Conheça as soluções de aproximação comercial desenvolvidas pelo Sebrae para alavancar as vendas de micro e pequenas empresas.
Promover mecanismos de aproximação comercial é uma das principais finalidades da Unidade de Acesso ao Mercado do Sebrae. Por isso, diversos produtos e soluções com esse foco são atualmente disponibilizados para o empresário.
Com base nisso, o empreendedor consegue aproximar-se de potenciais empresas parceiras e clientes de forma mais fácil, rápida e eficiente - principalmente em comparação à procura feita por conta própria por meio dos métodos tradicionais.
A seguir, são apresentadas as três principais iniciativas do Sebrae para unir ofertantes e compradores, facilitando a geração de negócios sustentáveis. Todas elas são voltadas para o bloco de mercado B2B (business-to-business), ou seja, para as relações comerciais conduzidas entre empresas.
O que são?
Uma delas é a Central de Oportunidades, ferramenta de networking virtual. A solução funciona como uma espécie de vitrine para o anúncio e a busca por produtos entre as empresas cadastradas.
Além de ser um mecanismo de aproximação comercial, a Central de Oportunidades reúne informações para quem deseja abrir um negócio e traz os resultados dos estudos de oportunidades elaborados pelo Sebrae.
A Rodada de Negócios, por sua vez, permite o encontro presencial entre fornecedores e compradores que possuem demandas afins. Trata-se de um evento organizado pelo Sebrae que, por meio de reuniões agendadas entre os participantes, funciona como um ambiente para estimular os negócios de determinados setores da economia.
Já a Rede Nacional Comércio Brasil é uma ferramenta focada na consultoria para prospecção de canais de comercialização. Agentes de mercado analisam os processos internos e externos dos empreendimentos e identificam novas oportunidades de vendas para as empresas atendidas.
B2C
Outro bloco de relações comerciais é o B2C (business-to-consumer), que se refere ao comércio direto entre a empresa vendedora ou prestadora de serviços e o consumidor final.
Hoje, o Sebrae possui algumas experiências nas quais empresas, sobretudo do segmento de artesanato, contam com curadoria, apoio e suporte, além de terem a possibilidade de expor seus produtos em lojas colaborativas.
O Mosaico Brasil foi um movimento nesse sentido, organizado durante a Copa do Mundo de 2014 e a das Confederações de 2013. Nessas ocasiões, foi feita a montagem de showrooms nas cidades-sede, onde brasileiros e estrangeiros puderam conhecer mais sobre as belezas nacionais e levar para casa peças do artesanato local.
Já o projeto Brasil Original é disponibilizado pelas unidades estaduais do Sebrae por meio de lojas-conceito temporárias que percorrem cidades de todo o país e promovem a venda do artesanato brasileiro.
B2G
Já o bloco B2G (business-to-government) aponta para as transações entre empresas e governo. Para minimizar as dificuldades de aproximação comercial direta entre as empresas ofertantes e as administrações públicas, como a complexidade das regras e os processos licitatórios, o Sebrae organiza o Fomenta.
Por meio dessa iniciativa, são promovidos encontros de oportunidades nas compras governamentais para micro e pequenas empresas. Eles funcionam como eventos de capacitação para os empresários, que são informados sobre procedimentos, especificações e exigências para as compras da administração pública direta e indireta, bem como as das empresas estatais.
A iniciativa é fruto da parceria entre o Sebrae Nacional, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, o Ministério do Planejamento, as unidades do Sebrae nos estados e órgãos do governo local, nos âmbitos estadual e municipal. Para saber mais sobre o Fomenta, procure o Sebrae na sua localidade.
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