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Mercado e Vendas | AMBIENTE DE VENDA
Saiba como evitar prejuízos com a troca de produtos no varejo

O Sebrae preparou quatro dicas para a sua empresa não perder dinheiro no varejo com a troca de produtos

· 11/04/2023 · Atualizado em 02/08/2023
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O varejo bem sabe que uma das rotinas com as quais ele tem de conviver é com a troca de produtos, mas será que é possível tornar esse processo mais eficiente, reduzindo possíveis perdas ou prejuízos?

Existem algumas situações em que a troca de produtos é obrigatória, pois estão previstas no Código de Defesa do Consumidor, como, por exemplo, no caso de defeito da mercadoria. O lojista que receber uma solicitação do consumidor dentro do prazo previsto (30 dias para bens não duráveis e 90 dias para bens duráveis) deve providenciar a troca da mercadoria.

Em caso de compra pela internet, existe ainda o direito de arrependimento, em que está previsto o ressarcimento do valor para o consumidor, que tem sete dias para fazer a solicitação. Claro, existem outras situações de troca e/ou devolução, nem todas previstas pelo Código, mas que os varejistas acabam adotando, a fim de reter o cliente, mesmo que não seja uma obrigação.

Nesse sentido, o Sebrae traz algumas dicas sobre o que e como pode ser feita a fim de tornar a troca mais eficiente e a empresa evitar prejuízos.

  • O primeiro passo é criar uma política de troca e devolução, prevendo as diversas situações em que serão feitas pela empresa, responsabilidades (como no caso do frete, por exemplo) é, muito importante, regras. O documento deve ser claro, utilizar uma linguagem simples, objetiva e transparente. Essa política de trocas deve estar bem visível para o cliente, tanto na loja física como na loja on-line.
  • Crie cupons de troca: é muito importante, principalmente quando se trata de presente. É até normal o cliente perguntar se existe a possibilidade de troca, não é mesmo? Então, a função do cupom é facilitar a troca, já que contém informações que ajudam no processo.
  • Ajude o cliente a identificar o tamanho certo: ah! Eis um problema ainda não solucionado, pois as confecções, por exemplo, não utilizam os mesmos padrões de medidas, dessa forma procure ajudar o cliente, identificando o padrão de medidas de cada um dos seus produtos (tabelas que indicam a altura, o comprimento e a largura). Certifique-se também de que as etiquetas estejam afixadas nas peças indicando o tamanho correto.
  • Tenha uma assessoria fiscal que ajude a sua empresa a lidar com a questão de emissão de notas fiscais na troca, recolhimento de impostos, bem como da possibilidade de resgate de impostos.
  • Analise as trocas e devoluções feitas: estude os motivos e verifique quais são os ajustes que precisam ser feitos a fim de evitar outras trocas e/ou devoluções pelos mesmos motivos.

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