Projeto Serralheiros habilita donos de negócio do setor a planejar o empreendimento, proporcionando aumento no lucro e na qualidade do trabalho.
O que é
O Projeto Serralheiros procura capacitar donos de empreendimentos de pequeno porte do segmento de serralheria em gestão empresarial. Ao participar da iniciativa, os serralheiros têm a oportunidade de aprender a administrar o negócio, conhecendo ferramentas básicas, como fluxo de caixa, formação de preço, fidelização de clientes, segurança no trabalho e outras que, caso sejam adotadas, podem melhorar significativamente os resultados da empresa.
Com isso, o projeto busca aumentar o faturamento das empresas, a quantidade de postos de trabalho, o consumo de matéria-prima (aço) e a eficiência comercial, já que a serralheria é um setor de alta competitividade e um importante elo da cadeia produtiva da construção civil.
Onde está disponível
O programa começou de forma experimental em 2007, na cidade de Araraquara, em São Paulo, com o objetivo de identificar as dificuldades de crescimento de um grupo de serralheiros da região. Em 2011 e 2012, a experiência também foi utilizada pelo Sebrae-RS, na região metropolitana de Porto Alegre e em Santa Maria.
Oficialmente, o projeto foi dividido em duas fases de implementação. Na primeira, que ocorreu de 2012 até o início de 2015, os estados do Ceará, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal já colocaram a ideia em prática. Com isso, neste período, 420 empresas foram atendidas.
Já na segunda etapa, iniciada em 2015, os estados contemplados foram: Acre, Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Santa Catarina. Entre eles, já se encontram em implantação as ações no Acre e em Santa Catarina. Os demais estados começaram as atividades até o final de 2015.
Para dar início ao projeto nos estados, o Sebrae, em parceria com a Gerdau, convidou serralheiros da região a participar de uma palestra de apresentação do programa, além de expor os benefícios associados à adesão dos empresários.
Métodos de capacitação
Os serralheiros donos de negócios que decidem participar da iniciativa passam pelo Diagnóstico MPE, a fim de terem suas demandas de bens e serviços mapeadas, sua capacidade empreendedora mensurada e seu nível de competitividade medido.
Com o diagnóstico elaborado, consultores do Sebrae definem um plano de ação específico, com treinamentos voltados para atender às necessidades do empreendimento, de forma personalizada, buscando um melhor resultado individual.
Na última etapa do ciclo, após os cursos e as oficinas presenciais, é feita uma avaliação da evolução da capacidade de gestão dos serralheiros, para ver se os ensinamentos estão sendo aplicados de maneira eficaz no dia a dia da empresa e se o resultado trazido disso corresponde ao esperado.
Foi um prazer te ajudar :)