Acesse os materiais do Sebrae e saiba tudo sobre acesso a crédito e outros temas essenciais para a sustentabilidade financeira da sua empresa.
Aqui você encontra as informações essenciais para a gestão financeira do seu negócio, seja acesso a crédito, cooperativismo financeiro ou garantia do Fampe. Leia mais aqui sobre Capital Empreendedor e o que são as sociedades garantidoras de crédito.
A estratégia de acesso a crédito do Sebrae possui como objetivo desenvolver e implementar, em parceria com instituições financeiras, processos voltados para a melhoria das condições de acesso a crédito no Brasil, com foco na redução das taxas cobradas, e fornecimento de garantias aos pequenos negócios.
Sua atuação abrange o atendimento com foco no uso de metodologias de orientação para o crédito, cujo objetivo é identificar, por um lado, a origem das necessidades financeiras para melhor orientar o acesso sustentável ao crédito, e por outro, a partir de uma avaliação completa da gestão do empreendimento, alternativas para o seu crescimento. De maneira complementar o acompanhamento pós-crédito dos pequenos negócios procura manter sua saúde financeira e a sustentabilidade da operação realizada, reduzindo seus riscos junto ao sistema financeiro.
Metodologias de aproximação entre pequenos negócios e instituições financeiras, produtos para reduzir a assimetria de informação, e novas abordagens para reduzir o custo do acesso ao crédito são as principais frentes de atuação desta estratégia.
Ao integrar a avaliação da necessidade de crédito da empresa, sua preparação para a negociação junto à instituição financeira, a oferta de garantias, e o acompanhamento pós-crédito, o Sebrae entrega uma trilha completa de atendimento e acompanhamento em prol da melhoria do ambiente de acesso a crédito dos pequenos negócios brasileiros.
Capital empreendedor
Capital empreendedor é todo investimento que tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento de empresas e projetos de alto potencial de crescimento. O maior benefício dessa modalidade de investimento, contudo, está no acompanhamento de um gestor profissional junto à empresa investida. Essa atuação mais próxima permite uma nova visão sobre produtividade, gestão e resultados.
O Sebrae criou o Projeto Capital Empreendedor em 2016, com o propósito de atuar em várias frentes de apoio a empreendedores e pequenos negócios de alto potencial de crescimento, desde a difusão de tecnologias básicas, passando pelo apoio à criação e estruturação de startups e, principalmente, a conexão entre investidores e empreendedores de empresas com potencial de serem investidas.
Entenda melhor o conceito de capital empreendedor acessando as cartilhas que tratam sobre os tipos de investimento e assistindo os vídeos: “Capital Empreendedor” e “Papo de especialista – Capte investidores para sua empresa”.
Cooperativismo financeiro
Uma cooperativa de crédito ou cooperativa financeira é uma associação de pessoas, sem fins lucrativos destinada a propiciar crédito e produtos financeiros exclusivamente a seus associados.
O Sistema Sebrae atua na temática cooperativismo de crédito há mais de uma década, em duas vertentes principais de atuação:
- Melhorar a compreensão das cooperativas financeiras sobre o perfil dos pequenos negócios, suas características e necessidades de forma a contribuir para o desenvolvimento de produtos e serviços financeiros mais adequados a este público e o fortalecimento da sua relação comercial com as cooperativas;
- Melhorar a capacidade de gestão financeira dos pequenos negócios associados e/ou daqueles com potencial de associação às cooperativas, visando o uso consciente do crédito e a redução da inadimplência.
Encontre uma Cooperativa Financeira perto de você! Acesse o Portal do Cooperativismo Financeiro.
Garantidoras de crédito
As Sociedades Garantidoras de Crédito (SGC) são entidades de caráter privado que tem como objetivo complementar as garantias exigidas (aval ou fiança) dos pequenos negócios nas operações de crédito junto ao sistema financeiro. São formadas por empresas, geralmente com o apoio de entidades representativas de classe, poder público e outros apoiadores locais.
O projeto do Sebrae de apoio às SGCs existe desde 2008, com atuação em duas modalidades: a) apoio técnico para constituição e gestão das SGC; b) aporte ao Fundo de Risco Local (FRL) que permite lastrear as garantias emitidas para as instituições financeiras conveniadas.
As ações do projeto resultaram na criação de uma Rede de SGC composta por mais de 15 instituições que já beneficiaram mais de 8.000 empresas com garantias complementares em suas operações de crédito.
Conheça mais em: www.garantidorasdecredico.com.br
Garantia Fampe
O Fundo de Aval para os Pequenos Negócios (Fampe) é uma solução que objetiva disponibilizar garantias complementares a financiamentos de pequenos negócios, por intermédio de instituições financeiras conveniadas ao Sebrae, o que contribui para a melhoria do ambiente de acesso a crédito no país.
A disponibilização do Fampe vem ao encontro de um dos principais problemas enfrentados por pequenos negócios formalizados na busca pelo acesso ao financiamento bancário que é a falta de garantias reais de credito.
O Fampe pode garantir até 80% de um financiamento bancário, de acordo com o porte empresarial e a modalidade de crédito. Com isso, o pequeno empresário conta com a vantagem de acessar crédito em melhores condições de financiamento, com o benefício de ampliar seu negócio, o que na prática torna o Sebrae um avalista da empresa.
Se a expansão de seu empreendimento formalizado depende de garantias complementares de crédito, conheça mais sobre as condições, coberturas e como ter acesso ao Fampe em www.sebrae.com.br/fampe.
Foi um prazer te ajudar :)