this is an h1

this is an h2

Sun Mar 26 21:33:34 BRT 2023
Mercado e Vendas | FORNECEDOR
Saiba como selecionar fornecedores internacionais para importação

A escolha de fornecedores internacionais deve ser feita com base em critérios bem estabelecidos.

· 23/03/2023 · Atualizado em 26/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Quando falamos em importar, não significa apenas comprar de mercados estrangeiros para realizar negócios internamente. Importar significa também buscar tecnologias modernas e adequadas, que podem ser imprescindíveis ao crescimento e à competitividade. No mundo globalizado, os intercâmbios e as trocas de mercadorias entre países são, além de necessários, estratégicos.  

Neste sentido, buscar fornecedores é um item bem importante no processo. Ao escolhê-los, as etapas para sua qualificação devem ser baseadas em critérios bem estabelecidos. O ideal é que esse método esteja alinhado com as estratégias da empresa, buscando o cumprimento dos principais objetivos. 

Por esta razão, fazer uma boa seleção de fornecedores internacionais pode contribuir muito para o sucesso da importação de sua empresa. O impacto financeiro na operação de importação já é bastante influenciado pelos tributos, portanto, ao escolher fornecedores com base em critérios definidos, é possível afetar o impacto financeiro de forma positiva.  

O relacionamento entre fornecedores, os serviços prestados e os produtos entregues por eles impactam diretamente na importação do produto ou serviço da sua empresa. Acompanhe como deve ser o processo de escolha:  

  • Estabeleça quais fornecedores fabricam ou fornecem o produto ou serviço; 
  • Em seguida, selecione entre eles, os que mais atende às suas necessidades; 
  • Envie solicitação de cotação a eles, informando exigências; 
  • Selecione o melhor; 
  • Efetive o pedido, especificando termos. 

Critérios para selecionar fornecedores internacionais 

Ao escolher fornecedores internacionais, lembre-se que a relação deve ser de confiança e verdadeira parceria. Não existe um critério padrão, mas alguns parâmetros são imprescindíveis para fazer uma boa seleção. Acompanhe: 

  1. Características do Produto: Identifique que tipo de produto, matéria-prima, insumos ou equipamentos que deseja ou tenha necessidade de importar. Avalie se o produto é legal (não proibido) para o seu mercado de atuação; se é compatível com normas técnicas e com a legislação; e se atende a necessidade do mercado. Avalie, ainda, quais diferenciais o produto apresenta.  
  2. Histórico da empresa no mercado:  Consulte a história do fornecedor no mercado verificando seu tempo de atividade, crescimento e tamanho no mercado que atua, avaliação da empresa no mercado, existência de premiações e referências fornecidas por outros clientes. 
  3. Preços: Negociação de preços e formas de pagamento é muito importante em processos de importação. Por isso, identifique e especifique bem o produto a ser cotado. Caso não tenha as especificações como base, solicite ao fornecedor o maior número de informações para entender os diferenciais do produto, faça comparações com outros fornecedores, verifique se é possível realizar inspeções pré-embarque e se o produto tem certificações. Selecione pelo menos 3 fornecedores para solicitar as cotações de preços, que devem ser competitivos. Além disso, um pré-cálculo de custo da importação deve ser providenciado para identificar exatamente o valor final que o produto custará na contabilidade da empresa. Avalie, por fim, a questão cambial e como irá impactar sobre todo o processo de importação.  
  4. Prazo e condições de entrega: Escolha um fornecedor que tenha prazos de entrega adequados ao planejamento da sua empresa. Avalie não apenas o tempo, mas também as condições comerciais. Verifique se existem quantidades mínimas, condições especiais e qual é o prazo para pagamento. Além disso, observe as medidas e processos adotados pela empresa para garantir que os prazos serão cumpridos. Um fornecedor desorganizado pode levar a sua empresa a perder os próprios prazos. 
  5. Certificações e capacidade técnica do fornecedor: Um bom fornecedor é aquele que consegue combinar seus anos de experiência com uma boa capacidade de inovação e capacidade de produção para garantir os prazos negociados. Observe como a empresa se mantém em dia com as principais tendências do mercado, como ela usa a tecnologia na sua rotina e como ela incentiva a inovação dentro da sua estrutura. 
  6. Comprometimento com a ética e a idoneidade:  Uma empresa dificilmente prospera quando não age dentro da lei e não preza pela ética. O mercado e os consumidores se preocupam cada vez mais em escolher empresas que se mostram confiáveis e idôneas, que respeitem as questões de sustentabilidade. 

Saiba onde buscar informações 

Conheça algumas fontes de pesquisa para a busca de fornecedores no exterior:

  • Embaixadas e Consulados estrangeiros no Brasil;
  • Publicações e revistas especializadas;
  • Feiras, missões e rodadas de negócio;
  • Câmaras de Comércio Bilaterais;
  • Pesquisas na internet;
  • Indicações e referências de outros importadores.

E você, como faz a sua seleção de fornecedores?  Lembre-se que esta é uma etapa crucial para o sucesso da sua empresa. Vale a pena investir na seleção de fornecedores internacionais confiáveis e de qualidade, para garantir a eficiência e a eficácia das operações globais da empresa. Conte com o Sebrae!  

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?