, dentro do estilo feminino, é possível ter o estilo jovem. Dentro do estilo jovem, encontramos estilos de produtos que são segmentados para uma jovem mais romântica, colocando peças numa tonalidade mais cor de rosa, em cores suaves, mais meigas, com frases doces etc. 

Podemos encontrar dentro do departamento jovem também, por exemplo, a jovem que é mais trend, a jovem que é impulsionada pelos movimentos musicais, que está sempre em busca de tendências. Também é possível encontrar o estilo geek, que é o estilo que procura por camisetas de super-heróis, quadrinhos, entre outros. 

Portanto, dentro de um departamento, existe a possibilidade de encontrar diferentes estilos de produtos agrupados em setores distintos. Faz sentido para o cliente conseguir deslocar-se visualmente dentro da loja e encontrar produtos que tenham a ver com o estilo dele. Dessa forma, agrupar por estilo, e por lifestyle são maneiras de deixar sua loja mais atrativa visualmente.

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Varejo de moda: o ponto de venda como experiencia.

Como ter uma loja de roupas, sapatos e acessórios atrativa? Aprenda nesse curso a organizar os produtos, a vitrine, os provadores e o caminho visual do cliente.

O sucesso do negócio depende de uma boa gestão de equipe

Veja como o correto gerenciamento de pessoas permite captar bons profissionais e melhorar o rendimento da empresa

E essas são algumas das estratégias de visual merchandising que podemos aplicar dentro do ponto de venda, para tornar a sua loja muito mais organizada e incentivar uma venda impulsiva, de preferência, com mais de uma peça por ticket. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?